Márcia Abrahão é nomeada reitora da Universidade de Brasília

bernadetealves.com
Márcia Abrahão é nomeada reitora da Universidade de Brasília para mais quatro anos

A reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, foi reeleita com 54% dos votos da comunidade acadêmica nas eleições de 26 de agosto deste ano. A lista tríplice foi encaminhada para a escolha do presidente Jair Bolsonaro e todos estavam ansiosos para saber se ele iria respeitar o resultado da votação.

Após semanas de espera, o Diário Oficial da União do dia 20 define a nomeação da atual reitora para mais quatro anos no comando da Universidade. A professora Márcia venceu as eleições para a reitoria da UnB em 2016 e, agora é reconduzida a partir deste 22 de novembro para permanecer no cargo até 2024 junto com o vice Enrique Huelva.

bernadetealves.com
Márcia Abrahão é nomeada reitora da Universidade de Brasília para segundo mandato

A comunidade acadêmica comemora a vitória da Democracia.“Alívio e reconhecimento pelo trabalho realizado”, diz Márcia Abrahão. Depois desta consolidação do processo democrático na UnB, a instituição prepara-se para enfrentar desafios nunca antes observados nos 58 anos de história, devido à pandemia da covid-19

Para ela, é necessário encarar a pandemia com muita cautela. “Dividimos o cronograma de retorno em cinco etapas. Agora, estamos na etapa um, que é quando não há atividade presencial, mas estamos planejando um possível retorno com presencialidade mínima. Porém, estamos, há um mês, discutindo a possibilidade de retorno presencial ou não e acompanhando as curvas epidemiológicas. No momento, não temos como tomar essa decisão”, diz a gestora pública.

A reitora informa que o assunto foi tratado na última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB . “O próximo semestre começa em fevereiro, mas temos que ter cautela, porque a pandemia parece estar entrando em um novo ciclo de aumento de casos, como acontece em outras partes do país. Estamos nos preparando, comprando equipamentos, analisando espaços, mas avaliamos, no encontro, que a tendência é continuar o próximo semestre de forma não presencial”, afirma Márcia Abrahão.

bernadetealves.com

A professora Márcia Abrahão diz que a UnB vem se destacando cada vez mais como referência de pesquisas que contribuem para a inovação e retornam à sociedade. “As universidades têm um papel muito importante no combate ao novo coronavírus, com pesquisas em várias áreas. Na UnB, lançamos editais e tivemos mais de 200 projetos de pesquisa e extensão relacionados à covid-19, e, também, estamos participando de um dos testes de vacina”.

bernadetealves.com
Márcia Abrahão é nomeada reitora da Universidade de Brasília

Para esta nova gestão a meta é ampliar a qualificação e o incentivo aos técnicos e docentes da UnB. “Temos 2.800 professores, sendo que mais de 90% deles são doutores, muitos com doutorado e pós-doutorado no exterior, sempre se envolvendo com pesquisadores de outros países. Nós vamos apoiar muito para que sejam realizadas mais publicações em revistas, algo que fizemos nos últimos anos, mesmo com redução de orçamento. Também sabemos da importância do investimento em iniciação científica, apoiando com participação em congressos e publicações. E, os técnicos também precisam de incentivos, então fornecemos cursos de mestrados, criamos três novos para eles, recentemente, para que se motivem cada vez mais, fortalecendo nossa comunidade”.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

No novo mandato, a professora doutora Márcia Abrahão, primeira mulher a comandar a Universidade de Brasília, pretende manter pautas sociais, como acolher estudantes que precisam de auxílio.

O trabalho realizado no primeiro mandato em 2016 foi tão reconhecido que ela vai continuar, por mais quatro anos,mostrando a força da mulher em cargos de comando e a frente de uma instituição pública top 10.

Fotos: Beto Monteiro/Secom UnB