Cláudio Falcão, sucesso com o personagem Mary Help morre aos 49 anos

Cláudio Falcão, 49 anos, sucesso pelas personagens Berenice, Gorete e Mary Help, foi encontrado sem vida em sua residência no Guará II. Ele já havia passado por um transplante renal e dois ataques cardíacos e parte prematuramente.
O ícone do teatro e humor brasiliense, Cláudio Falcão se tornou conhecido em Brasília pelas personagens humorísticas Berenice, Gorete e Mary Help, criadas em 1990 e que fizeram muito sucesso nos palcos.
Mary Help, a mais famosa personagem de Cláudio Falcão, era uma adolescente espelhada em gírias dos jovens do DF. Ela nasceu no “Jogo de Cena”, em 1992, e tinha falas como “tipo assim”, além do bordão “véi”.
Tive a oportunidade de entrevistá-lo em várias ocasiões tanto na Rádio Nacional quanto no meu programa de televisão antes de ele subir ao palco e se transforma nas inúmeras personagens que representava. Um artista incrível, sempre atencioso. Uma energia única.
O artista Cláudio voltou aos palcos em 2019 com a peça “Crônico Cômico“. O espetáculo usava a descontração para retratar o período em que o ator esteve com uma doença crônica nos rins.
Na peça, o humorista revivia momentos pelos quais passou durante a terapia, como tratamentos paliativos, o transplante de rim e a recuperação da cirurgia, que segundo ele, foi “um renascimento, uma segunda chance”.

“Passei por momentos difíceis. Precisei de um transplante, mas transformei meu drama de doente renal crônico em um delicioso e engraçado stand up”, disse o ator à época.
Cláudio Falcão marcou uma geração com seu humor irreverente e proporcionou aos brasilienses muitas alegrias e descontração. Como professor de teatro dividiu seus conhecimentos e formou novos artistas. Descanse em paz talentoso ator. Que tenha Vida Eterna e a Luz de Deus.

O teatro está de luto. Meus sentimentos a família, amigos e fãs. O céu ganha mais uma estrela.
Fotos: Arquivo pessoal