Tunico Maciel morre após acidente no Rally dos Sertões

É com pesar que registro o falecimento do piloto mineiro Tunico Maciel, bicampeão do Rally dos Sertões, aos 26 anos. A notícia foi confirmada pela equipe Honda Racing. Tunico era um dos maiores nomes da modalidade e corria atrás do terceiro título do maior rally das Américas.
O piloto de moto Antônio Luís Maciel Filho, conhecido como Tunico Maciel, se acidentou no km 62, entre as cidades de Bacabal e Barreirinhas, no Maranhão, a última etapa da prova, no sábado dia 7.Tunico buscava a liderança depois de garantir o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que acontecia paralelamente.

O piloto Ricardo Martins, foi quem acionou os procedimentos de resgate. Após isso, a equipe médica chegou e Tunico foi transportado de helicóptero até o aeroporto de São Luís para, assim, seguir em destino ao UDI Hospital.
“Tunico foi vítima de um acidente muito sério, com trauma cranioencefálico grave e, apesar do excelente atendimento que ele teve no local e isso faz uma diferença, ele chegou no hospital em estado bem grave. Evoluiu em morte encefálica, infelizmente, e hoje foi constatado o óbito”, explicou o médico Augusto César Passanezi, diretor do Hospital UDI Center. O Hospital se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda”, escreveu o hospital em nota oficial.

Tunico Maciel era grande aposta Honda Racing. Ele era um dos jovens pilotos da nova geração do Rally Cross Country e do Enduro de Regularidade.
Foram nove anos acelerando as motos nos rallys, cinco na Honda Racing, atual equipe. É considerado o primeiro da nova geração de pilotos e o “professor da molecada”. Ganhou dois campeonatos brasileiros dos Sertões (2019 e 2018).
“Eu perdi um filho, um menino que conheci e vi que tinha potencial. Muito mais do que eu imaginava. Sobre o piloto Tunico, o que tenho a dizer é que ele foi muito dedicado, buscava sempre melhorar em tudo, um guerreiro, um campeão. Não foram à toa todos esses títulos conquistados na carreira. Sobre a pessoa Tunico, um cara apaixonado pela vida, família e amigos”, disse Dário Júlio, chefe da equipe Honda Racing.
A organização do Rally dos Sertões emitiu a seguinte nota: “Além de exemplo de pessoa, em função do carisma e de seu caráter, Tunico era um piloto extremamente habilidoso e dedicado. Ele estava na equipe Honda Racing desde 2015, na qual conquistou dois títulos no Sertões e o recente bicampeonato brasileiro de Rally Cross Country. A equipe Honda Racing segue à disposição dos familiares, oferecendo a assistência necessária. A comunidade do motociclismo está em luto. Ao Tunico Maciel, o nosso muito obrigado. Você é o nosso eterno campeão”, informou a equipe.
O piloto Tunico Maciel, da equipe Honda Racing, faturou a quarta etapa do Sertões 2020 na geral das motos e na categoria Moto 1 (antiga Super Production). A prova largou na quarta-feira (4/11), em Campos Belos (GO), local da Bolha 3, rumo a Palmas (TO), Bolha 4. Foram percorridos 650 quilômetros, sendo 329 de especiais (trechos cronometrados).
O mineiro de Lavras, Tunico Maciel , foi o mais rápido das motos na quinta etapa do Sertões 2020, acelerando a CRF 450RX entre Palmas, local da Bolha 4, no Tocantins, até a Bolha 5, em Carolina, Maranhão. Foram percorridos 610 quilômetros – 227 deles de especiais (trechos cronometrados).
Com o desempenho, obtido na quinta-feira (5/11), o piloto da equipe Honda Racing diminuiu a diferença para o atual líder da classificação geral e da categoria Moto 1, Ricardo Martins, para apenas 4min30seg. Na Moto 2 e na Brasil, Bissinho Zavatti e Thiago Veloso seguem firmes nas primeiras colocações das respectivas classes.

“Temos mais três dias de disputas, há muito rali pela frente ainda. Eu não vou desistir de brigar pelo título até o final, só em Barreirinhas que eu vou parar de acelerar”, avisou Tunico Maciel, atual bicampeão das motos, referindo-se ao local de chegada, no Maranhão, no próximo sábado (7/11).
Infelizmente um grave acidente interrompeu a vitória e deixou o piloto gravemente ferido. O automobilismo é um esporte que envolve riscos, todo mundo que participa se prepara muito bem para poder minimizar esses riscos. Quando eles acontecem é muito triste. Nesta segunda-feira, 9 de novembro, Tunico Maciel, partiu. O jovem piloto que amava o automobilismo, que voava nas disputas agora voou para o céu.

O piloto Tonico Maciel estava noivo da médica Stella Pádua. Nossos sentimentos à família, colegas, amigos e fãs. Descanse em paz, talentoso Tunico Maciel.
Fotos: Rodolfo Bazetto/Shez Doni Castilho e Mídias Sertões