Plantas que ajudam manter os mosquitos bem longe

bernadetealves.com
Calêndula, a bela que atrai borboletas mas repele mosquitos

Ter plantas em casa é algo muito prazeroso e que traz inúmeros benefícios. Além do frescor e da beleza muitas são repelentes naturais de insetos. Toda hora é hora de plantar e semear vida.

Em tempos de pandemia e de período chuvoso é preciso cuidar da saúde como um todo e não deixar água parada para prevenir focos do mosquito da dengue, chikungunya e zika. Além disso, uma boa ideia é ter no quintal ou em algum vasinho dentro de casa plantas que ajudam a espantar os insetos.

Esse método permite resolver dois problemas de uma só vez: ao mesmo tempo em que manterá longe os insetos indesejados, você terá um jardim ainda mais belo graças à ação dos agentes que contribuem para a rápida reprodução das plantas.

bernadetealves.com
Citronela, repelente natural de mosquitos

Alecrim, Manjericão, Erva-cidreira, Calêndulas, Citronela, Crisântemo, Lavanda, Cravo-da-índia, Petúnia, Sarracênia, são repelentes naturais de insetos. Eles resolvem dois problemas de uma só vez: afastam visitantes indesejados e tiram o mau odor. Plante algumas no seu jardim e deixe a natureza fazer o seu trabalho

Alecrim

bernadetealves.com
Os poderes do Alecrim vão além do toque especial das receitas culinárias

O alecrim é ótimo para ter em casa. Além de dar um toque especial às receitas culinárias, ele espanta mosquitos e ajuda a manter os gatos longe das hortas, jardins e quintais. Uma boa sugestão é colocar folhas de alecrim também nas caixas de areia de crianças, para evitar a presença de gatos.

O alecrim pode ser plantado em jardins ou em vasos fundos. Necessita de pouca água, solo bem drenado e abrigo contra ventos fortes.

Calêndulas

bernadetealves.com
Calêndula, a bela que repele mosquitos e outros insetos

As calêndulas são ótimas opções para dar brilho e alegria ao jardim e dentro de casa. São plantas que gostam da luz solar e que precisam de solo nutrido e bem drenado. Além de afastar algumas pragas, as calêndulas atraem “bons” insetos, como a chamada mosca-das-flores, que ajuda no controle da população de pulgões. É capaz de afastar besouros-do-aspargo e certos tipos de lagarta.

Manjericão

bernadetealves.com
Manjericão e suas incríveis propriedades medicinais e sua ação inseticida

​O manjericão é uma planta medicinal e aromática também conhecida como Manjericão-de-folha-larga,  muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse, gases e dor de garganta, e para dar sabor aos pratos. A planta possui pequenas flores que podem ser lilás, brancas ou vermelhas.

As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória.

Assim como outras plantas de cheiro forte, o manjericão também é eficiente para afastar insetos. Além do plantio, ele também pode ser transformado em uma solução repelente. Para isso, faça um chá com as folhas, usando 120 ml de água. Depois, coe a mistura e acrescente 120 ml de vodka. Essa solução pode ser borrifada sobre as plantas.

Crisântemo

bernadetealves.com
Crisântemo, repelente natural de mosquitos

O crisântemo possui piretrina, uma espécie de inseticida natural. A substância repele os mosquitos e outros insetos, como: baratas, besouros, percevejos,pulgas, carrapatos  e moscas. Para usá-lo como repelente natural é possível até mesmo esfregar as flores na pele e assim evitar as picadas.

A planta gosta de claridade, mas não gosta de receber sol direto, e não gosta de temperaturas baixas. A água deve ser constante, mas sem deixar o solo encharcado.

Cravo-da-índia

bernadetealves.com
Cravo-da-índia, o cravinho com ação medicinal e repelente de insetos

Os cravos-da-índia podem ser plantados no jardim para repelir os mosquitos. A planta se adapta bem em solos argilo-silicosos, profundos, férteis e bem drenados e não se adapta a frios rigorosos, preferindo uma temperatura média de 25 graus.

O cravo-da-índia, além de ter propriedades medicinais também é uma importante fonte de nutrientes, como vitamina A, vitamina E e beta-caroteno. Pode ser utilizado na sua forma natural para enriquecer a alimentação, ou em forma de cremes e óleos, que selecionam algumas propriedades, para o seu uso na cosmética, por exemplo.

bernadetealves.com
Cravo-da-índia, repelente natural de mosquitos

O óleo de cravo contém um aroma que repele os insetos, porque seu cheiro característico é desagradável a estes. Basta esmagar alguns cravinhos e deixar num prato sobre a mesa para afastar as moscas da fruta, por exemplo. Espetar alguns cravinhos numa laranja ou num limão também é uma boa forma de afastar as moscas e os mosquitos.

Outra forma simples de usar este poder natural consiste em comprar produtos com base em óleo de cravo-da-índia, como velas, por exemplo.

Citronela

bernadetealves.com
Citronela, ajuda manter os mosquitos bem longe

Esta planta medicinal, de aroma forte, é um dos repelentes naturais mais famosos. Mesmo quando está no jardim, ela ajuda a manter moscas, mosquitos, borrachudos  e formigas distantes. O ideal é que ela esteja plantada no caminho do vento, para espalhar o cheiro e aumentar a eficácia.

A Citronela forma touceira densa, de folhas longas e compridas, com bordas irregulares e de coloração verde clara. Pode ser plantada em vasos, jardineiras ou direto em jardins. Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, bem drenádo e enriquecido com matéria orgânica. A planta não é tolerante a frio intenso ou geada. Multiplica-se pela divisão das touceiras.

Sua essência é utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes e desinfetantes. Outro jeito interessante de usar essa planta é criar uma solução com água. Basta usar as folhas como se fosse fazer um chá. O líquido pode ser passado no corpo ou usado para limpar chão e janelas. O cheiro é agradável aos humanos e odiado pelos insetos.

Petúnia

bernadetealves.com
Petúnia, a flor vibrante que repele insetos desagradáveis

Petúnia pode crescer em locais parcialmente sombreados, mas precisam de proteção contra o vento. Além disso, é preciso deixar essas plantas a uma distância mínima de 30 centímetros umas das outras. As petúnias estão entre as mais conhecidas flores de jardim — elas são lindas, vibrantes e também contam com uma grande vantagem: conseguem repelir insetos desagradáveis. É capaz de afastar cigarrinhas, pulgões, certos tipos de lagartas e besouros-do-aspargo

Erva-cidreira

bernadetealves.com
Erva-cidreira

A erva-cidreira (Melissa officinalis) é cultivada como planta culinária para fazer chás, marinar frango ou peixe ou dar mais sabor a alimentos e compotas. No período renascentista, a erva-cidreira chegou a ser considerada um elixir, em razão de suas propriedades curativas, uma vez que é capaz de aliviar cólicas abdominais e promover melhorias no processo digestivo de maneira geral.

A erva-cidreira cresce espontaneamente nas hortas e jardins e, além de seu uso como chá digestivo e calmante, pode ser utilizada como repelente de mosquitos e outros insetos no entorno de onde estiver plantada. A planta prefere solo úmido e exposição à luz solar

Sarracênia

bernadetealves.com
Sarracênia, a flor que engole mosquitos

Conhecida como “planta carnívora”, a sarracênia tem uma espécie de copo com um néctar aromático que atrai os insetos que, quando entram na planta, não conseguem sair. Plante-as em vasos perto das janelas e deixe que elas cacem os mosquitos que se aproximarem de sua casa

Lavanda

As lavandas são pequenos arbustos, que podem ser plantados em vasos e usados como decoração ou para aromatizar ambientes. Além dessas utilidades e de ter uma flor muito bonita, a lavanda também ajuda a espantar os mosquitos naturalmente.

A lavanda é uma planta muito utilizada por seu aroma agradável, que serve como essência em diversos produtos, além de ser utilizada em aromaterapia pelas suas propriedades relaxantes. Apesar de agradar tanto aos humanos, os insetos não gostam do seu perfume. A lavanda pode ser plantada no jardim ou em vasos dentro de casa, mantendo o local protegido contra mosquitos e suavemente perfumado.