Proclamação da República: o nascimento da democracia

bernadetealves.com
Livro 1889, de Laurentino Gomes, sobre a Proclamação da República

Todo dia 15 de Novembro o Brasil comemora e relembra, a Proclamação da República. Há 131 anos o Brasil deixou de ser uma monarquia e passou a viver um novo tempo.

A data que marca o fim do Império no Brasil, neste ano é especial porque tem Eleições Municipais. A votação é a maior expressão da democracia.

Nesta data histórica muitas pessoas têm a oportunidade de lutarem pela democracia. Pelo voto consciente podem decidir sobre o futuro de suas cidades e fazer parte desta história. O 15 de Novembro nos possibilita ter um novo começo.

bernadetealves.com
“O 15 de Novembro e a queda da Monarquia”,livro de Keila Grinberg e Mariana Muaze

Como neste domingo muitos vão entrar para a história, vamos aproveitar para conhecermos melhor os personagens da Proclamação da República em 1889, um marcante fato político, contado por renomados escritores.

Machado de Assis, Laurentino Gomes, Keila Grinberg, Edison Veiga, Mariana Muaze, José Murilo de Carvalho, Emilia Viotti da Costa e Celso Castro, nos brindam com importantes obras.

bernadetealves.com
Escritor Machado de Assis

“Da Monarquia à República: Momentos Decisivos”, de Emilia Viotti da Costa

A obra traz um panorama da formação e do caráter da sociedade brasileira, do processo de independência até o período republicano. A historiadora e professora Emília Viotti da Costa analisa os momentos que definiram a instauração da república no Brasil. Neste livro, a autora ajuda a esclarecer as causas da fraqueza das instituições democráticas e da ideologia liberal no país.

bernadetealves.com

“Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi”, de José Murilo de Carvalho

José Murilo de Carvalho, um dos maiores historiadores do Brasil sobre o tema, traz um olhar diferente sobre o dia 15 de novembro de 1889. Neste livro, a proclamação da república é analisada do ponto de vista dos mais carentes e marginalizados.

bernadetealves.com
História do Brasil Imperial, obras de Laurentino Gomes

“1889”, de  Laurentino Gomes

O livro 1889, de Laurentino Gomes, fecha a série de fatos importantes da história do Brasil, que começou com 1808, com a fuga da corte de Dom João para o Rio, e em 1822, sobre a independência do Brasil. A obra 1889 conta em uma escrita cativante como foi a Proclamação da República.

“O 15 de Novembro e a queda da Monarquia”, de  Keila Grinberg e Mariana Muaze

O livro reúne relatos de dois importantes personagens históricos afetados profundamente pela proclamação da república no Brasil: a princesa Isabel e a Maria José Velho de Avelar, baronesa de Muritiba.  Depois de muita pesquisa a obra mostra um olhar interno das escritoras, sobre a queda da monarquia, a proclamação da república e o exílio da família imperial.

bernadetealves.com

“A proclamação da República”, de Celso Castro

Celso Castro mostra o passo a passo da Proclamação da República  e conta detalhes da conspiração que derrubou a monarquia no Brasil.

“A formação das almas – O imaginário da República no Brasil”, de  José Murilo de Carvalho

O historiador José Murilo de Carvalho, dá ênfase aos símbolos, as imagens e os mitos criados juntos com a república. Um olhar curioso sobre a implementação do regime republicano no Brasil.

bernadetealves.com

 “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis

O genial Machado de Assis, conta por meio de ficção, a história dos conflitos entre os gêmeos Pedro e Paulo, mas tem como cenário os últimos anos do Brasil imperial e a chegada da república. Os acontecimentos históricos são retratados ao longo do livro. Este foi o penúltimo romance do consagrado escritor.

“Essa tal Proclamação da República”, de Edison Veiga

O escritor Edison Veiga explica de maneira simples e objetiva, os fatos que antecederam a chegada da república no Brasil. Uma obra ideal para crianças e jovens.

bernadetealves.com
Livro “Esaú e Jacó”, de Machado de Assis