Conta de luz fica mais cara a partir de 1º de dezembro

bernadetealves.com

Em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira (30 de novembro), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica ( Aneel) decidiu reativar o sistema de Bandeiras Tarifárias. Com isso, a partir de terça-feira (1º de dezembro)  fica estabelecida a bandeira vermelha Patamar 2, com custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh consumidos.

bernadetealves.com

A decisão da Aneel em estabelecer a bandeira vermelha 2, nível mais alto de taxa para cobrança de energia a partir de 1º de dezembro,revoga a que a agência havia estipulado em meio deste ano, que dizia que, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a bandeira verde ficaria acionada até o dia 31 de dezembro.

A justificativa para a revogação no último mês do ano foi a queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia. “Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, disse o diretor-geral da Aneel , André Pepitone.

bernadetealves.com
Sede da Aneel na SGAN 603, Asa Norte, Brasília – DF

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no país.

No sistema atual, que estava suspenso desde maio, na cor verde, não há cobrança de taxa extra, indicando condições favoráveis de geração de energia no país. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,343 a cada 100 kWh consumidos.

bernadetealves.com
Conta de luz fica mais cara a partir de 1º de dezembro de 2020

Quando a produção nas usinas hidrelétricas está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.