Plantas resistentes e versáteis para decorar e eliminar energias negativas

bernadetealves.com

Plantas podem não ser consideradas mobílias, mas são importantes aliadas para trazer saúde e qualidade de vida para dentro de casa. Estudos comprovam que as plantas purificam o ar e absorvem substâncias químicas muito comuns nas residências e locais de trabalho e ainda anulam toda energia negativa tanto das pessoas vivas, quanto de espíritos ruins.

bernadetealves.com
Lírio da Paz, a planta resistente que limpa energia negativa

A qualidade ambiental em um interior é essencial para a saúde. Um  espaço  desconfortável, inseguro ou insalubre pode ser tremendamente prejudicial à saúde física e mental das pessoas, considerando que passamos grande parte de nossas vidas dentro de casa.

bernadetealves.com
Espadas de São Jorge, resistentes e símbolo de proteção dos ambientes

Para alegrar nosso refúgio é só colocar plantas resistentes e versáteis que não precisam de sol direto para enfeitar e purificar o ar como a espada-de-São-Jorge, Lírio da Paz, Singônio, Pacová e Zamioculca, por exemplo.

Lírio da Paz

bernadetealves.com
Lírio da Paz, a planta resistente que limpa energia negativa

São opções muito interessantes para quem se lembra de molhar mais as plantas. Elas amam ficar em lugares sem luz direta e gostam de água borrifada em suas folhas.

A luz do sol direto pode queimar as pontas das folhas e amarelar as flores. Por isso, o Lírio da Paz é uma ótima planta para ficar no interior da casa como mesinha de canto, prateleira e em banheiros.

Singônio

bernadetealves.com
Singônio é uma planta resistente e adequada para jardins e ambientes sem luz direta

Suas folhas verdes tem nervuras amarelas e cremes e são muito bonitas.O singônio cresce rápido e é uma das folhagens mais flexíveis com a iluminação, aguentando tanto o sol forte quanto ambientes muito sombreados.

Pode ser mantido baixo, tal qual uma forração, ou se transformar em trepadeira, escalando muros, árvores e pergolados . É uma planta perfeita para “camuflar” parede sem acabamento, manchas de infiltração ou pintura descascada.

bernadetealves.com
Singônio é resistente e durável e se multiplica por estaca

Para plantar o singônio, a dica dos floristas é preparar o solo com duas partes de composto orgânico, uma parte de areia e outra de terra comum, bem misturadas. Para reproduzir, basta retirar muda com pelo menos um par de folhas e cerca de 4 centímetros da ponta do ramo, mantendo as raízes em um recipiente com água. Tão logo as novas raízes surjam, ele já estará pronto para embelezar ambientes ou jardins.

O único cuidado é com a seiva leitosa que pode ser tóxica. Os singônios podem ser plantados apenas na água também

Espada-de-São-Jorge

bernadetealves.com
Espada de Santa Bárbara, protege o lar, afasta mau-olhado e dá coragem para lidar com adversidades

A planta originária da África é uma das mais cultivadas e difundidas em território brasileiro, principalmente por sobreviver bem em condições desfavoráveis. Pode aguentar temperaturas bem altas e bem baixas. A planta dura bastante, não exige muitos cuidados e vive bem à meia luz, por isso, é ótima para ambientes internos.

A espada-de-São-Jorge é bastante popular no Brasil, seja pelo seu significado de proteção, ligado ao santo e às religiões afro-brasileiras, seja por colaborar para uma decoração moderna e cheia de vida.

bernadetealves.com
Espada de São Jorge e de Santa Bárbara, protege o lar, afasta mau-olhado e dá coragem para lidar com adversidades

A espada-de-São-Jorge, cujo nome científico é sansevieria é considerada pela NASA como uma das mais recomendadas para purificar o ar de um ambiente. Ela é perfeita para eliminar do ar o benzeno (presente em detergentes), xileno (usado em solventes e outros produtos químicos) e formaldeídos (produtos de limpeza). A planta absorve esses componentes durante o dia e libera oxigênio à noite, por isso tem a capacidade de deixar o ar dentro de casa mais limpo.

A espada-de-São-Jorge é conhecida por englobar mais de 100 espécies diferentes, onde todas continuam fazendo parte da família sansevieria trifasciata, cada uma com seu significado particular.

A de São Jorge tem aspecto verde por completo, dando espaço apenas para manchas em diversas tonalidades da cor ao longo de toda sua extensão. A planta está associada aos poderes de Ogum, o orixá da guerra, da coragem, além de protetora das casas e dos templos.

bernadetealves.com
Espada de Santa Bárbara são ideais para proteger e purificar ambientes

A espada-de-Santa-Bárbara, tem aspecto igual à de Jorge, com a sutil diferença que suas bordas são amarelas, desde a raiz às suas pontas. Ideais para a proteção do lar, o afastamento do mau-olhado e coragem para lidar com quaisquer adversidades.

No catolicismo, Santa Bárbara tem como atribuição a proteção contra a ação de raios, trovões e tempestades; já a orixá Iansã, atua sobre os ventos, bem como consequências do mal tempo, assim como Bárbara. Iansã é conhecida pela sua garra e capacidade de reger o espírito dos mortos.

Um outro tipo de espada-de-São-Jorge, é a Lança-de-São-Jorge, com aspecto pontudo de lança, já que as folhagem são fechadas, em formato cilíndrico.A lança é uma referência a São Jorge e Ogum.

A espada-de-São-Jorge não precisa ser regada todos os dias. Antes de regar a planta, é bom ver se a terra está úmida, se não estiver  regue um pouco e sinta novamente dali alguns dias. Durante o inverno, vale a pena diminuir a frequência da rega, dando um espaço de até 20 dias entre uma e outra.

bernadetealves.com
As belas e delicadas flores da Espada de São Jorge, a planta que purifica ambientes e jardins

Para que a planta cresça saudável é recomendável que de seis em seis meses ela receba mais nutrientes.Vasos de cerâmica são os mais indicados por reterem umidade. Cuidado com animais domésticos. A planta é tóxica para eles.

Quando o ambiente onde habitamos apresenta ar pesado, os especialistas da Nasa dizem que a espada-de-São-Jorge é uma ótima aliada. Presentear as pessoas que gostamos com estas plantas é uma forma de demonstrar nosso carinho e preocupações com elas.

Zamioculca

bernadetealves.com
Zamioculca, a planta resistente para ambientes sem luz direta

A Zamioculca é uma planta muito usada em paisagismo. É ideal para ser cultivada em locais sombreados, onde outras plantas teriam dificuldade de desenvolvimento. Como é uma planta de sombra total,é ideal para corredores com pouca luminosidade, escritórios, quartos, banheiros e cantos dos ambientes. Ela se adapta bem em vasos e não gostam de solo muito úmido.

Dica de cuidado: deixe secar muito a terra antes de molhar novamente. Se quiser que suas folhas fiquem brilhantes, limpe-as com pano úmido e passe café coado sem açúcar (dica de avó!). Assim que secar, passe um pano seco para lustrar. Elas ficam lindas.

A planta Zamioculca é tóxica se ingerida. Por isso, é muito importante mantê-la longe de crianças e animais domésticos.

Pacová

bernadetealves.com
Pacová é uma planta resistente e versátil para jardins e ambientes fechados

A planta pacová, também conhecida como babosa de pau ou babosa de árvore, possui folhas grandes de um verde intenso e brilhante, grossas com pecíolo (cabinho) intumescidos, parecendo bulbos. Inflorescência raras em forma de espádice com espata verde esbranquiçada.

É uma planta muito interessante para ambientes internos e varandas sem luz solar direta e prolongada. Prefere locais quentes e úmidos, com terra rica em composto orgânico e bem drenado. Não tolera solo encharcado.

bernadetealves.com
Flor de Pacová, beleza e resistência para decorar a casa e escritório

A pacová é ideal para decorar os quatro cantos da casa. Se adapta bem em vasos e também jardins. Multiplica-se por estacas ou sementes.

Para manter as plantas livre de pragas, esfregue as folhas com uma solução de água e sabão de coco. A pacová ficará linda e vibrante dentro de casa ou no jardim vertical.