Brasília Iluminada espalha magia e esperança para um novo tempo

bernadetealves.com
Esplanada dos Ministérios e Eixo Monumental vistos de cima

O Governo do Distrito Federal inaugurou na noite do dia 18 o projeto Brasília iluminada – Capital da Esperança, para espalhar magia, fé e esperança para um novo tempo.

A iniciativa, promovida pelo GDF, conta com 415.770m² de área enfeitada com luzes, árvores coloridas luminosas, espaço cultural para apreciar o céu da cidade, além de um presépio virtual entre a Esplanada dos Ministérios, Eixo Monumental e a Praça do Cruzeiro. A programação prevê shows de luzes diariamente, com projeção acompanhada de música  até 17 de janeiro.

bernadetealves.com
Brasília Iluminada espalha magia e esperança para um novo tempo

No ano em que a capital federal completou 60 anos e que o mundo foi afetado pela pandemia de Covid-19, as luzes de Natal celebram a identidade brasiliense, a história da capital e proporcionam momentos de paz, alegria e diversão para todas as idades.

bernadetealves.com

O lançamento do projeto teve início na Praça do Cruzeiro, com a participação da Orquestra Filarmônica de Brasília e de seu coral. Tablados de madeira foram colocados no gramado para que a população pudesse assistir à inauguração da iluminação na Praça do Cruzeiro e as músicas natalinas com segurança e distanciamento social.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

A ligação oficial das luzes foi feita pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social, do secretário de Governo José Humberto Pires, da secretária de Turismo Vanessa Mendonça, do secretário de Economia André Clemente  e do secretário de Cultura e Economia Criativa Bartolomeu Rodrigues, dentre outras autoridades.

bernadetealves.com
Mayara Noronha Rocha com a secretária de Turismo Vanessa Mendonça, de Economia André Clemente e de Governo José Humberto

Um show de fogos de artifício na Praça do Buriti iluminou o céu da capital. O anexo do Palácio do Buriti também ganhou cores em uma iluminação especial, assim como a Esplanada dos Ministérios.  

O secretário de Economia, André Clemente, afirmou que o Governo do Distrito Federal se mobilizou para que o Natal fosse um momento de esperança para a população de Brasília. “Foi um ano difícil, mas um ano que nos fez mais flexíveis, nos tornou maiores e mais resilientes. Esse é um Natal de luz, que vai iluminar a cidade, quando todos achavam que não haveria luz nem o que celebrar”, declarou Clemente.

bernadetealves.com
Brasília Iluminada espalha magia e esperança para um novo tempo, no Palácio do Buriti

A decoração de Natal valoriza elementos que caracterizam os traços da identidade brasiliense, como a arquitetura e o cerrado. O projeto compreende dez eixos: Árvore Sonho e Realidade, árvores decorativas, Espaço Luz, Quadrante dos Presentes, Bolas Decorativas, Túneis Flor do Cerrado e Pórticos de Entrada, Praça do Buriti, point cultural Céu de Brasília, presépio virtual Luz do Mundo e o Trenó Luz. Totalizando 415.770 m² de área implantada com todos os eixos do projeto, a iniciativa é inédita na capital.

bernadetealves.com
Secretário de Economia André Clemente, na inauguração do projeto Brasília Iluminada – Capital da Esperança

O Brasília Iluminada é resultado do trabalho entre Secretaria de Economia, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social e com recursos da CLDF. O grupo de trabalho que organizou o projeto teve o cuidado de garantir que as atrações fossem totalmente gratuitas e que tivessem o acesso facilitado para pessoas com deficiência, idosos e crianças.

Todas as Regiões Administrativas terão atividades durante o calendário programado até janeiro como o Trenó Luz que vai conduzir o Papai Noel. “Esse é um governo que cuida das pessoas, independentemente de onde sejam. Nossas atrações vão visitar todas as cidades e levar uma mensagem de esperança para a população”, disse o secretário André Clemente.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, destacou os esforços do governo para a construção do projeto. “Deixo um agradecimento especial ao nosso governador Ibaneis Rocha, nosso maestro, que transformou e ressignificou a nossa capital. Em um ano tão difícil, temos o orgulho de ter transformado esse sonho em realidade. A capital mais linda do mundo oferece para sua população essa experiência com todos os cuidados necessários”.

bernadetealves.com
Brasília Iluminada espalha magia e esperança para um novo tempo no Palácio do Buriti

Além de embelezar a cidade e encantar quem visita a decoração ao longo do Eixo Monumental, o Natal Iluminado tem impactos positivos como a geração de renda e o incremento ao Turismo.

Fotos: Joel Rodrigues /Agência Brasília