Uniforme escolar: padronização ou tolhimento de liberdade?

bernadetealves.com

Os adolescentes dizem que o uniforme escolar é imposto para rotular e disciplinar os estudantes na comunidade escolar. Nas redes sociais fazem até campanha para que o uniforme seja abolido de vez porque, para a maioria deles, a exigência de vestir roupa padronizada viola os direitos à liberdade de se expressar por meio da roupa.


Para os pais, o uniforme escolar significa economia e praticidade. Usar diferentes roupas todos os dias custa caro e muitos não conseguem bancar as produções e tantas exigências dos filhos. E eles querem seguir de acordo com a moda da web.


Para as escolas o uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, evita que outras pessoas se infiltrem no meio escolar, facilita identificação dos alunos em possíveis situações de perigo e contribui para evitar a evasão escolar. e significa disciplina e respeito às regras.


Para os especialistas
é uma maneira de padronizar evitando que a sala de aula se transforme em “desfile de moda”. O uso do uniforme, segundo psicopedagogos, desenvolve nos alunos um sentimento de pertencimento ao grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças.  


Acredito que o uso do uniforme evita o consumismo e disputa de status, muito comum entre adolescentes e incentiva o respeito às normas e disciplina, fundamental não só na escola como para a vida em sociedade.


No Distrito Federal neste ano de 2020 todos os estudantes, da pré-escola ao Ensino Médio, receberão uniforme completo e gratuito do Governo Ibaneis Rocha. Iniciativa comemorada pelos país.

bernadetealves.com
Uniformes fornecidos pelo GDF para estudantes em 2020

O assunto divide opiniões.

bernadetealves.com
Uniformes: peças indispensáveis em escolas militares

Uniformes: peças indispensáveis


Já se passou a época dos uniformes escolares desconfortáveis e artificiais, distantes da realidade das crianças. Hoje, os modelos são bastante práticos e adequados ao dia a dia dos alunos. As blusas engomadas e as saias de pregas deram lugar às bermudas , calças e camisetas, em trajes mais coerentes e apropriados ao clima e às peculiaridades de cada região. Assim, com essas mudanças, as vantagens do uniforme escolar são inúmeras.

O uniforme identifica os alunos de um colégio. Para os professores, trata-se de instrumento indispensável nos passeios fora do ambiente escolar: “Nas excursões, os riscos de alunos uniformizados se perderem são bem menores. Para nós, professores, é muito mais fácil identificá-los”, diz a professora Denise Aragão.

Além disso, ter de escolher uma roupa todos os dias pode se tornar um problema para muitos jovens, pais e responsáveis. Com o traje, os alunos aprendem que a escola é um ambiente de estudo, não de exibição e ostentação. Outro ponto importante é que o uniforme pode gerar uma relevante economia às contas familiares. Uniformizados, os alunos podem brincar à vontade, sem se preocupar com o estado de suas vestimentas. As outras roupas, geralmente mais caras que o uniforme, ficam para uso fora da escola.

Por esses e outros motivos, adotar um uniforme é, sem dúvida, a melhor opção para as escolas.

A imposição dos uniformes


Para o Doutor em Comunicação, pela UnB, Guilherme Di Angellis, não há dúvida de que os uniformes escolares evoluíram com o tempo. Atualmente, os trajes são bem mais confortáveis e práticos, mais adequados aos tempos atuais. Entretanto, como muitos adolescentes continuam a abominá-lo, seu uso deveria ser reconsiderado.

Geralmente, os uniformes são impostos aos alunos, que, mesmo tendo de usá-los diariamente, não têm qualquer participação na escolha deles. Essa imposição por parte da escola é prejudicial: em muitos colégios, alunos sem os trajes adequados voltam para a casa.

Além dessa imposição, outra questão importante é que as roupas são uma forma de expressão das pessoas. Cada um tem seu jeito de ser, de pensar e de se vestir. Com o uniforme, os alunos não podem expressar livremente sua personalidade.

Os defensores do uniforme escolar argumentam que ele é indispensável para a identificação dos alunos nos arredores do colégio e nas excursões. Mas o que dizer dos crachás e cartões de identificação com o nome do aluno e da instituição? São instrumentos igualmente eficazes para a identificação dos jovens.


Os uniformes, mais do que identificar, fazem das crianças verdadeiras propagandas móveis.


Em suma, os alunos devem ter, sim, a opção de escolherem o que vestir.

bernadetealves.com
Alunos saindo de escola na Estrutural, no Distrito Federal

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Reprodução