Santa Edwiges: a missionária da misericórdia

bernadetealves.com
Santa Edwiges: padroeira dos pobres que acolhe quem precisa

Nesta sexta-feira, 16 de outubro, comemora-se o Dia de Santa Edwiges, a padroeira dos pobres e endividados. Edwiges faleceu aos 69 anos de idade, na Polônia e foi canonizada em 26 de março de 1267, pelo Papa Clemente IV.

Edviges da Silésia, conhecida também como Edwiges de Andechs, era filha de uma família nobre que nasceu em 1174 na Bavária,Alemanha.Desde pequena dava sinais de seu desapego material. Aos 12 anos foi dada em casamento ao duque Henrique I, de 18 anos, da Silésia e da Polônia. Os dois tiveram sete filhos.

Aos 20 anos, Edwiges sentiu o chamado de Jesus e, após conversar com seu marido, os dois decidiram seguir o Senhor e construiu hospitais, mosteiros, escolas e igrejas. A generosidade dos dois incomodou poderosos e Henrique I tornou-se prisioneiro de guerra.

bernadetealves.com
Paróquia de Santa Edwiges na 905 Sul, em Brasília

Com a morte de seu marido e de seus seis filhos vítimas de uma doença misteriosa, Edwiges passou a residir no mosteiro de Trebnitz e continuou a servir os carentes e enfermos. Uma vida dedicada a caridade. Ela tinha o dom da profecia e milagres em enfermos.

Edwiges era conhecida por ajudar os mais pobres e carentes, e era reconhecida por quitar dívidas de pessoas que recebiam sua assistência, à época.

Seu amor pela Virgem Santíssima era tanto que quando faleceu em 15 de outubro de 1243, foi impossível tirar a imagem de suas mãos. Anos mais tarde, quando foram transladar seu corpo, encontraram a imagem empunhada e os dedos que a seguravam incorruptos. Santa Edwiges foi canonizada em 1266, pelo Papa Clemente IV.

bernadetealves.com
Missa na Paróquia de Santa Edwiges na 905 Sul, em Brasília

Para celebrar a Santa, os fiéis compartilham mensagens de esperança e fé e participam de missas em sua homenagem.  Além disso, aqueles que precisam de ajuda para conseguir emprego ou ganhar dinheiro, também realizam a Oração de Santa Edwiges.

“Ó Santa Edwiges, que neste mundo soubestes desprezar as honras da corte, suas pompas, luxos e prazeres, fostes, junto aos pobres, arrimo seguro nas penúrias e misérias da vida. Volvei, lá do céu, um olhar benigno a nós, pobres mortais, e alcançai-nos a graça (pedir o emprego ou pedir o dinheiro para pagar a dívida) e a de vivermos na paz e amizade de Deus. Rogai por nós, Santa Edwiges! Amém”.

bernadetealves.com
Santa Edwiges: a missionária da misericórdia que acolhe que precisa

Rezar pelos outros é muito poderoso, porque nos torna canais de Luz. E esta Luz passa através de nós antes de chegar para quem rezamos. Os monges dizem que quem reza pelos outros é o primeiro a ser atendido. A oração é muito poderosa.

bernadetealves.com
Paróquia de Santa Edwiges na 905 Sul, em Brasília

Aqui em Brasília, na Paróquia de Santa Cruz e Santa Edwiges na SGAS 905, as missas começaram às 6h, e de hora em hora terminam às 20h, com todos os protocolos sanitários contra o coronavírus.