Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar: adoradores do Poderoso Menino Jesus

bernadetealves.com

Dia de Reis, 6 de Janeiro,  encerra as festividades natalinas, quando se desmontam as árvores de Natal, presépios e retiram-se os enfeites. Essa data é popularmente chamada entre os cristãos de Epifania. Para a Igreja Católica a data marca o inicio do chamado “Tempo Comum”, até a chegada da quaresma que começa no dia 17 de fevereiro, antecedendo a Páscoa que será  em 4 abril 2021.

Segundo a Bíblia Sagrada (Mateus 2, 1-12) os Santos  Reis Magos foram homens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para visitar e adorar o Deus Menino, Jesus Cristo, em Belém.

Conta a história que o rei Herodes havia pedido a três homens sábios e generosos de diferentes idades,que saíssem em busca do Menino Jesus, anunciado- o como o Salvador. Quando o localizassem, deveriam voltar para que Herodes também pudesse adorá-lo.

africano Baltazar, de 40 anos, o asiático Gaspar, de 20 anos, e o europeu Belchior (ou Melchior), de 70 anos, foram os primeiros a visitar o Menino Jesus. Guiados pelo Espírito Santo e por uma estrela no céu, que brilhava mais forte que as outras, eles chegaram até o local onde Maria havia dado à luz ao Menino Jesus.

Os nomes deles já representam a importância do acontecimento: Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”Belchior, “meu rei é luz”, e Baltazar, “Deus manifesta o rei”. Eles representavam a raça humana de todo o mundo, cada um era de uma etnia e idade diferente.

bernadetealves.com
Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar: adoradores do Poderoso Menino Jesus

Os magos ofereceram presentes com significados especiais. Belchior entregou-lhe ouro em reconhecimento da realeza e prosperidade; Gaspar deu incenso em reconhecimento da divindade; Baltazar deu mirra em reconhecimento da humanidade.

A festa de Reis é uma homenagem religiosa de origem portuguesa do século XVII e que só chegou ao Brasil, no século XVIII. Esta data é celebrada de forma diferente. Em muitos países, a troca de presentes do Natal, só ocorre no dia 06 de janeiro, o Dia de Reis ou dos Três Reis Magos.

Muitas pessoas aproveitam o dia para fazer orações, rituais e simpatias para atrair boas energias, sorte, prosperidade, saúde e amor durante  todo o ano. A comemoração é chamada Folia de Reis e também varia de acordo com o país. No Brasil, alguns grupos caminham pelas cidades e comem o tradicional Bolo de Reis.

bernadetealves.com
Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar: adoradores do Poderoso Menino Jesus, O Rei dos Reis

No evangelho de São Mateus, a visita dos Santos Reis é assim descrita: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: onde está o recém-nascido rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos para prestar-lhe homenagem” (Mt 2, 1-3). Esta passagem mostra que os pagãos e os povos que viviam além de Israel reconheceram Jesus como o Salvador. Ouro, incenso e mirra simbolizam as riquezas e os perfumes da Arábia, oferecidos como tributo ao Rei dos Reis. O ouro representa a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, a imortalidade do Messias.

Esperamos que a mesma estrela que iluminou os Santos Reis Magos até o Menino Jesus, que possa também iluminar a nossa vida. A viagem dos Reis Magos é “uma viagem da alma, como um caminho rumo ao encontro com o Rei do Universo, o Rei dos Reis, o nosso Salvador”.

bernadetealves.com
Reis Magos Baltazar, Belchior e Gaspar: adoradores do Poderoso Menino Jesus, o Rei dos Reis

Simpatia de Reis – Prosperidade e Harmonia da Casa

Esta simpatia é para trazer muito amor, prosperidade, para ter paz no seu lar e ter alívio a todo este sofrimento com a pandemia .

Escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de sua casa, os nomes dos Reis Magos: Baltazar, Belchior  e Gaspar, um ao lado do outro. Mentalize: ”Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam saúde, prosperidade, boas energias para esta casa, protegendo todos os meus familiares”.

Oração aos Santos Reis Magos para fortalecer a casa

“Obrigado, Santos Reis, pois tanto nos ensinastes, através do gesto de reconhecimento de que o menino da manjedoura é o Rei do universo, é o Divino e é o Redentor. Ofereceste-lhe ouro: o menino é Rei. Ofereceste-lhe incenso: o menino é Divino. Ofereceste-lhe mirra: o menino é Redentor. Queridos Santos Reis! Intercedei por nós para que possamos ser verdadeiros adoradores do menino da manjedoura de Belém e podermos ofertar-lhe o bem mais precioso que recebemos do Pai Eterno: a vida. Ó bondosos Santos Reis, ajudai-nos, amparai-nos, protegei-nos e iluminai-nos! Derramai vossas bênçãos sobre nossas famílias, colocando-nos debaixo de vossa proteção, da Virgem Maria, a Senhora da Glória, e São José, o “Pai de Coração”.  Nosso Senhor Jesus Cristo, Menino do Presépio, seja sempre adorado e seguido por todos nós. Amém!