Outono chega trazendo esperança em show de cores

bernadetealves.com
Ponte Jk, Brasília

A virada da estação começou às 6h38, deste 20 de março e vai até o dia 21 de junho de 2021, às 00h32. O Outono marca a transição dos dias mais quentes e chuvosos do Verão para dias mais secos e frios.

O equinócio de Outono é caracterizado por dias mais curtos e noites mais longas e, também, pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada do inverno. As folhas no quintal e o tempo encoberto mostram que a natureza também tem seu tempo de transição.

O Outono é uma estação maravilhosa. É sinônimo de renovação!  Esperamos que ao cair das folhas das árvores e o surgimento dos frutos da estação, se ergam sentimentos de fé e esperança para o fim desta grave situação de saúde pública. Vamos nos contagiar pelo espírito de renascimento.

bernadetealves.com
Amanhecer em Brasília

É uma época em que é celebrada a chegada de delícias naturais e saudáveis, ricas em vitaminas, antioxidantes e boas fontes de energia como maçã, uva, pera, laranja, tangerina, kiwi, limão,caqui, manga, goiaba, banana, abacate, figo, coco e graviola.

Em alguns lugares, durante o outono, ocorre também a presença do fenômeno climático conhecido como veranico ou veraneio. No início e meados do mês de maio, as temperaturas aumentam um pouco. É quando a população pode matar um pouco da saudade do verão.

No Hemisfério Sul o Outono é chamado de “austral”, enquanto no Hemisfério Norte é conhecido por “outono boreal”.Teremos nesta estação a oportunidade de apreciar fenômenos memoráveis como eclipses, conjunções e até chuvas de meteoros, segundo o professor de física e de astronomia da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Brito.

No dia 22 abril, astrônomos esperam por um fenômeno conhecido como “chuva de meteoros” ou “estrela cadente”. O evento se dá quando a órbita da Terra passa perto dos restos de gelo, poeira e partículas que os cometas perdem após a aproximação do Sol. O fenômeno poderá ser visto em quase qualquer lugar do mundo, em áreas com pouca iluminação artificial e com uma ampla faixa de horizonte, como aqui em Brasília. 

As “superluas” são um dos eventos que mais chamam a atenção dos apaixonados pelo céu. O fenômeno ocorre quando a lua, satélite natural da Terra, está em seu perigeu, ponto de sua órbita mais perto do nosso planeta e coincide com a fase da lua cheia.

Em Brasília, os moradores poderão observar o fenômeno nos meses de abril, maio e junho: 8 de abril: Lua Super “rosa”; 26 de maio: lua cheia das “flores”; e 24 de junho: lua super de “morango”.

No dia 26 de maio teremos a oportunidade de apreciar o Eclipse penumbral lunar. Enquanto esperamos pelos espetáculos do Universo podemos usufruir do show de cores do firmamento.

Com a redução dos raios solares, típica do outono, devido o grau de inclinação do eixo de rotação terrestre, teremos a impressão de que o sol está menos quente. A luz solar proporcionará cores mais bonitas no céu desde o amanhecer. O céu ganha diversos tons alaranjados e este colorido vai saudar o pôr do sol em coloração mais avermelhada.

A variedade de cores vai dar o tom da transformação não só no firmamento como também no nosso coração.