GDF entrega Centro Especializado para a Saúde e Segurança de Mulher

bernadetealves.com
Clínica da Mulher, 514 Sul

As mulheres do Distrito Federal acabam de ganhar uma clínica de acolhimento completo, exemplar e humanizado. A Clínica da Mulher funciona no prédio da antiga Policlínica, na  514 Sul. O espaço foi criado com o objetivo de oferecer assistência integral à saúde da mulher.

Este serviço de assistência integral à saúde da mulher conta com uma equipe multiprofissional formada pelas especialidades de ginecologia, enfermagem, endocrinologia, dermatologia, psicologia, serviço social, nutrição, mastologia com treinamento em biópsia mamária, homeopatia e acupuntura. Ou seja, um espaço completo de atenção às mulheres.

bernadetealves.com
GDF entrega Centro Especializado para cuidar da saúde e segurança da Mulher

A inauguração do 1º Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu),foi feita pelo governador Ibaneis Rocha nesta segunda-feira,e contou com a presença da primeira-dama Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social; de Ericka Filippelli, secretária da Mulher; Osnei Okumoto, secretário de Saúde; José Humberto Pires, secretário de Governo; Severino Cajazeiras, secretário de Atendimento à Comunidade; André Clemente, secretário de Economia;  e Fernando Leite, presidente da Novacap, e de Paulo César Chaves, chefe de Gabinete da Vice-Governadoria.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha inaugura Clínica da Mulher na na 514 Sul

A Clínica da Mulher é mais uma ação integrada de governo e envolveu as secretarias da Mulher, Saúde, Economia e Governo e a Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap), responsável pelo fornecimento da mão de obra.

O Centro especializado vai cuidar de diferentes perfis, como aquelas que tratam ou têm suspeita de câncer ginecológico ou sofrem situação de violência.“Faltava um centro de atendimento à mulher que desse essa qualidade no atendimento e os encaminhamentos corretos para que a gente possa ter a cura não só do câncer, mas de outras doenças que afligem as mulheres do Distrito Federal“, disse o governador Ibaneis Rocha.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha inaugura Clínica da Mulher na na 514 Sul

O governador Ibaneis Rocha agradeceu o empenho de todos os servidores da Saúde durante a pandemia e lembrou que a atual gestão tem feito um grande esforço para ampliar o atendimento na área de oncologia. Citou a inauguração do Cesmu, a abertura de um moderno Centro de Radioterapia do Hospital Regional de Taguatinga (HRT e o Hospital Oncológico de Brasília, que terá investimento de R$ 119 milhões, e está em fase de licitação.

bernadetealves.com
Secretária da Mulher Ericka Filippelli na inauguração da Clínica da Mulher na na 514 Sul

A secretária da Mulher, Ericka Filippelli, agradeceu o governador Ibaneis Rocha, pelas ações em prol das mulheres. “A mulher neste governo é importante”. “A Clinica da Mulher é exemplo do quanto o GDF se preocupa com a saúde e bem-estar das mulheres. Este é um dia importante para as mulheres. Temos que comemorar”, declarou a secretária.

bernadetealves.com
Clínica da Mulher, 514 Sul

O Centro Especializado de Saúde da Mulher vai atender pacientes de todo o Distrito Federal e a previsão inicial é de serem ofertadas 2,8 mil consultas médicas e 900 consultas com equipe multidisciplinar.Os encaminhamentos serão feitos pelas UBSs, responsáveis pelo atendimento primário.

bernadetealves.com
Clínica da Mulher, 514 Sul

A estrutura conta com 15 consultórios com banheiros, uma sala para a realização de exames para o apoio diagnóstico, uma para triagem dos pacientes,uma sala de vacinas e uma farmácia.

Mulheres em situação de violência que apresentem comorbidades clínicas como: obesidade, diabetes, lesões cutâneas decorrentes de tratamento de câncer, hiper/hipotireoidismo, entre outras, também tem atendimento preferencial.

bernadetealves.com
Secretário de Saúde Osnei Okumoto na inauguração da Clínica da Mulher na na 514 Sul

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembrou que o centro era um sonho da atual gestão. “Sempre vislumbramos fazer esse espaço de atendimento à mulher, um centro especializado que possibilidade um atendimento diferenciado”.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha, secretário de Saúde Osnei Okumoto e o deputado Jorge Vianna, na Clínica da Mulher, 514 Sul

Em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), o Cesmu ainda abriga alguns ambulatórios especializados que foram deslocados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), hospital de referência para a doença.

bernadetealves.com
Clínica da Mulher, 514 Sul

Fotos:  Renato Alves/Agência Brasília