Alimentos que promovem sorte e prosperidade para o Ano Novo

bernadetealves.com
2020: os aprendizados da pandemia do novo coronavírus

O ano de 2020 sacudiu o mundo e virou nossa cabeça para baixo. Os 365 dias trouxeram muita apreensão, provações, aprendizados, experiências em vários sentidos e ressignificaram a vida de milhares de pessoas. O 2020 chega ao fim mas a fé e esperança em novos tempos continuam.

Vamos virar a página sem esquecer as lições, aprendizados e ensinamentos que a pandemia do novo coronavírus trouxe. O desejo é que o 2021 chegue com saúde, paz, vacina e prosperidade.

A melhor chance que a vida pode nos dar é o começo de um novo ano. Enquanto ele não chega vamos seguir  a sabedoria popular e dar uma ajudinha na sorte, comendo alimentos certos que trazem consigo boas vibrações e muitos significados, na hora da virada.

bernadetealves.com
Uva e Romã promovem sorte e prosperidade para o Ano Novo

Comer uva, lentilha,cereja, carne de porco, peixe, arroz, acelga, maçã,laranja, alho-poró, tangerina,  repolho, romã e frutas secas, na virada do ano podem ajudar a entrar protegido no Novo Tempo. 

Acredita-se que na virada do ano não se deve comer nenhum tipo de carne de animais, que andem para trás, como aves, porque estes representam um atraso de vida.

Lentilha significa fartura

bernadetealves.com
Lentilha significa fartura

Esse alimento é cultivado no mundo todo, mas sua origem é asiática. E está há muitos anos por aqui sendo alimentos de vários povos, desde a Pré-História. Mas foram os italianos que atribuíram significado a esse alimento no final do ano. Segundo a tradição, comer lentilhas na virada atrai muita sorte e prosperidade para o próximo ano. A explicação para essa crença é que o formato do grão de lentilha se assemelha ao de uma moeda.

Independente da crena a lentilha traz vários benefícios para a saúde. Dentre eles está o fortalecimento do sistema imunológico e a presença de fibras. Além disso, é fonte de magnésio, o que ajuda no bom funcionamento do sistema cardiovascular. Por fim, é um alimento altamente proteico.

Peixe pode trazer sorte e fertilidade

bernadetealves.com
Peixe promove abundância, sorte e fertilidade para o Novo Ano

O peixe faz parte do cardápio da virada em diferentes culturas e por motivos distintos. Para os cristãos, esse foi o alimento que Cristo multiplicou, e por isso traz sorte. Já para os japoneses, seu consumo vai trazer fertilidade – visto que esses animais colocam vários ovos de uma vez só. Por fim, há quem acredite que essa é uma das poucas carnes que deve ser consumida no último dia do ano, já que é um animal que se movimenta apenas para a frente.

No Brasil, o bacalhau é consumido nos jantares de fim de ano. Na China, vale servir peixes inteiros, com rabo e cabeça, para garantir um bom ano do início ao fim. “Qualquer pescado, consumido na ceia, simboliza a abundância”, dizem os chineses.

Independente da crença o peixe faz bem para a saúde por ser rico em ômega 3, que por sua vez controla os níveis de açúcar no sangue e contribui para a queima de gorduras. Além do mais aumenta a longevidade

Carne de Porco traz progresso

bernadetealves.com
Carne de porco proporciona progresso

O porco simboliza progresso por empurrar o focinho para frente quando está em busca de comida. A maioria dos brasileiros também acredita nesta crença e por isso, a carne de porco é uma das comidas mais pedidas no Ano Novo. Assim como na Áustria, Cuba, Espanha e Hungria

A carne do porco traz sim diversos benefícios para saúde, desde que preparada sem muita gordura, claro. Entre os principais podemos citar a presença de minerais como potássio, zinco e magnésio. Além disso, é um alimento aliado do coração por prevenir a arritmia cardíaca.

Frutas secas representam fartura

bernadetealves.com
Frutas secas representam fartura

Representam fartura e ainda possuem propriedades rejuvenescedoras. Por isso são ideais para  entrar no Ano Novo com expectativa de abundância e ainda mais saúde.

Cheias de benefícios, saborosas e, melhor ainda, são ótimas opções para lanches intermediários por serem práticas e fáceis de levar para o trabalho pois tiram a vontade de comer doces sem fugir da dieta. As frutas secas mais conhecidas são damasco, ameixas, uvas passas e tâmaras, cada uma tem o seu benéfico em particular.

São ricas em  vitaminas e minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês, que desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida.

Uva traz dinheiro

bernadetealves.com
Uva promove sorte e prosperidade

A uva também é relacionada à boa sorte e prosperidade. Segundo a tradição, “é preciso comer 12 uvas após a virada do ano, , mentalizando realizações positivas para cada mês do próximo ano.  Feito isso, guarde as sementes para atrair prosperidade.

Na Espanha, por exemplo, acredita-se que a doçura de cada uva prevê como cada mês será. “Se a terceira uva é amarga, por exemplo, março pode ser um mês difícil”, dizem os espanhóis.

Alho-poró

Um alimento que para os judeus possui proteção contra todo tipo de negatividade e o que vem do mal. Então já sabe: alho-poró não pode faltar na mesa durante a virada!

Arroz representa abundância, felicidade e riqueza

bernadetealves.com
Arroz representa abundância, felicidade e riqueza para o próximo ano

O arroz está presente em todos os povos e culturas do mundo e representa abundância, felicidade e riqueza. Além de gostoso faz bem para a saúde.

O arroz é fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo. Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares

Romã é símbolo da abundância

bernadetealves.com
Romã é símbolo de abundância

Outra simpatia bem conhecida no Brasil é a de comer romã na virada do ano. A romã é uma fruta que possui muitas de sementes, e por isso é considerada um símbolo da abundância, o que não se aplica só na questão financeira, já que em algumas culturas casais que querem ter filhos também apostam no seu consumo na virada de ano. A fruta é associada à fartura, fertilidade e prosperidade.

Recomenda-se que depois de comer a fruta, à meia-noite, sejam guardadas três sementes de romã embrulhados em um pedaço de papel, que deve ficar guardado dentro da carteira, durante todo o ano.

A romã é conhecida pelos benefícios que traz ao cérebro, já que a fruta melhora as nossas funções cognitivas. Ela também é ótima para manter o bom fluxo de sangue no corpo, e por isso é uma grande aliada da saúde do coração.

Cereja, sensualidade e amor

bernadetealves.com
Cereja promove o amor e a sensualidade

Sua cor vermelha faz dela uma fruta exótica, delicada e requintada. Geralmente é associada à sensualidade e romantismo. Ou seja: quer muito amor em 2021? Então não pode faltar cerejas na mesa durante a virada!

Laranja e Tangerina

Na Ásia, são consumidas frutas como laranja e tangerina, por serem redondas e terem a cor próxima ao tom do ouro. Da mesma forma que as uvas, cada fruta representa um mês. Caso uma esteja azeda ou amarga, presta-se atenção redobrada ao mês correspondente.

Maçã, fecundidade da vida

bernadetealves.com
Maçã promove a fecundidade da vida

A fruta é relacionada à fecundidade da vida e de cada indivíduo. Mas não somente no sentido de procriação, mas de criação. Que tal inserir maça na sua ceia de virada e criar um monte de coisas boas e positivas no próximo ano?

Repolho

bernadetealves.com
Acelga e repolho Alimentos promovem sorte e prosperidade para o Ano Novo

Na Alemanha este alimento representa sorte, por isso, o chucrute não pode faltar na ceia desse povo. Na ceia dos alemães, quanto mais chucrute no prato, maior será a abundância.

Acelga

A acelga possui folhas arrendondadas que simbolizam o movimento circular da vida. Comer acelga garante mais vitalidade e força para entrar em 2021 com a energia recarregada!

bernadetealves.com
Alimentos que promovem sorte e prosperidade para o Ano Novo

Vamos comer alimentos que trazem sorte não só na virada como sempre que possível. Vamos fazer os próximos 365 dias serem ainda melhores que os que acabaram de passar.