Ano Novo Chinês: Boi de Metal vai reinar em 2021

bernadetealves.com

Tem inicio nesta sexta-feira 12 de fevereiro o Ano Novo Chinês que corresponde a 4719 no calendário chinês e será regido pelo Boi de Metal até 31 de janeiro de 2022.

O calendário chinês, tem a Lua como parâmetro. Alguns consideram o feriado como Ano Novo Lunar.  O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua. O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro. Em 2021 aconteceu no dia 12 de fevereiro. Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã, e o judeu.

bernadetealves.com
Celebração do Ano Novo Chinês em Pequim

Este é um dos feriados mais importantes de parte da Ásia. Além da China, o Ano Novo também é celebrado no Vietnã e na Coreia do Sul. Para desencorajar os chineses a saírem de casa, as autoridades usam incentivos financeiros para quem fica e exigências de exames e formalidades para quem viaja.

Um ano no calendário gregoriano, usado no Ocidente, é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol, cerca de 365 dias. O ano lunar tem em torno de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos. 

Como as fases da Lua não estão em sincronia com as estações do ano: primavera, verão, outono e inverno, muitas pessoas que seguem o calendário chinês também usam as datas do calendário gregoriano para atividades rurais, como pesca e agricultura.

O que leva os chineses a relacionar o ano com animais?

A relação com os animais vem do budismo. Na mitologia dessa religião, ao decidir como seria o calendário, Buda convocou uma reunião com os bichos. Mas só 12 apareceram para o encontro. Por isso, eles foram homenageados de acordo com sua ordem de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro (Cabra, Bode), Macaco, Galo, Cão e Porco (Javali).

O Ano Novo Chinês tem outra característica: o animal recebe o nome de um dos elementos – água, metal, terra, fogo e madeira. O ciclo de 2021 é o do metal. Segundo as previsões as virtudes necessárias são a paciência e a perseverança e as palavras de ordem são: cautela,versatilidade e intuição.  

bernadetealves.com
Ano Novo Chinês: Boi de Metal vai reinar em 2021

O Boi representa a ordem, disciplina e adaptação e, com certeza, terá suas influências – positivas ou negativas – nos signos. Os astrólogos acreditam que o boi vai ajudar a resolver as pendências deixadas pelo ano do Rato.

O Boi traz uma energia voltada à conquista, mudanças e reestruturação. A mensagem do Metal é clara: não existe sucesso sem trabalho árduo, empenho e disciplina. Para moldar e transformar um  Metal ele primeiro precisa ir para uma fornalha e atingir temperaturas altíssimas.

bernadetealves.com
Indonésia celebra a chegada do Ano do Boi de Metal 2021

O começo do Ano do Boi de Metal pode ser um pouco difícil, mas aos poucos as coisas melhoram e surge uma saída para os problemas. É um ano para se ficar atento também, para não ser passado para trás em qualquer âmbito, seja financeiro ou amoroso.

O ano do Boi será essencial para fechar ciclos, se afastar de gente tóxica e adquirir bons hábitos. Será um ano para nos anteciparmos aos problemas e não permitir que eles afetem nenhuma área da nossa vida. Fazendo as mudanças necessárias abriremos espaço para novas oportunidades profissionais e pessoais.

bernadetealves.com
Filipinas celebra o Ano Novo Chinês com Boi de Metal comandando em 2021

A pandemia da Covid-19 nos fez enxergar mais o valor da família, da natureza e das pequenas coisas da vida. Esperamos que o Boi de Metal nos inspire para termos mais empatia e força para derrubarmos as barreiras erguidas entre nós.

Fotos: Noel Celis / AFP e Willy Kurniawan/Reuters