Almirante Marcos Silva Rodrigues assume Comando do Estado-Maior da Armada

bernadetealves.com
Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha, durante solenidade de Assunção da Chefia do Estado-Maior da Armada, do Almirante Silva Rodrigues

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, deu posse ao Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues como Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), em substituição ao  Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros, que irá para o Superior Tribunal Militar.

A Marinha do Brasil, a maior da América do Sul e da América Latina, é comandada pelo dinâmico e altruísta Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior e tem em seus quadros uma valorosa tripulação que defende a pátria, proporciona segurança na navegação interna e externa da nossa Pátria. Como o Brasil possuí uma extensa área aquática, tendo uma fronteira com mais de 8.500km, é evidente a importância da Marinha para a segurança brasileira.

bernadetealves.com
Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha, durante solenidade de Assunção da Chefia do Estado-Maior da Armada, do Almirante Silva Rodrigues

Dentre os Oficiais-Generais  que trabalham com dedicação, empenho e profissionalismo e que dão suporte para o êxito das missões estão os Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros e o Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues.

A cerimônia, no Clube Naval no dia 29 de janeiro, foi prestigiada por Ministros de Estado, Ministros do Superior Tribunal Militar, Membros do Judiciário, do Executivo e Legislativo, amigos, familiares e a imprensa. Tudo seguindo as orientações das autoridades de saúde para a prevenção à Covid-19.

bernadetealves.com
Ministro da Justiça André Luiz Mendonça, Ministro da Economia, Paulo Guedes, Ministro da Educação Milton Ribeiro e Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni

Desde a origem do Estado-Maior da Armada, ainda na transição do regime monárquico para o republicano, 115 Chefes Navais exerceram seus cargos com brilhantismo e contribuíram de forma relevante no assessoramento direto à Alta Administração Naval na condução da Marinha do Brasil.

“Imbuído de humildade e orgulho e inspirado nos meus antecessores que  assumo o cargo de Chefe do Estado-Maior da Armada. Asseguro aqui o compromisso de que eu e minha equipe não mediremos esforços no cumprimento de nossa missão, honrando, assim, o legado de nossos antecessores”, foram as palavras iniciais do novo Chefe do Estado-Maior da Armada Silva Rodrigues.

“Todo ser humano é resultado de suas experiências e valores. No meu caso, dois pensamentos norteiam minha vida pessoal e profissional. O primeiro vem da Bíblia, especificamente do trecho do Salmo 127 que diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. O segundo vem de um dos meus melhores amigos. Sábio, ele me orientou para que tivesse sempre com uma palavra-chave muito importante em minha mente: FOCO”.

bernadetealves.com
Solenidade de Assunção da Chefia do Estado-Maior da Armada, do Almirante Silva Rodrigues, no Clube Naval de Brasília

“Trazendo esses ensinamentos para o cargo que ora assumo, pretendo atuar buscando sempre a bênção de Deus, honrando-O, pautando meus juízos por fatos, conhecimentos e pelo bom senso de focar nos objetivos a serem alcançados”.

“Olhar para os convidados aqui presentes é revisitar a trajetória da minha vida pessoal,profissional e espiritual, o que me traz enorme satisfação. É como um mosaico de várias passagens da minha caminhada, fazendo deste momento ainda mais especial. Há aqui nesta assistência, amizades fraternais de cunho pessoal e outras que transcenderam da formalidade profissional. E, embora as pessoas sejam diferentes entre si, duas características são comuns a todos os senhores e senhoras: a vontade de bem fazer e uma honestidade de propósito incomensurável. Gosto de chamá-los de heróis brasileiros, muitos anônimos”, disse em agradecimento da prestigiada plateia.

bernadetealves.com
Ministros de Estado e do STM na solenidade de Assunção da Chefia do Estado-Maior da Armada, do Almirante Silva Rodrigues

O novo Chefe da CEMA agradeceu as personalidades presentes, familiares, e jornalistas. De forma especial o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, comandante da Marinha do Brasil, pela irrestrita confiança depositada para chefiar tão importante missão.  “Esta indicação reverte-se de um maior significado pela admiração pessoal e pela amizade que nutro pelo nosso Comandante, o que aumenta em muito, o meu compromisso de me dedicar de corpo e alma, juntamente com todo o setor, para alcançarmos os melhores resultados para a Marinha, de maneira eficaz, efetiva e eficiente”, declarou.

bernadetealves.com
Solenidade de Assunção da Chefia do Estado-Maior da Armada, do Almirante Silva Rodrigues, no Clube Naval de Brasília

“Foi em 2012 que conheci efetivamente o Almirante Ilques Barbosa, quando ele me deu uma sugestão que transformou todo o planejamento da execução da desmontagem e na montagem emergencial da Estação Antártica Comandante Ferraz. Depois, viemos atuar juntos na operação de resgate do navio “Mar Sem Fim”, afundado na Baia de Freire, na Antártica. Posteriormente,tive o privilégio de ser o seu Vice-Chefe do Estado Maior da Armada e, como Almirante de Esquadra, de ser o seu Secretário-Geral da Marinha. Ao longo desse período, dentre outros ensinamentos, testemunhei a necessidade de incrementar a capacitação profissional, de valorizar nosso maior patrimônio – o nosso pessoal e  expandir a visão estratégica da geopolítica para a Oceanopolítica. Em todas as situações sempre pude observar um Chefe Naval que enfrenta os problemas, segmenta-os e transforma-os em soluções. Ao Senhor, minha inteira disposição, comprometimento e lealdade”, declarou o Almirante Silva Rodrigues.

Agradeceu os amigos, antigos chefes e subordinados que fizeram e fazem parte da sua vida pessoal e profissional. “Aos meus amigos, antigos chefes e subordinados, alguns aqui presentes, que me são muito caros, obrigado pelos ensinamentos, orientações, aconselhamentos e, principalmente, pela consideração e amizade que sempre guiaram nossos relacionamentos”.

bernadetealves.com
Dra. Elineide Rodrigues e Márcia Viveiros, durante Assunção da Chefia do Estado-Maior da Armada, do Almirante Silva Rodrigues

Emocionado, o Almirante Silva Rodrigues  agradeceu a esposa e a mãe pelo apoio e amor incondicional.  “À minha amada esposa Elineide, companheira de todas as jornadas, agradeço a paciência e o carinho de seus abraços longos e reconfortantes. Sua sabedoria torna tudo ao nosso redor mais agradável e feliz. Aos meus filhos Eline e Lucas, meu genro Leon, minha nora Thaís  e ao meu neto Benjamin  agradeço pelo incentivo e torcida incondicionais. Amo vocês”.

“À minha amada mãe Yara, minhas irmãs Marilza e Marilia e meu irmão Cel  Silva Rodrigues, meu apreço pela eterna vibração, pelas suas orações e pela maneira afetuosa e positiva com que sempre apoiaram minha carreira. Vocês foram e são peças fundamentais na formação de um brasileiro convicto do destino divino desta nação”.

O Almirante Silva Rodrigues exaltou as conquistas de seu antecessor, Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros  e agradeceu a forma fidalga com que o Almirante  lhe transmitiu o cargo e prometeu honrar o legado de seus antecessores. “Almirante de Esquadra Viveiros, desejo que logre pleno êxito no Superior Tribunal Militar. Seja feliz na magistratura, onde a sua experiência e serenidade contribuirão sobremaneira na aplicação do Direito castrense naquela Corte Superior. Meus votos e de Elineide são de que Deus esteja sempre abençoando o senhor, sua esposa Márcia e seus familiares”.

“Aproveito o momento para convocar o Vice-Chefe, os Subchefes e toda tripulação para que persistam na excelência nos serviços prestados, nas informações colhidas e nos conhecimentos gerados. O volume de trabalho pela frente é grande, mas estou convicto de que continuaremos alcançando resultados profícuos, sempre com qualidade, eficácia e eficiência. A humanidade vive tempos desafiadores, como sempre viveu ao longo de sua história, mas a esperança do amanhã nos conforta e nos motiva na longa batalha. Trabalharemos juntos, como exige a superação de qualquer grande desafio. Nosso país, nosso povo e nossas instituições são fortes, criativos, perseverantes e resilientes. Somos vencedores”, declarou o Chefe do Estado-Maior da Armada.

Como um homem de fé e temente a Deus agradeceu pela proteção recebida durante toda a caminhada. “Por fim, mas não menos importante, agradeço a Deus por me guiar e me mostrar o caminho. Mesmo quando o mar esteve agitado, Ele permitiu que eu sempre aportasse com segurança. Então, à Ele, toda honra e glória! Marinha forte, Brasil soberano! Viva o Brasil, Viva a Marinha! Muito obrigado!”, disse emocionado o Almirante de Esquadra Marcos Silva Rodrigues.

bernadetealves.com
Ministro do STM,Almirante Puntel, Almirante Silva Rodrigues, Chefe do Estado-Maior da Armada e o Ministro do STM, Almirante Nazareth

Os aplausos e os desejos de êxito na nova missão foram intensos como é a sua nobre missão na Marinha do Brasil.

bernadetealves.com
Brigadeiro Damasceno, Comandante do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro Bermudez, comandante da Aeronáutica e o Almirante Marcos Silva Rodrigues
bernadetealves.com
Ministra do TST Delaíde Alves Miranda Arantes, Almirante Marcos Silva Rodrigues e o Dr. Aldo Arantes

O Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros deixa o Comando do Estado-Maior da Armada, com méritos e muito prestigiado. A sua próxima missão será integrar os quadros do Superior Tribunal Militar, a mais antiga corte de Justiça do Brasil. Com certeza o Almirante terá o mesmo brilhantismo demonstrado até aqui.

bernadetealves.com
A jornalista e advogada Bernadete Alves com o Almirante de Esquadra Cláudio Portugal de Viveiros , no Clube Naval

O Almirante de Esquadra  Marcos Silva Rodrigues assume uma missão que é fácil para quem não teme desafios e transforma as pedras do caminho para construir travessias de êxito.

bernadetealves.com
Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça, ministro da Educação Milton Ribeiro com o Almirante Silva Rodrigues

Lealdade, capacidade, dedicação e entrega sempre pautaram a trajetória de Marcos Silva Rodrigues, desde o dia 13 de dezembro de 1981 quando foi declarado Guarda-Marinha. O carioca de nascimento sempre pautou suas ações na ética e no respeito, engrandece o Brasil e contribui com seus conhecimentos para as Forças Armadas como um todo.

bernadetealves.com
Almirante Marcos Silva Rodrigues com os advogados Gilbert Di Angellis e Bernadete Alves
bernadetealves.com
Bruno Bianco, Secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia com o Almirante Silva Rodrigues
bernadetealves.com
Almirantes Silva Rodrigues com o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque Júnior e o Senador Izalci Lucas
bernadetealves.com
Advogado Gilbert Di Angellis com o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha do Brasil

Com esmero, capacidade e empenho, foi Comandante do Navio-Varredor “Albardão”; Imediato no Submarino “Tamoio” (primeira tripulação); Assessor no Gabinete do Ministro da Marinha; Chefe do Departamento de Obtenção e Foreign Military Sales da Comissão Naval Brasileira em Washington; Comandante do Submarino “Timbira”; Comandante da Base Almirante Castro e Silva; Assessor-Chefe no Gabinete do Comandante da Marinha;  Subchefe de Mobilização no Ministério da Defesa; e Chefe da Secretaria-Geral da Marinha.

bernadetealves.com
Almirante Marcos Silva Rodrigues com o Ministro Ramos e sua esposa Lígia Ramos
bernadetealves.com
Almirante Marcos Silva Rodrigues assume Comando do Estado-Maior da Armada em cerimônia no Clube Naval

Fotos: Levi