Iate Clube de Brasília empossa nova comodoria e Conselho Deliberativo

Pela primeira vez na história, por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as Eleições Gerais do Iate Clube de Brasília aconteceram de forma virtual.

A Chapa 11 “Iate: unir para ser feliz”, composta por Flávio Pimentel (Comodoro), Maurílio Santinello (1º Vice-comodoro) e Cecília Moço (2ª Vice-comodoro) foi eleita com 979 votos, 57,8% do total de votantes. Para o Conselho Deliberativo, incumbido de representar os Sócios do clube, a chapa 600 foi a vencedora, com 880 votos, 51,97% dos válidos.

A nova gestão tomou posse no dia 15 de novembro em cerimônia restrita com a presença do vice-governador Paco Britto, nos salões do Clube mais antigo da capital do país e “sala de visita” do presidente Juscelino Kubitschek. Também tomaram posse no dia 15, os 60 novos conselheiros para o Conselho Deliberativo que será presidido pelo ex-comodoro Edison Garcia, atual presidente da CEB.


O novo comodoro, denominação dada ao novo gestor, vai administrar o Iate Clube de Brasília de 2020 à 2023. Flávio Pimentel recebeu o Timão, que simboliza passagem de comando, das mãos do então comodoro, Rudi Finger. O Timão, é confeccionado em madeira de lei, e ostenta em suas laterais os nomes de outros comodoros, que o receberam quando administraram o clube.

“Esta cerimônia tem diversos significados, mas gostaria de destacar apenas um: o coroamento de uma campanha propositiva, com clima de paz e respeito, porque entendemos ser o melhor para o Iate”, declarou o comodoro Pimentel. “Estou ciente da enorme responsabilidade de dar continuidade aos trabalhos dos comodoros que me antecederam e das promessas de redução de custos e de um diálogo maior com associados e funcionários”, completou.

O comodoro Flávio Pimentel disse que sua história com o Iate começou aos 16 anos. “Era um jovem atleta. Aqui aprendi a velejar”, disse. Pimentel já foi vice-diretor de Iatismo na unidade de Brasília, conselheiro e diretor de Esportes Náuticos do clube. “Chego com muito entusiasmo para uma gestão dedicada a toda família iatista”.

Flávio Pimentel, disse que a proposta de trabalho é focar na ampla informatização do clube, além de manter a democracia no local. “Iremos continuar consultando os Sócios para todas as decisões a serem tomadas, pois é para eles que trabalhamos”, disse. Entre os trabalhos previstos estão a continuidade nas melhorias da infraestrutura digital do Iate, a ampliação da oferta de vagas nas escolas esportivas e a construção da Escola de Desportos Náuticos.

O vice-governador Paco Britto falou da importância histórica do Iate Clube de Brasília. “É uma satisfação frequentar um clube que se mescla com a relevante construção da nossa capital, a nossa ‘sala de visitas da nova Metrópole’, como se referiu JK ao Iate Clube”, lembrou. “Quem tem o prazer de entrar nesta ‘sala de visita’ é muito bem recebido”, completou Paco que enfatizou, ainda, a importância do trabalho de ex-comodoros e funcionários do clube ao longo dos anos.

Flávio Martins Pimentel tem 62 anos e é natural do Rio de Janeiro. O engenheiro civil ingressou no Iate Clube de Brasília em 1976 como Sócio atleta da vela. Atualmente, é presidente da Federação Náutica de Brasília. Ele fundou o Ilhéus Iate Clube e lá foi comodoro por dois mandatos, entre 1992 e 1995. Na unidade de Brasília, foi Vice-diretor de Iatismo, Conselheiro e Diretor de Esportes Náuticos.


