Camellia Sinensis: a mãe do verdadeiro e poderoso chá

bernadetealves.com

Alimentação saudável  e os  chás de ervas medicinais, mantém o bom estado de saúde e auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças, especialmente neste momento de pandemia que estamos vivendo agora.

A instabilidade, insegurança, dor e sofrimento tem sobrecarregado todos nós. As alterações bruscas da rotina colocam todos nós diante da vivência de esgotamento físico e emocional. Para amenizar este estado de tensão, fortalecer o organismo e prevenir o surgimento de doenças, especialistas recomendam investir em chás.

bernadetealves.com
Colheita das folhas da Camellia Sinensis: a mãe do verdadeiro e poderoso chá preto, branco, amarelo e verde

Para a medicina chinesa, o chá de Camellia Sinensis, contribui para o bem-estar, pois combate o estresse de forma natural, aumenta a resistência, favorece a regeneração da pele, fortalece a visão, melhora a circulação, estimula o fígado, melhora a concentração e ainda rejuvenesce.

A Camellia sinensis faz parte da família botânica Theaceae e foi catalogada inicialmente  como Thea sinensis pelo botânico sueco Carl Von Lineé (também conhecido por Carl Linnaeus ou Carolus Linnaeus), no século XVII. Posteriormente, foi movida para o gênero Camellia pelo botânico Robert Sweet.

bernadetealves.com
Broto da Camellia Sinensis: a mãe do verdadeiro e poderoso chá branco

A planta é nativa da Ásia e atualmente é a maior região produtora do mundo.Parecida com um arbusto selvagem, a árvore do chá pode chegar até 30 metros de altura.Nas plantações de chá são feitas podas frequentes para que não ultrapasse 1,5 metro. 

Ela produz folhas na cor verde, que pode variar do tom claro ao escuro,  com tamanhos  que variam de 1 a 5 centímetros. Apesar da raridade, a planta produz pequenas flores brancas, que são reprodutoras de sementes, geralmente de 1 a 5 por botão. A florada não é tão comum nas plantações, devido às colheitas frequentes dos brotos e folhas novas.

Há mais de 5000 anos que as folhas de plantas medicinais são utilizadas para fins medicinais na China. Mas só no século VI é que o chá se tornou uma bebida popular e o seu consumo espalhou-se, por toda a Ásia. Os monges budistas japoneses, que tinham aprendido a apreciar os efeitos benéficos do chá verde sobre a capacidade de concentração, começaram a cultivar as primeiras plantas do chá no Japão, no século VIII.

No Brasil e em Portugal, qualquer bebida feita por processo de infusão de frutos, folhas, raízes e ervas é chamado de chá. Na Índia, o “verdadeiro” chá é uma bebida produzida a partir das folhas da Camellia sinensis, que produz o chá verde e também o chá vermelho.

Os benefícios do chá verde, são conhecidos dos pesquisadores. São diversos componentes químicos presentes nas folhas e brotos da planta que possuem ação antioxidante, antiinflamatória e quimioprotetora, protegendo a saúde de diversas doenças.

bernadetealves.com
A beleza das flores da Camellia Sinensis: a mãe do verdadeiro e poderoso chá

O chá verde é uma fonte interessante de minerais, destacando-se o teor especialmente significativo de fluoreto. A planta do chá (Camellia sinensis) é a planta alimentar com teor mais elevado de fluoreto. A planta medicinal é rica em cafeína, dá energia, ajuda a manter o peso, diminui o colesterol ruim e o surgimento de doenças cardíacas.

Os chás da Camellia sinensis são classificados em 8 tipos básicos de acordo com o beneficiamento das folhas, são estes: chá branco, chá verde, chá amarelo, chá vermelho, chá preto, oolong, matcha e banchá, todos são extraídos da mesma erva, os benefícios são praticamente os mesmos.Estes chás contêm cafeína e por isso o seu consumo não é recomendado tomar a noite e nem por pessoas  hipertensas.

bernadetealves.com
Camellia Sinensis: a mãe do verdadeiro e poderoso chá da Índia

Os asiáticos recomendam não adoçar o chá, pois o açúcar (seja de qual for) cancela a maioria dos benefícios saudáveis. Mas se alguém prefere chá doce, opte por 1 colher (de chá) de mel de abelha. Com o mel, o chá perde o benefício de ser anti-diabetes, mas mantém os outros benefícios citados.

O melhor  horário para consumir este chá é após o almoço. Tomá-lo uma vez por dia é suficiente para obter os benefícios saudáveis. Embora o chá seja reconhecido em inúmeros estudos, antes de tomá-lo é bom consultar profissionais médicos.

bernadetealves.com
Camellia Sinensis: a mãe do verdadeiro e poderoso chá

Variações de chá da planta Camellia sinensis 

Chá branco (White Tea), é obtido a partir dos brotos e flores jovens da planta, sendo colhidas cerca de 2 vezes ao ano antes de oxidarem, por isso sua cor mais clara, e sabor mais suave.

Chá verde (Green Tea),é feito a partir das folhas e botões da planta, sendo que estas após colhidas recebem uma vaporização e uma secagem natural, preservando os polifenóis naturais, possui um sabor mais amargo devido ao alto teor de catequinas.

Chá amarelo (Yellow Tea), possui um tempo maior de secagem fazendo com que suas folhas fiquem em um tom mais amarelado, isso faz com que seja apreciado por seu sabor suave e refrescante.

Chá vermelho (Red Tea), as folhas são armazenadas geralmente em barris, para que passem pelo processo de fermentação e secagem, onde obtém uma cor mais terrosa.

bernadetealves.com
Camellia Sinensis: a mãe do verdadeiro e poderoso chá preto (Black Tea)

Chá preto (Black Tea), é um dos chás mais consumidos em todo o mundo, é derivado das folhas envelhecidas pela oxidação tornando-as negras, apresentando um sabor bem acentuado.

 Chá oolong é o tipo intermediário entre o chá verde e o chá preto, é obtido após as folhas sofrerem uma secagem rápida e então serem submetidas a um processo de fermentação sendo interrompido rapidamente, isto confere a este chá quantidade considerável de catequinas, apresentando sabor menos amargo quando comparado ao chá preto.

Chá matcha, as folhas são colhidas apenas uma vez ao ano, pois antes das folhas aparecerem as plantações são protegidas da luz solar. Este processo força as plantas a lutarem por seu crescimento, resultando em folhas alongadas, finas e macias, ricas em aminoácidos e clorofila.

Chá banchá é feito a partir de folhas maduras, sendo rico em catequinas, apresentando um sabor mais suave quando comparado ao chá verde.

Livros antigos relatam que o médico holandês Nicolas Diveks (1593 – 1674) elogia as virtudes do chá com as seguintes palavras: “Não há nada que supere o chá. Beber chá afasta todas as doenças possíveis do ser humano e propicia uma vida longa. O chá dá energia e é muito útil para aqueles que estudam ou trabalham à noite. É perfeitamente correcto beber doze chávenas de chá por dia.”

Fontes de pesquisa: CARPENEDO, F. B.,et al. O uso do chá verde no tratamento do emagrecimento – revisão sistemática. Rev. Bras. de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. SP. V.3, n. 18, p. 492 – 497, nov. / dez. 2009. NISHIYAMA, M. F.,et al. Chá verde brasileiro (Camellia Sinensis var assamica): efeitos do tempo de infusão, acondicionamento da erva e forma de preparo sobre a eficiência da extração dos bioativos e sobre a estabilidade da bebida. Cienc. Tecnol. Aliment. Campinas. P. 1914-196, maio,2010.