Halo Solar: fenômeno raro chama atenção no céu de Brasília

O grande astro deu um espetáculo na manhã deste sábado, 7 de novembro, nos céus de Brasília. O anel colorido em volta do Sol chamou a atenção dos brasilienses a partir das 10h30 e fez a festa dos fotógrafos como Leo Caldas e Marcello Casal Jr.
O fenômeno, conhecido como “halo solar”, é uma espécie de arco-íris em formato de círculo. A bela e intrigante imagem rendeu cliques curiosos em diversas regiões do Distrito Federal.


O meteorologista Heráclio Alves, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou que o fenômeno ocorre a partir do reflexo da luz em cristais de gelo, em altitudes acima de 12 quilômetros. “O halo tem a ver com a incidência da luz do Sol sobre nuvens altas (cirrus). À medida que a luz bate, forma-se aquele desenho colorido.”
Heráclio explica ainda que a formação é semelhante à do arco-íris, mas o halo se diferencia pelo formato circular, gerado pela posição do observador. “Os formatos são diferentes porque o arco-íris se forma à frente da nossa visão, no horizonte, e o halo é sempre acima.”

Um evento lindo e inesquecível que escolhe a nuvem certa para o espetáculo.
“É necessário que essas nuvens sejam formadas de cristais de gelo e a uma altura superior a 10 mil metros. Mas para se formar depende ainda de uma coincidência com relação à posição do Sol, de forma a possibilitar que a refração da luz solar incida sobre esses cristais para então formar o halo”, explica o meteorologista Mamedes Luiz Melo

Evento similar pode ocorrer tendo a Lua ao centro. “Nesse caso, forma-se um círculo de nuvem ao redor do satélite natural”, complementa o especialista.
Fotos: Leo Caldas e Marcello Casal Jr