Dia Nacional dos Animais: celebrar e proteger todas as formas de vida

bernadetealves.com
Momento ternura entre cão e gato

A natureza ostenta os seres mais fascinantes do planeta: os animais. De diversos tamanhos e com as mais variadas cores, os bichos são criaturas majestosas e incríveis.  Dada a sua importância eles têm até uma data especial.

O Dia Nacional dos Animais foi instituído para alertar a população de que maltratar animais é crime. Maltrato significa : bater; deixar sem alimentos, água e abrigo; deixar preso, não tratar das doenças e abandonar os animais domésticos.

bernadetealves.com
Potro se preparando para as corridas da vida

O 14 de Março é uma data importante para reforçar o quanto as pessoas devem se engajar na defesa dos animais, conscientizando-se inclusive para que denunciem qualquer tipo de maus-tratos.

Dia Nacional dos Animais é um alerta para a necessidade de leis mais firmes contra os maus-tratos, de campanhas de conscientização para coibir os abusos e de um sistema jurídico que proteja não somente as espécies domesticadas, como também os animais selvagens e todas as formas de vida.

bernadetealves.com

É inegável o espaço que os pets, sobretudo os cães e gatos, têm conquistado nos lares brasileiros nos últimos anos. O País é o segundo no mundo com maior registro de animais domésticos, atrás apenas dos Estados Unidos. 

Segundo dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há quase 140 milhões de pets nas famílias brasileiras. Os cães ainda são os preferidos, mas os gatos têm conquistado cada vez mais fãs. Há ainda quem prefira criar peixes, roedores ou outras espécies mais exóticas, como répteis e anfíbios. 

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

O Sudeste é a região que conta com a maior população de pets (47,4%), seguido pelo Nordeste (21,4%). Sul (17,6%), Centro Oeste (7,2%) e Norte (6,3%) aparecem na sequência. 

bernadetealves.com

Adotar um cãozinho ou gatinho requer extrema responsabilidade e compromisso. Assim como nós, eles também têm diversas necessidades e todas elas devem ser sanadas pelos donos. É preciso ter em mente que os animais não podem pagar com a vida o preço de atitudes irracionais por parte dos seres humanos.

bernadetealves.com
Cumplicidade entre animais e pessoas

Embora sejam os preferidos das famílias, os cães e gatos são maioria também nas ruas. E a pandemia da Covid-19, que inicialmente fez aumentar o número de interessados em adoções junto a Organizações Não Governamentais (ONGs), associações e protetores independentes, vem deixando um rastro desolador no quesito abandono. O orçamento apertado é a principal justificativa usada por quem devolve ou, simplesmente, larga um animal na rua que passa a ser vítima de maus-tratos.

Pensando nisso, foi criada a Lei da Posse Responsável de Animais, que prevê a disciplina da propriedade, criação, guarda, transporte e do uso de animais e, por último, punir quem não age de acordo.

bernadetealves.com
Proteção do frio e do coronavírus

É buscando minimizar essas ocorrências que os atuantes na causa animal sempre frisam a importância de as pessoas ponderarem todos os aspectos familiares antes de levar um pet para casa. Isso inclui renda, espaço, dedicação e responsabilidades assumidas. 

Muito se fala dos cães e gatos, mas é preciso observar também o que acontece com aves e algumas espécies de animais silvestres, vítimas de tráfico.

bernadetealves.com
Animais exóticos

A data pede ainda uma reflexão mais ampla sobre o posicionamento do homem ante a preservação ambiental, a preservação de diferentes biomas. O desequilíbrio do meio-ambiente tem tirado muitas espécies dos seus habitats naturais, fazendo com que se aproximem dos grandes centros urbanos, se tornando, assim, vulneráveis. 

bernadetealves.com
Momento ternura dos leões

O comprometimento com os direitos dos animais, assim como as riquezas naturais, devem ser tratados com prioridade. E neste dia especial, é importante lembrar-se do quanto esses bichinhos precisam de carinho, amor, proteção e respeito.

bernadetealves.com
Raiza Silva cuidando de gatinhos órfãos

Vamos comemorar os importantes passos dados, como o aumento da pena para crimes de maus-tratos, a proibição de amputação de cauda e dentes para fins estéticos, a proibição da venda de animais pela internet e também a realização de rinhas, além da criação de unidades de saúde públicas municipais para atender animais. 

E, da mesma forma, reflete-se sobre o tanto que ainda há a ser buscado, como o devido cumprimento das leis, medidas eficazes contra a tração animal, mais rigor com os canis de reprodução, o estabelecimento de políticas públicas sérias, entre outras necessidades. 

bernadetealves.com
Dia Nacional dos Animais: celebrar e proteger todas as formas de vida