Kombucha: o chá fermentado que revigora aparelho digestivo

bernadetealves.com
Kombucha: o chá fermentado que revigora o aparelho digestivo

O Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir do chá preto adoçado que é fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde, sendo por isso uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal

O kombucha é utilizada na China há cerca de dois mil anos e envolve uma cultura de doar e receber, uma vez que as bactérias, chamadas de Scoby, são doadas para que outras pessoas iniciem a produção. A bebida tem sabor parecido com uma cidra espumante de maça.

O chá preto com açúcar branco são os ingredientes mais usados para fazer kombucha, mas também pode-se usar outras ervas e ingredientes adicionais, como chá verde, chá de hibisco, chá mate, suco de frutas e gengibre, para chegar a um sabor mais agradável ao paladar.

bernadetealves.com
Kombucha: o chá fermentado que revigora o aparelho digestivo

Segundo estudiosos os benefícios da bebida probiótica são maiores do que quando os chás preto ou verde são tomados na sua forma tradicional, e por isso essa bebida vem sendo utilizada como um poderoso auxílio para a saúde.

  • Contribuir para emagrecer porque regula o apetite e diminui a obesidade;
  • Combater a gastrite, por atuar eliminando a bactéria H. pylori, umas das grandes causas de gastrite;
  • Prevenir infecções intestinais, por combater outras bactérias e fungos que causam doenças no intestino;
  • Atuar como desintoxicante, por se ligar a moléculas tóxicas no organismo e estimular sua eliminação pela urina e pelas fezes;
  • Aliviar e prevenir problemas como gota, reumatismo, artrite e pedras no rins, por desintoxicar o organismo;
  • Melhorar o funcionamento do intestino, por equilibrar a flora intestinal ter ação laxante;
  • Equilibrar o pH do sangue o que deixa o corpo naturalmente mais forte para prevenir e curar doenças;
  • Reduzir o estresse e combater a insônia, sendo uma boa opção para períodos de maior stress ou provas;
  • Reduzir a dor de cabeça e a tendência às enxaquecas;
  • Melhorar o funcionamento do fígado, sendo uma boa opção para depois de tomar antibióticos;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes e atuar no intestino;
  • Prevenir doenças como diabetes e câncer porque melhora o funcionamento de todo corpo;
  • Normalizar a pressão arterial;
  • Diminuir os sintomas da menopausa;
  • Prevenir infecções urinárias porque é uma boa fonte de líquidos, que irá produzir mais urina.
bernadetealves.com
Tomás Faquini e Nanda Picorelli, produtores da bebida probiótica em Brasília

Esta bebida com vários benefícios está conquistando o paladar dos brasilienses graças ao empenho do casal Tomás Faquini e Nanda Picorelli. Desde 2020 eles estão produzindo artesanalmente o Kombucha, com a assistência técnica da Emater, no Núcleo Rural Cachoeirinha, em São Sebastião, e comercializando  na feira da 215 Norte, aos sábados.

“Por enquanto, fazemos tudo na propriedade, seguindo as normas de higiene e segurança, mas o projeto é construir uma agroindústria, pois planejamos aumentar a produção”, conta Tomás, que até o ano passado trabalhava como fotógrafo. Todos os insumos usados na fabricação do kombucha são orgânicos e cultivados na própria chácara do casal.

Tomás e Nanda batizaram a Bombucha de “Ouro da Terra”. Os planos do casal é aumentar a produção para  600 litros por mês.

bernadetealves.com
Kombucha: o chá fermentado que revigora o aparelho digestivo, produzido em Brasília

A gerente do escritório da Emater em São Sebastião, a engenheira agrônoma Maíra Teixeira de Andrade, disse que  a empresa agora vai ajudar o casal a desenvolver o projeto da agroindústria. “Com as instalações, eles poderão obter autorização para entregar o produto em estabelecimentos comerciais, aumentando as possibilidades de elevação da renda”.

“Nossa missão é contribuir para o crescimento do produtor rural em todos os aspectos — econômico, social e ambiental — e garantir, dessa forma, a segurança alimentar da população”, garante Maíra de Andrade.

A Emater é uma empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e do Entorno. Anualmente, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

bernadetealves.com
Kombucha: o chá fermentado que revigora o aparelho digestivo

Tomás e Nanda,  tiveram suas atividades afetadas pela crise sanitária e saíram de busca de alternativas. Segundo eles a pandemia trouxe uma reflexão sobre a saúde. “Nossa produção está conectada com a nova situação: o foco é o bem-estar, não só o nosso, mas também do nosso cliente”.

Cuidado com o consumo excessivo da Kombucha  porque pode levar a um aumento do peso, pois a bebida possui um elevado teor de açúcar. Existem casos, como grávidas e lactantes, em que o consumo de kombucha não é aconselhado, pois esta bebida pode favorecer a produção de heparina, prejudicial no terceiro trimestre da gravidez.

Fotos: Emater-DF