Lixeiras subterrâneas chegam à Brasília

A notícia foi dada pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A novidade começa pelo Setor Habitacional Noroeste. Serão instalados 40 lixeiras subterrâneas para receber resíduos orgânicos e secos. As obras de instalação começam nos próximos dias.
As lixeiras subterrâneas possuem diversos benefícios para a população e o meio ambiente. A não exposição do lixo evita a proliferação de pragas e vetores, o acesso de animais de rua aos resíduos e a poluição visual, além de reduzir o mau cheiro. Outra vantagem é a diminuição da frequência de coleta, pois os contêineres possuem volume maior que os depósitos de lixo utilizados atualmente.

Os coletores serão instalados abaixo do nível do chão. Cada contêiner terá a capacidade de armazenamento de 3 mil litros de resíduos. Nos locais onde os equipamentos estão sendo instalados haverá vários conjuntos de tubos de inox. As tampas serão de fácil manuseio para o depósito do material que, posteriormente, será recolhido pela equipe de coleta do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Os espaços receberão coletores para lixo seco, que pode ser reaproveitado, e outros destinados ao lixo úmido ou orgânico.
Os coletores subterrâneos são higiênicos e seguros e vai melhorar as condições de limpeza do Noroeste e seriam bem-vindas em no Plano Piloto.

O sistema surgiu em 1995, na Espanha, e a inovação se espalhou rapidamente pelo mundo, pela simplicidade, contribuição com a preservação do meio ambiente e economia. A perspectiva é reduzir os custos de coleta em até 30%, com menor utilização de mão de obra, deslocamento de veículo e energia.
Fotos: Divulgação/Terracap