Alerta do Inmet: Janeiro será bem chuvoso

bernadetealves.com
Ponte JK, no Lago Sul, sob chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para um mês excessivamente chuvoso. O ano de 2021 começou com chuvas e temperaturas entre 18ºC e 28ºC e o mês deve ser marcado por tempo instável e umidade entre 45% e 100%.

O Inmet e a Defesa Civil alertem para o perigo de chuvas fortes. Neste primeiro fim de semana de 2021, foi emitido um alerta laranja para o risco de precipitação intensa e queda de granizo, além de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Segundo o Inmet  Janeiro é um período de temperaturas altas, mas ao mesmo tempo de muitas chuvas no DF. É um período que não dá para fazer muitos planos ao ar livre a não ser no  próximo sábado (9) e no domingo (10), o sol pode voltar a reinar.

“O verão de Brasília é majoritariamente chuvoso, mas os dias de sol, normalmente são de muito calor. Janeiro é um mês com muita variação”, diz a meteorologista Naiane Araújo.

A instabilidade do Centro-Oeste se deve a um corredor de umidade oriundo da região Norte. O tempo  vai continuar instável na região ao longo de toda a semana. Por isso, o Inmet  indica a possibilidade de chuvas intensas com até 100 mm em um único dia.

bernadetealves.com
Catedral de Brasília sob chuva intensa

Em caso de temporal, as orientações da Defesa Civil são:

  • Evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como celeiros, tendas ou barracos, e veículos sem capota, como tratores motocicletas ou bicicletas. Espaços abertos, como campos de futebol e estacionamentos também não são indicados;
  • Não entrar em piscinas ou lagos. Em rios e cachoeiras, o problema é agravado pela possibilidade de tromba d’água;
  • Não segurar objetos metálicos longos, como varas de pesca e tripés, além de não empinar pipas ou aeromodelos com fio;
  • Se for motorista, não passa por locais alagados;
  • Caso ocorra destelhamento da residência, a orientação é permanecer dentro da casa e procurar abrigo, como uma mesa ou cama;
  • Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.