Dia do Músico: talentos infindáveis de criatividade

bernadetealves.com

A data de 22 de novembro homenageia os artistas que fazem e interpretam melodias e encantam a humanidade com suas harmonias infindáveis de criatividade. Quem faz música inspira sonhos e eleva os bons sentimentos.

O músico é o profissional que através de seu instrumento proporciona arte, harmonia, emoção e alegria. Ele toca o coração e a alma das pessoas. Parabéns a todos aqueles que se dedicam a arte da música.

bernadetealves.com

O 22 de Novembro também é Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e reconhecida pelos católicos. A homenagem à Santa Cecília começou no século V, mas foi só em 1594 que ela foi nomeada oficialmente padroeira da música pelo Papa Gregório Xlll.

bernadetealves.com
Cecília de Roma

Cecília nasceu de uma nobre família de Roma no século lll, nos primeiros tempos do cristianismo e participava das missas do Bispo Urbano l. Ela era muito devota a Deus e sem saber, foi prometida pelo pai a se casar com o jovem Valeriano, um homem pagão.

A ele, no dia das núpcias, Cecília revelou sua consagração a Cristo e acrescentou que um anjo velava por essa decisão a fim de protegê-la de qualquer um que tentasse violá-la.

bernadetealves.com
Cecília de Roma com Valeriano e Tibúrcio

O marido se mostrou respeitoso, mas disse que, para acreditar, queria contemplar esse anjo. Cecília o instruiu nos princípios elementares da fé cristã e o convidou a se batizar. Valeriano procurou então o bispo Urbano, que lhe deu o batismo. Segundo a tradição popular, Valeriano voltou para junto de Cecília e, ao chegar, viu ao lado dela um anjo, que, depois, colocou sobre a cabeça de ambos uma grinalda de rosas e lírios. Algum tempo mais tarde, Valeriano e seu irmão Tibúrcio seriam martirizados por causa da da fé em Cristo, durante império de Marco Aurélio.

Cecília foi convocada a renegar sua fé e adorar os deuses pagãos, mas acabou convertendo boa parte dos seus perseguidores. O Papa Urbano chegou a visitá-la em sua casa, onde batizou 400 pessoas. Mas a perseguição contra Cecília continuou.

Condenada a morrer sufocada no banheiro de casa, a jovem consagrada saiu ilesa apesar da grande quantidade de lenha que os guardas tinham posto no forno. Ela continuou sendo torturada para que renunciasse sua fé. Quanto mais era submetida a sofrimentos mais cantava a Deus.

Mandaram então decapitá-la. O carrasco lhe golpeou o pescoço três vezes. Cecília passou três dias agonizando antes de partir desta vida em 230 D.C.

bernadetealves.com
Dia do Músico: talentos infindáveis de criatividade

A música encanta a humanidade desde a Grécia antiga. Segundo a Mitologia Grega os deuses pediram a Zeus que criasse divindades para celebrar as vitórias contra os Titãs e que ele – Zeus, atendeu o clamor passando 9 noites de amor com Mnemósine, a deusa grega da memória, filha de Urano (o Céu) e de Gaia (a Terra), é uma das seis Titanides.

Da união de Zeus e Mnemósine  nasceram nove Musas. Daí, a origem da palavra – MÚSICA. Na época romana elas ganharam atribuições específicas: Calíope era a musa da poesia épica, Clio da História, Euterpe da música das flautas, Erato da poesia lírica, Terpsícore da dança, Melpomene da tragédia, Talia da comédia, Polímnia dos hinos sagrados e Urânia da astronomia.

bernadetealves.com
Musa Euterpe

Euterpe, uma das novas criações fez par com Apolo – deus do Sol e da música, para celebrar e louvar outros deuses por conseguinte.  A imagem de Euterpe, é representada usando uma coroa de flores e uma flauta nas mãos. Além de inspirar os poetas e os literatos em geral, os músicos e os dançarinos e mais tarde os astrônomos e os filósofos, as Musas também cantavam e dançavam nas festas dos Deuses olímpicos, conduzidas pelo próprio Apolo.

bernadetealves.com
Apolo e as Musas

Para os antigos gregos, Zeus é o deus comandante do universo, o governante do céu e da terra. Ele é o deus de todos os fenômenos aéreos, a personificação das leis da natureza, o senhor do estado e o pai de deuses e homens. Como o deus dos fenômenos aéreos, ele pode produzir tempestades, chuvas e escuridão intensa. Ao seu comando, o poderoso trovão rola, o relâmpago cintila e as nuvens se abrem e despejam suas correntes refrescantes sobre a Terra.

bernadetealves.com
Zeus

A adoração de Zeus era incrivelmente importante para a religião dos gregos, então as estátuas dele eram numerosas e magníficas. Ele é geralmente representado como um homem nobre e imponente, seu rosto expressando toda a grandiosa majestade do governante supremo do universo.

Ele é sempre acompanhado por uma águia, que se equilibra em cima de seu cetro ou se senta a seus pés. Em sua mão erguida, Zeus geralmente carrega um feixe de raios, pronto para ser arremessado, enquanto na outra mão ele segura o raio. Sua cabeça é frequentemente cercada por uma coroa de folhas de carvalho.