Getúlio Pinheiro, fundador da Pinheiro Ferragens morre aos 89 anos

bernadetealves.com
Empresário Getúlio Pinheiro de Brito, fundador da Pinheiro Ferragens

O pioneiro Getúlio Pinheiro de Brito, fundador da Pinheiro Ferragens, faleceu na sexta-feira (5/2), aos 89 anos, após enfrentar o mal de Alzheimer por 10 anos. Ele estava internado no Hospital DF Star.

A informação foi dada pela família por meio de um comunicado. “É com muito pesar que a Família Pinheiro de Brito comunica o falecimento do nosso pai e avô Getúlio Pinheiro de Brito”.

A notícia entristeceu a sociedade produtiva do Distrito Federal. O pioneiro Getúlio Pinheiro de Brito, construiu um império sólido, gerou centenas de empregos e colaborou significativamente com o progresso de Brasília. O empresário deixa a esposa, Letinha Brito (82 anos), cinco filhos, 10 netos e 2 bisnetos. Nossa solidariedade a querida e respeitada família.

bernadetealves.com
Getúlio Pinheiro de Britto com a esposa Letinha e os filhos durante comemoração dos 50 anos do Grupo Pinheiro Brito

Getúlio Pinheiro de Brito nasceu no Maranhão e chegou na capital em 1960 a convite de JK. Aqui fincou raízes e forneceu aço e material de construção de vários prédios da capital. Boa parte dos materiais da empresa foram utilizados nas obras da cidade como a Catedral, os ministérios, a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional e, também, outras construções como o Aeroporto de Brasília e o Estádio Nacional.

bernadetealves.com
Loja da Pinheiro Ferragens no inicio das atividades em Taguatinga, DF

O empresário prosperou ao lado da esposa e dos filhos. A primeira loja foi em Taguatinga, depois uma megaloja no Setor de Indústria e Abastecimento. Investiu em edifícios comerciais, fazenda de criação de gado e em 2012 a Indústria Pinheiro. Depois de muito tempo de trabalho, preparou a empresa para os filhos e os netos, que atualmente a administram.

bernadetealves.com
Grupo Pinheiro Brito , no Setor de Indústria e Abastecimento

Janine Brito, filha do empresário e CEO do Grupo Pinheiro Brito, diz que a união e o respeito da família são combustíveis para tocar os negócios. “Nossa empresa é familiar e papai sempre teve aquele pensamento de que antes de ajudar aos outros, ajudar e cuidar da própria família. Então, ele formou o negócio justamente para dar emprego aos próprios familiares”.

bernadetealves.com
Empresário Getúlio Pinheiro de Brito com a filha Janine Brito, CEO do Grupo Pinheiro Ferragens

“Meu pai começou o negócio fornecendo aço para a construção de muitos imóveis da capital. É uma pessoa que sempre trabalhou honradamente e deu esse exemplo, deixou esse legado muito importante para os filhos e toda a família”, diz Janine, CEO do Grupo Pinheiro.

Em 2020, a Pinheiro Ferragens comemorou 60 anos de atuação e produziu um vídeo constitucional para mostrar um pouco da rica trajetória de trabalho de Getúlio Pinheiro de Brito.