GDF inaugura Espaço Criança em UBSs e Cras

Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do Distrito Federal e secretária de Desenvolvimento Social, e Osnei Okumoto, secretário de Saúde, acompanhados de um grupo de embaixadores, inauguraram vários “Espaço Criança” em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Brinquedos, livrinhos, tapetes emborrachados, jogos lúdicos e educativos, além de livros didáticos, são algumas das atrações colocadas em áreas específicas dentro das unidades de atendimento. O Espaço Criança é voltado ao desenvolvimento infantil com livros, brinquedos e materiais que estimulam o desenvolvimento cognitivo.

Segundo Mayara, incentivar a capacidade cognitiva e ter um olhar especial para a primeira infância é essencial para um futuro melhor. “O objetivo é que esses espaços proporcionem um momento leve e de descontração para as crianças e de tranquilidade para os país, antes do atendimento médico”, explica a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha.

O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, participou da inauguração do Espaço Criança na Unidade Básica de Saúde “SGAS 612 – Asa Sul”, em Brasília, na terça-feira (10). Para o embaixador que apadrinhou a UBS 1, a ação é um somatório de forças que proporciona promoção social, fortalece o vínculo de dois países, principalmente em um momento de pandemia.
Durante a inauguração do Espaço Criança da UBS 1 da Candangolândia, o embaixador do Uruguai no Brasil, Guilhermo Valles, destacou que a iniciativa tem o objetivo de contribuir para o futuro das crianças, pois hoje o grande desafio é o impacto da Covid-19 no desenvolvimento e aprendizado das crianças. “Temos que ter ações que trabalhem o presente, visando o futuro; são ações voltadas para a primeira infância”.

Mayara Noronha Rocha, ficou muito satisfeita com as doações das embaixadas e agradeceu os embaixadores. “Fico muito feliz com a parceria firmada entre o Distrito Federal e outros países, que estão colaborando com nosso projeto e tratando a pauta da criança como um futuro melhor”.
As áreas de recreação infantil, denominadas Espaço Criança, estão em 10 Unidades Básicas de Saúde e 9 Centros de Referência de Assistência Social. Os espaços foram apadrinhados pelas embaixadas da Itália, Uruguai, Armênia, Irlanda, China, Singapura, Timor-Leste, África do Sul e Delegação da União Europeia.

O projeto foi coordenado pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância,comandado por Anucha Soares, em parceria com o Escritório de Assuntos Internacionais do DF (EAI-DF), chefiado por Renata Zuquim.
A inauguração dos cinco espaços apadrinhados pela China, aconteceu durante uma cerimônia virtual entre o GDF e a Embaixada da China representada pela Embaixatriz Lu Yanliu.

Mayara Noronha Rocha salientou a importância de criar ações voltadas para a primeira infância, principalmente às crianças mais vulneráveis. “Este é um ano atípico e temos a possibilidade de superar o normal através da união e solidariedade. Esses brinquedos levarão alegria e expectativa de um futuro melhor para essas crianças”, declarou a primeira-dama Mayara.
“Esse projeto vai possibilitar que as crianças brinquem enquanto esperam para serem atendidas. Quero agradecer à embaixada da China por esta parceria e por compartilhar de momentos especiais como estes, em que nossas crianças serão as principais beneficiadas”, agradeceu o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.
Durante o evento on-line, a embaixatriz da China no Brasil, Lu Yanilu, disse estar feliz com as doações e que ações como estas mostram o carinho do governo do DF com as causas das crianças. “Queremos apoiar este gesto de solidariedade e amor, em plena pandemia. Que através destas doações, as crianças sintam nosso carinho e a força da união entre países”, afirmou Lu Yanilu.

As unidades básicas de saúde apadrinhadas pela Embaixada da China foram: UBS 16 do Sol Nascente, UBS 1 de Santa Maria, UBS 1 do Riacho Fundo II, UBS 2 de Samambaia e UBS 1 do Varjão.
“Essa ação por parte da China reflete a cooperação entre os nossos povos e o exercício da solidariedade em prol da população mais vulnerável do Distrito Federal. E nesse caso, as crianças, que serão atendidas de forma mais lúdica e confortável nesses espaços”, afirmou Renata Zuquim, Chefe do EAI.
Fotos: Divulgação Sedes e Secretaria de Saúde