Eucalyptus deglupta: a obra de arte da natureza

A natureza é grandiosa, cheia de surpresas e encantamentos principalmente nas ilhas. Seja pela variedade de suas cores, seja pela flores, praias com areias coloridas ou a diversidade de atrações naturais. Dentre essas belezas está um “arco íris permanente”, o Eucalyptus deglupta, uma das árvores mais bonitas do mundo.
O eucalipto tradicional é famoso por suas folhas perfumadas e por serem a principal fonte de alimento de alguns animais, como os coalas, o Eucalyptus deglupta, originário da Ilha Mindanao, Filipinas, chama a atenção pelas cores que esconde dentro de si.

A árvore é conhecida popularmente como eucalipto arco-íris, Mindanao ou goma colorida. É encontrada também na Austrália, Indonésia e Nova Guiné. A madeira é usada em mobiliário, construção naval e para a produção de pasta de celulose. A boa qualidade da fibra para a indústria da pasta e do papel, têm permitido a expansão desta espécie para outros países com clima similar, como o Brasil, Malásia, Costa do Marfim, Gana.
A espécie rústica e pioneira pode ser utilizada em áreas de reflorestamento com solos pobres, arenosos ou de recente atividade vulcânica.

Segundo o Centro Agroflorestal Mundial (World Agroforestry Centre), órgão de pesquisa e proteção de florestas, o Eucalyptus deglupta, pode chegar até 76 metros e 240 centímetros de largura. O arco-íris surge quando o eucalipto solta suas cascas a medida que vai envelhecendo. Seu tronco é considerado uma das mais impressionantes criações do mundo das árvores.
Cada camada de casca vai envelhecendo lentamente, e muda de verde brilhante até o verde escuro. Depois, ganha um tom azulado até se tornar roxo. Em seguida, muda de rosa até o tom de laranja, até finalmente atingir a cor marrom, onde ocorre a esfoliação.

Com o passar do tempo as cores vão variando e se misturam formando um espetacular arco-iris permanente. Cada árvore tem um padrão de cor e a floresta vira uma obra de arte viva.
Este processo ocorre continuamente, formando manchas coloridas em diferentes estágios, criando a impressão de que a árvore foi misteriosamente pintada. Ambientalistas e fotógrafos dizem que , o Eucalyptus deglupta é “uma verdadeira obra de arte da natureza”. Eles têm razão. É uma árvore formosa.

O Eucalyptus deglupta chegou ao Hawaii em 1929, quando foi introduzida no Jardim Botânico de Wahiawa para reflorestamento. Essa espécie de eucalipto, vista como criação exótica, chegou a China, Taiwan, Costa Rica, Cuba, Honduras, Malásia e Porto Rico.



O eucalipto foi classificado em 1832, pelo alemão Carl Ludwig Blume, que lhe empresta o nome. A contribuição de Blume foi ter feito o primeiro relato escrito e detalhado para conhecimento público.
Mudas de eucalipto arco-íris são comercializadas no Brasil. Com o auxílio de um engenheiro agrônomo é possível cultivar esta árvore naturalmente enfeitada para colorir nossos dias com as cores vivas de seu tronco.