Governadores conhecem fábrica da Sputnik V em Brasília

bernadetealves.com
Vice-governador Paco Britto e governadores durante visita a fábrica da Sputnik V no Polo JK, no Distrito Federal

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, esteve no dia 02 juntamente com governadores de outros estados brasileiros, no Polo JK, em Santa Maria para uma visita à sede da União Química S/A, empresa farmacêutica que está produzindo a vacina Sputnik V contra o coronavírus (covid-19).

bernadetealves.com
Sede da União Química S/A, empresa farmacêutica que está produzindo a vacina Sputnik V, no Distrito Federal

O encontro fez parte da agenda do Fórum de Governadores, que estuda a compra de imunizantes por parte dos municípios e estados. Além do presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias, do Piauí e do vice-governador de Brasília Paco Britto, a visita teve a presença dos governadores: do Espírito Santo, Renato Casagrande; Minas Gerais, Romeu Zema; Alagoas, Renan Filho; Tocantins, Mauro Carlesse; Ceará, Camilo Santana; Pernambuco, Paulo Câmara; Mato Grosso, Mauro Mendes, do Amapá, Waldez Góes, do Pará, Helder Barbalho, e, de Santa Catarina, Carlos Moisés.

bernadetealves.com
Governadores visitam fábrica da Sputnik V no Distrito Federal

E também: Vice-Governador do Maranhão, Carlos Brandão e o Vice-Governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto Soares de Medeiros. Secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene, Secretário Chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, Rubens Bueno,  Secretária Extraordinária de Relações Federativas e Internacionais do Estado do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, Secretário de Estado da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Meccione, Secretário de Representação de Roraima, Carlos Andrade, Superintendente de Integração do Estado de Rondônia, Augusto Leonel de Souza Marques.

Além dos 22 representantes dos entes federativos também participaram do encontro, técnicos do Ministério da Saúde e o Embaixador da Rússia no Brasil Sergey Akopov. Todos foram recebidos pelo presidente do Grupo União Química, Fernando de Castro Marques.

bernadetealves.com
Fernando de Castro Marques, presidente do Grupo União Química S/A recepcionando governadores

A União Química é uma das parceiras do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para produção da vacina Sputnik  V no Brasil. Em reunião com a direção da farmacêutica, os representantes dos estados pediram um cronograma de produção.

Durante o encontro, o presidente da União Química, Fernando de Castro Marques, lembrou que o governo russo pode fornecer 10 milhões de doses da Sputnik V para o Brasil. Conforme o presidente da União Química, a empresa vai encaminhar nesta semana, à Anvisa, os documentos complementares para a análise do pedido de uso emergencial e definitivo da Sputnik V.

bernadetealves.com
Sputnik V , vacina russa

O imunizante é produzido na unidade Bthek Biotecnologia, instalada no Polo JK, no Distrito Federal. A fábrica produz o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina em parceria com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (RDIF). Quando aprovada para uso emergencial, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a estimativa de produção é de oito milhões de doses por mês.

O coordenador do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT), do Piauí, não descartou a compra das vacinas Sputnik V por parte dos estados quando a produção estiver sendo realizada em Brasília. O governador Wellington Dias disse que  a meta dos estados é chegar até julho com 70% da população vacinada.

bernadetealves.com

 “A produção da União Química foi bem explicada. Estão esperando agora as liberações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para que a vacina seja incorporada ao Plano Nacional de Imunização”, ressaltou o vice-governador Paco Britto.

bernadetealves.com
Paco Britto durante encontro de governadores na fábrica da Sputnik V no DF

No momento, a produção da vacina está em fase de testes. A estimativa de produção mensal, quando aprovada para uso emergencial, é de oito milhões de doses por mês, a partir de abril.

Técnicos do Ministério da Saúde que acompanharam a visita afirmaram que estão com o contrato da Sputnik V em mãos. Se autorizado, 10 milhões de doses prometidas para março chegarão prontas da Rússia para atender ao Programa Nacional de Imunização.

bernadetealves.com
Governadores visitam fábrica da Sputnik V no DF

O coordenador do Fórum dos Governadores, Wellington Dias, do Piauí, não descartou a compra das vacinas Sputnik V por parte dos estados quando a produção estiver sendo realizada em Brasília. “A compra pode ser direta pelo Ministério, ou através do estado com a possibilidade de reembolso por parte dos ministérios, como, por exemplo, acontece com o [Instituto] Butantan”, diz Wellington Dias.

bernadetealves.com
Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande durante visita na fábrica da Sputnik V no Distrito Federaal

No dia 25 de janeiro deste ano, o governador Ibaneis Rocha visitou as duas fábricas da União Química S/A instaladas no Distrito Federal. Em uma das unidades, a empresa produz a vacina Sputnik V contra o coronavírus (Covid-19).

Governador Ibaneis Rocha, durante visita na União Química S/A, empresa farmacêutica que está produzindo a vacina Sputnik V, no Distrito Federal

Instalada no Polo JK, em Santa Maria, a União Química está dentro de uma das Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) do DF. As ADEs são importantes para a geração de emprego e renda e atração de novos negócios para a capital. Importância que é vista nos investimentos do GDF nessas áreas, na ordem de R$ 99,7 milhões.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

Fotos: Acácio Pinheiro e Renato Alves /Agência Brasília e Reuters