São José: a personificação terrestre do Pai celeste

bernadetealves.com

São José é o santo dos anônimos, dos trabalhadores que falam com as mãos, da família reunida, do silêncio operoso e da discrição. Neste momento difícil vivido pela humanidade por conta das milhares de vidas perdidas para a Covid-19.  Hoje, a humanidade inteira está recolhida, ocasião para pensar sobre o sentido da vida e de nossa relação com as pessoas e o Planeta.

Além do aconchego caloroso e amoroso das mães, precisamos mais do que nunca de pais que acolhem os desamparados e que tenham coragem para atender aqueles que não têm condições de se defender. São José é a personificação terrestre do Pai celeste. A Família divina está para sempre na família humana que foi assumida por Maria, por Jesus e por José.

Na Carta Apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”, o Papa  Francisco descreve São José e dedicou  o ano de 2021 dedicado a São José. Com o título “Pai de coração”, o Papa, de forma nova e criativa, mostra que pelo coração e o amor a Maria e a Jesus ele se fez pai assumindo todas as responsabilidades.

A Carta Apostólica Patris corde é um documento de cunho pastoral e espiritual. Apresenta as virtudes de José em número de sete: pai amável, pai de ternura, pai de obediência, pai de acolhida, pai de coragem criativa, pai trabalhador, pai na sombra. Se bem repararmos, são virtudes transculturais, estão presentes nas comunidades humanas, embora cada uma delas receba uma concretização própria. O Papa comenta cada uma delas em termos existenciais e aplicando-as às famílias de hoje. Vivemos numa sociedade sem pai ou do pai ausente. O Papa se dá conta da importância fundamental da figura do pai na construção da personalidade dos filhos e das filhas, especialmente o respeito ao outro e o sentido dos limites.

bernadetealves.com
Papa Francisco declarou o 2021 como o Ano de São José

O teólogo Leonardo Boff define José, o esposo de Maria,  aquele que assume a paternidade terrena de Jesus. Assim como o Papa Francisco,  Boff , chama atenção para a coragem desse judeu, um homem que assume uma mulher grávida e chama para si todas as responsabilidades paternas, por maiores que sejam os desafios. Coragem e acolhimento que o Papa ressalta e quer animar em todos ao instituir 2021 como o Ano de São José.

Neste 19 de março, Dia de São José,  o protetor da Igreja Católica, é feriado em muitas cidades do Brasil. No dia do padroeiro dos trabalhadores e das famílias vamos espalhar a esperança, fé e solidariedade com o próximo.

bernadetealves.com
Dia de São José, Pai de coração

Oração a São José

“Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis. Vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob a vossa proteção a causa que vos confiamos para que tenha uma solução favorável. Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder. São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Santa Família que jamais houve, sede o pai e protetor da nossa e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria. São José do Perpétuo Socorro, rogai por nós que recorremos a vós. Amém”.

Oração a São José pelos pais

“A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família. Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.

Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida. Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos. Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia-a-dia para não faltar nada aos seus filhos.

Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família. Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade. Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.

Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna. Amém”.