GDF vacina cães e gatos de graça contra raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem. Uma das característica é a encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.
O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através da mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.
Os principais sintomas são:
- Agressividade: quando os animais, principalmente os cachorros, começam a morder indistintamente pessoas, objetos e outros animais
- Tristeza: os bichos começam a procurar locais escuros
- Latido diferente do normal
- Boca aberta e salivação constante
- Dificuldade para engolir e recusa de alimentos e água
- Distúrbios de coordenação motora
- Convulsões
- Paralisia das patas traseiras, como se o animal estivesse descadeirado

A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos iniciou no dia 22 de outubro, em todas as regiões do Distrito Federal e vai até o mês de novembro. A expectativa da Secretaria de Saúde é vacinar 80% da população de cães e gatos, estimada em 345.033 animais, sendo 308.419 cães e 36.613 gatos.
O gerente de Vigilância Ambiental de Zoonoses, Rodrigo Menna, informa que todos os cães e gatos acima de três meses de idade devem receber a vacina antirrábica. “A vacina contra a raiva protege o animal por um ano, sendo necessário um reforço a cada 12 meses”.


Cada região do DF tem uma programação própria até o fim de semana. “A campanha é uma forma de alcançarmos o maior número possível de cães e gatos”, diz Rodrigo Menna.
Neste sábado (7), 98 pontos de atendimento estão abertos em regiões urbanas do Distrito Federal. As doses são gratuitas. Além dos pontos de vacinação distribuídos pelas regiões do DF durante a campanha, a vacina fica disponível o ano todo nos Núcleos de Vigilância Ambiental Regionais e na sede da Vigilância Ambiental, no setor Noroeste.

Mais informações no http://saude.df.gov.br/vacinacao-antirrabica-2020/