Diva Lucy de Faria Pereira é a nova Desembargadora do TJDFT

bernadetealves.com
Dra. Diva Lucy de Faria Pereira toma posse como Desembargadora do TJDFT

O Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios deu posse, na sexta-feira, 12/3, à Juíza de Direito Substituta de 2º Grau Diva Lucy de Faria Pereira no cargo de Desembargadora do Tribunal. A solenidade foi realizada pela plataforma Teams e transmitida, ao vivo, pelo canal oficial da instituição no YouTube.

A solenidade foi acompanhada pela 1ª e 2ª Vice-Presidentes do TJDFT, Desembargadoras Ana Maria Duarte Amarante Brito e Sandra De Santis, respectivamente, pela Corregedora da Justiça do DF, Desembargadora Carmelita Brasil, e por servidores, magistrados, amigos e familiares da empossada.

A Dra. Diva Lucy de Faria Pereira foi promovida, por unanimidade, pelo Pleno do TJDFT,e ocupará vaga deixada pelo desembargador Carlos Divino Vieira Rodrigues. Depois de 27 anos dedicados à magistratura do DF, ele se aposentou em dezembro de 2020.

O Presidente do TJDFT enalteceu o trabalho realizado pela magistrada e destacou característica pessoal, que, segundo o magistrado, revela muito da pessoa da nova Desembargadora. “Nós, os que privamos do convívio com a Dra. Diva, sempre ressaltamos a sua forma de relacionamento interpessoal: afável, atenciosa, amiga, delicada”.

O Desembargador Romeu Gonzaga Neiva lembrou ainda que, quando ambos integravam o MPDFT, a nova desembargadora tomou providências para combater a grilagem em Brazlândia. No entanto, ameaças começaram a chegar ao gabinete da Produradoria-Geral, chefiada à época pelo Desembargador aposentado do TJDFT Lecir Manoel da Luz, que relatou ao Presidente ter ficado preocupado, pois se tratava quase de uma menina enfrentando delinquentes. Assim, propôs a transferência da juíza, o que foi veemente negado pela magistrada, que resolveu continuar a desenvolver suas funções naquela região. “Essa é a característica que ressalto: a bravura, o destemor, que nos surpreendeu a todos e hoje é de certa forma natural no dia a dia da Dra. Diva, a nova desembargadora”, finalizou o Presidente ao parabenizar a nova integrante da Corte de Justiça do DF.

bernadetealves.com
Diva Lucy de Faria Pereira é a nova Desembargadora do TJDFT

A nova desembargadora  realizou a leitura do juramento e assinou o termo de posse, bem como foi condecorada com a Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios, em seu grau máximo – Grão Colar.

Diva Lucy de Faria Pereira é natural de Anápolis, estado de Goiás e formada pela Universidade de Brasília, com especialização em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Foi assessora da Procuradoria Geral do DF e Promotora de Justiça do Ministério Público do DF por 5 anos, antes de ingressar na magistratura, em maio de 1994.

Promovida por merecimento em janeiro de 1996, foi titular da 1ª Vara Cível do Gama e até então respondia pela Vara de Precatórias do DF. Designada juíza eleitoral no ano 2000, foi eleita membro suplente do TRE/DF para o biênio 2017-2019, e atualmente é membro efetivo daquela Corte (biênio 2019-2021), exercendo ainda a Presidência do Comitê Gestor Regional de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição no âmbito do TRE. 

Além disso,a magistrada Diva Lucy venceu o Concurso de Monografia Jurídica San Thiago Dantas, promovido pelo Governo do Distrito Federal, versando o tema: “Parcelamento do Solo no Distrito Federal”; e recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal – TRE/DF, em 2018.

Fotos: Assessoria de Comunicação do TJDFT