Setur-DF lança Mestres Pioneiros do Artesanato

bernadetealves.com
Setur-DF lança 1ª Mostra Pioneiros – Mestres do Artesanato de Brasília

Os artesãos consolidam a identidade cultural de Brasília com a sua arte. Nas habilidosas mãos o talo do Buriti transforma-se em totens de cores vivas e as flores típicas do cerrado em painéis, colares, caminhos de mesa e esculturas. Nessa ressignificação da matéria prima, o artesanato típico do Distrito Federal ganha vida.

Com o objetivo de valorizar os pioneiros e mestres artesãos, fomentar a economia criativa e divulgar a riqueza e diversidade da produção artesanal candanga, a Secretaria de Turismo (Setur) lança, na terça-feira (27), às 9h, a 1ª Mostra Pioneiros – Mestres do Artesanato de Brasília, na Casa de Chá.

Na oportunidade, a Setur também lançará o convite para que os artífices apresentem sua documentação comprobatória e se tornem mestres, com chancela do Programa de Artesanato Brasileiro. A programação conta ainda com show do Trio Forrozão Bambolê.

bernadetealves.com
Vanessa Mendonça, secretária de Turismo lança 1ª Mostra Pioneiros – Mestres do Artesanato de Brasília

A Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, diz que o artesanato do DF é muito rico e que merece destaque e apoio.  Ela lembra que foram desenvolvidas diversas ações para estruturar, qualificar e apoiar o trabalho desses profissionais. “O artesanato é um setor com grande capacidade de geração de emprego e renda. Com a mostra, queremos fomentar a economia criativa e valorizar os pioneiros e mestres artesãos que consolidaram a identidade cultural da nossa cidade com a sua arte”, diz Vanessa Mendonça

bernadetealves.com
Setur-DF lança 1ª Mostra Pioneiros – Mestres do Artesanato de Brasília

A exposição conta com 125 peças de 26 pioneiros e mestres artesãos e ficará aberta para visitação até 15 de novembro. A organização está à cargo de artesãs como Verônica Brilhante e Roze Mendes. “A intenção é promover um levantamento das culturas, das raízes e desses repasses de saberes para valorizar o artesanato local. Quanto mais mestres artesãos reconhecidos, mais fortalecida a área fica”, diz Roze Mendes.

Aprimorar o conhecimento é o que faz Verônica Brilhante com a arte de trabalhar a flor do cerrado. Divino Faleiros é mestre do entalhe com braços de Buriti secos. Divino é referência na área com seus totens repletos de cores vivas e um dos poucos a trabalhar essa arte na região Centro-Oeste. Cleziane Ribeiro trabalha com esculturas. Na argila, ela retrata as tradições e os costumes locais.

bernadetealves.com
CAT Casa de Chá, na Praça dos Três Poderes

Os pioneiros e mestres artesãos receberão um diploma de reconhecimento do grande valor de suas obras para a arte e a cultura da capital Federal e do Brasil. O documento terá a chancela da Setur e do Sebrae-DF. Sete artesãos também receberão o “Troféu Honra ao Mérito”.

1ª Mostra Pioneiros – Mestres do Artesanato de Brasília
Quando: De 27/10 a 15/11. Todos os dias, das 9h às 18h.
Onde: Casa de Chá – CAT Praça dos Três Poderes.

Fotos: Cláudio Gerber/Setur e Luis Tajes/Setur