Tom Veiga, intérprete do Louro José, morre aos 47 anos

bernadetealves.com
Ana Maria Braga com Tom Veiga, o intérprete do Louro José, no Mais Você

O ator Tom Veiga, o intérprete do Louro José no programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, na TV Globo, foi encontrado morto em sua casa na Barra da Tijuca, no Rio, neste domingo, 1º de novembro. Veiga tinha 47 anos. Uma triste notícia e uma perda irreparável.

Tom Veiga era dono de uma inteligência única. Uma pessoa espontânea, com resposta objetiva, criativa e divertida. Assistir sua performance no programa era pura alegria. O humor único e a ironia do personagem vão fazer muita falta no programa Mais Você. Ana Maria perde um parceiro muito importante. Vai ser difícil assistir o programa sem as piadas do personagem que fazia parte do cotidiano de milhares de pessoas.

A fragilidade da vida pegou todos de surpresa. Triste fim de uma era! Luto na TV brasileira. A gente fica triste quando perde uma pessoa que nos faz bem. Descanse em paz, Tom.

bernadetealves.com
Tom Veiga, intérprete do Louro José, no Mais Você, morre aos 47 anos

Segundo a imprensa Tom testou positivo para o novo coronavírus no final de setembro, mas após outro teste foi constatado um falso-positivo, e passou por um cateterismo em 2017, mas não foi falado sobre seu estado de saúde recentemente.

No começo de outubro, o artista que dava vida ao Louro José se separou da empresária Cybelle Hermínio, após nove meses de união. Eles se casaram em janeiro deste ano.

bernadetealves.com
Tom Veiga, intérprete do Louro José, morre aos 47 anos

Entre Record e Globo, Tom Veiga trabalhava há cerca de 24 anos com Ana Maria Braga. Em agosto de 2019, a apresentadora celebrou a parceria de duas décadas com o amigo e disse, na ocasião, que os dois nunca haviam brigado.

O papagaio foi criado por Ana Maria Braga em 1996, para o programa “Note e Anote”, na Record.“Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional”, contou Ana Maria.

bernadetealves.com
Tom Veiga, intérprete do Louro José, morre aos 47 anos no Rio de Janeiro

Diversas pessoas foram testadas para manipular o fantoche, mas quem ficou com o papel desde o início foi Tom Veiga. Inicialmente, ele trabalhava como assistente de estúdio do “Note e Anote”. Um dia, Veiga pegou o fantoche e brincou com os colegas. Ana Maria, então, o viu e convidou para fazer ao vivo no dia seguinte.

“Ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo”, disse Ana Maria na comemoração dos 20 anos do Mais Você na TV Globo.

Em março de 2017, Ana Maria fez uma homenagem ao personagem no aniversário dele: “Meu papagaio mais amado, meu filho. Obrigada pela companhia, parceria, lealdade. A gente nunca discutiu, nunca brigou, a gente nunca ficou sem se falar por nenhuma razão. É uma das relações mais fantásticas da minha vida. Ele é irmão do meu papagaio que está lá na fazenda, que também é Louro José. É meu filho de penas”.

bernadetealves.com
Ana Maria Braga com Tom Veiga, o intérprete do Louro José, no Mais Você

“O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança”, disse Tom Veiga em depoimento ao site Memória Globo.