GDF começa vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 80 anos

bernadetealves.com
GDF começa vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 80 anos

O primeiro dia do mês de fevereiro é especial para os idosos com 80 anos ou mais. É que o GDF inicia a vacinação contra a Covid-19, às 13h, em 36 endereços da capital. A Secretaria de Saúde reforça que não há necessidade de correria, pois há vacina para todos os contemplados nesta etapa da vacinação.

São 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS), três escolas, duas quadras poliesportivas e uma policlínica. No local, será preciso apresentar o documento de identidade e é obrigatório o uso de máscara. O GDF  espera vacinar 42.355 pessoas nessa faixa etária.

A Secretaria de Saúde informa ainda que, em todos os locais de vacinação, haverá profissionais que vão fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias, como o distanciamento social, para evitar aglomerações.

bernadetealves.com
GDF começa vacinação contra Covid-19 em idosos acima de 80 anos neste 1º de fevereiro

Locais de vacinação no Plano Piloto, Lago Norte, Lago Sul e Cruzeiro

Asa Norte
UBS nº 2 Asa Norte, EQN 114/115, Área Especial

Asa Sul
UBS nº 1 Asa Sul, SGAS 612, Lotes 38/39, L2 Sul

Cruzeiro
UBS nº 2, Setor Escolar, Lote 4, Cruzeiro Velho

Lago Norte
UBS nº 1 Lago Norte, SHIN, QI 3, Área Especial

Lago Sul
Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21

bernadetealves.com

A vacinação nas Regiões Administrativas será nas UBS, QC, Caic e escolas. As regiões de Saúde de cada cidade dispõe dos locais.

bernadetealves.com

No caso da CoronaVac, o intervalo entre a primeira e segunda doses é de 14 a 28 dias, já com a vacina de Oxford, esse intervalo é de até 90 dias.

bernadetealves.com
bernadetealves.com

A aplicação das doses por drive-thru começa na terça (2) das 8h às 17h, sem intervalo de almoço, nos seguintes endereços:

  • Parque da Cidade
  • Pontão do Lago Sul
  • Faculdade Unieuro, em Águas Claras
  • UBS 5 de Planaltina (Arapoanga – quadra 12 D, conjunto A, Área Especial)
  • UBS 1 de Sobradinho I (quadra 14, Área Especial 22/23)
  • UBS 2 de Sobradinho II (rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho)

Para facilitar o acesso dos idosos ao recebimento da primeira dose do imunizante que previne a Covid-19, os idosos com dificuldade de locomoção podem agendar a vacinação em casa por meio do telecovid, a partir do dia 02. A central telefônica funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação poderá ser feita para os telefones 190, 193 e 199.

bernadetealves.com
GDF vacinando pacientes de home care contra Covid-19

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto informou que os pacientes de home care assistidos pela Secretaria de Saúde estão sendo vacinados pelas equipes da pasta. Já idosos atendidos por cuidadores de empresas privadas, podem agendar a vacinação em casa, por meio do Telecovid, a partir de terça-feira (2).

Osnei Okumoto, destacou a importância desses novos locais de vacinação e a utilização do Telecovid como uma demonstração de respeito do governo para com o atendimento ao público idoso, que começa a ser vacinado nesta segunda-feira. “Mapeamos os locais de maior público idoso e distribuímos de forma estratégica seis locais de vacinação pelo sistema drive-thru, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento, garantindo mais segurança e agilidade no processo”, diz Okumoto.

“Com esses pontos por drive-thru, oferecemos o máximo de conforto aos usuários para receber a vacina”, destaca o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia.

O subsecretário Alexandre Garcia observa também que muitas pessoas desta faixa etária têm comprometimentos físicos ou mentais que dificultam ou até impedem a locomoção até as unidades de saúde. “Diante de tal desafio, a Secretaria de Saúde buscou soluções para dar maior agilidade e facilitar o processo de vacinação dos idosos do DF”.

Fotos: Geovana Aluquerque/Agência Saúde