Temporal deixa marcas no Distrito Federal

O entardecer e a noite do dia 26 de janeiro de 2021 foi de apreensão em todo o Distrito federal. Os ventos a 70km/h, chuvas fortes e granizo, deixaram rastros por onde passaram. O Plano Piloto, Sudoeste, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Águas Claras e Lago Norte estão entre as áreas mais afetadas.
Corpo de Bombeiros registrou pelo menos 30 ocorrências de queda de árvores e algumas sobre carros como na quadra 704 da Asa Norte e outras danificando prédios.

Na quadra 308 Norte, uma árvore caiu, ao lado de um prédio residencial, e alguns galhos chegaram a entrar pela janela do apartamento. Houve registros, também, de vários acidentes de trânsito mas, felizmente, sem vítimas.

Em um estacionamento no Parque da Cidade, a tenda de testes rápidos para a covid-19 foi arrastada. No momento, a velocidade do vento chegava a 70 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Galhos de árvores quebraram vidraças e destruíram persianas causando avarias em gabinetes do Palácio do Buriti, sede do Executivo local.
Segundo o Inmet, o temporal ocorreu devido a um ciclone que perdeu força, somado a uma instabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas chegando a 31 graus, nebulosidade e baixa umidade. Esse fenômeno em plena estação chuvosa é chamado de veranico.

A meteorologista Andrea Ramos informa que a quantidade de chuva de ontem foi de 56 milímetros, na região central do DF, que foi a mais atingida pela tempestade. No Plano Piloto, em uma hora resultou um volume esperado para 25 dias de janeiro. A meteorologista diz que a média de chuvas esperada para janeiro é de 209,4 milímetros, e, até segunda, o DF já tinha atingido a marca de 207.2 milímetros.

Nesta quarta-feira, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital informou que pelo menos 50 árvores caíram na região do Eixo Monumental. Mais de 800 funcionários da Novacap já estão atuando para recolher os estragos do temporal. A companhia estima que será preciso trabalho de poda e recuperação de mais de 200 árvores no DF.
Com a chuva forte, também houve descargas atmosféricas e falta de energia em algumas regiões. Segundo a Companhia Energética de Brasília(CEB), até às 19h42 foram registrados 435 chamados em todo o Distrito Federal e até a manhã desta quarta-feira(27) mais 345 chamados para falta de energia.
A previsão para hoje é de mais chuva e com rajadas de vento. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e o Inmet recomendam que a população tome muito cuidado durante as chuvas fortes e em situação de emergência ligue 193 e 199.
Fotos: TV Globo/Reprodução.