Top Cufa-DF 2020: uma construção de coletividade

bernadetealves.com
Thawanny Gomes, Alex Lucas, Daniel Gomes e Nayanne Carvalho, vencedores do Top Cufa-DF 2020

Os jovens Thawanny Gomes, Alex Lucas, Nayanne Carvalho e Daniel Gomes vencem o concurso de beleza Top Cufa -2020 realizado pela Central Única das Favelas  aqui no Distrito Federal. Eles conquistaram um espaço no mundo da moda.

A competição reúne jovens aspirantes a modelos que moram nas periferias da capital federal. O objetivo, segundo os organizadores, é garantir o “empoderamento e valorização da beleza de jovens moradores das favelas”. Nesta quarta edição do concurso Top Cufa-DF, 440 pessoas com idades entre 15 a 28 anos se inscreveram, mas só  os quatro conquistaram a vitória.

bernadetealves.com
Thawanny Gomes é vencedora da categoria “Fashion Feminino”

Os novos rostos negros, com personalidades e origens distintas, ganharam um curso de modelo e manequim, um ensaio fotográfico profissional, um kit de acessórios e um ano de agenciamento com uma empresa especializada. Agora, os jovens esperam que o concurso possa ser um pontapé para uma carreira.

O Top Cufa é realizado anualmente. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a fase final do concurso teve de ser adaptada. O desfile de encerramento, precisou ser gravado sem a presença do público e foi disponibilizado nas redes sociais.

bernadetealves.com
Daniel Gomes é vencedor da categoria “Fashion Masculino”

O concurso realizado pela Cufa  teve a parceria do Instituto Rosa dos Ventos e contou com recursos da Secretaria de Turismo do DF, comandada por Vanessa Mendonça e apoio da Secretaria de Justiça do Distrito Federal.

A Cufa surgiu da união entre jovens de várias favelas do Rio de Janeiro para atuar nas esferas política, social, esportiva e cultural. A entidade foi fundada pelo rapper MV Bill e Celso Athayde e é presidida por Bruno Kesseler.

bernadetealves.com
Talentos de Brasília no Top Cufa-DF 2020: uma construção de coletividade

“A ideia é lançar novos talentos para o mercado de trabalho. Não somente para a área de passarela, mas também para a área de produção, audiovisual e designer”, explica Bruno Kesseler, presidente da Cufa.

Além do Top Cufa, a entidade também organiza outras ações, como circuitos de skate de rua, formação de ligas de basquete, debates sobre questões raciais e de gênero, palestras sobre saúde pública e cuidados durante a gravidez, além dos projetos de empreendedorismo social.

bernadetealves.com
Nayanne Kathleen Carvalho é vencedora da categoria “Street Feminino”

Foi muito bom ver o fortalecimento das pessoas de extratos sociais menos favorecidos neste momento de intensificação das relações virtuais.

“Quando eu ouvi chamarem o meu nome, eu não acreditei! Minha ficha demorou ainda uns dois dias para cair“, diz Nayanne Carvalho.

bernadetealves.com
Talentos de Brasília no Top Cufa-DF 2020: uma construção de coletividade

Thawanny Gomes sonhava ser modelo desde pequena. Aos 18 anos, a beleza e estilo da jovem conquistaram os jurados do Top Cufa-DF, que deram a ela o título de vencedora da categoria “Fashion Feminino”.

Ela diz que caso a carreira de modelo não dê certo, o próximo passo é dar continuidade à sua própria marca de roupas. “O foco da minha marca e mostrar que todos podem usar a roupa que quiserem! Ela surgiu porque eu amo de coração o estilo hip hop dos anos 80 e 90, queria trazer algumas coisas de volta”, diz Thawanny.

bernadetealves.com
Alex Lucas é vencedor da categoria “Street Masculino”

Fotos: Jhon Henrique/Divulgação