Água: mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida

A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse Dia Mundial da Água.
A água transforma e cria vida, por isso é dever de todos cuidar deste bem tão valioso. Vamos erguer nossa voz para que toda a população tenha acesso à água limpa e serviços de esgoto de qualidade.
É hora de termos um pingo de consciência e fecharmos as torneiras. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta depende da preservação da água e de seus ciclos.

A data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação deste mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida e para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.
O tema escolhido pela Un-Water, interagência que coordena os esforços de todas as entidades da ONU e organizações internacionais com questões de água e saneamento, para o 2021 é “valorização da água” que visa ressaltar sua importância, abrangendo seus diferentes significados e maneiras pelas quais beneficia nossas vidas. O objetivo é conscientizar que podemos valorizá-la e protegê-la de maneira eficaz para todos.

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança campanha institucional com o objetivo de destacar a importância da água no cotidiano da população brasiliense. Com o conceito “Quem tem água, cuida”. O maior presente é ter água no futuro, e por isso as peças publicitárias incentivam a manutenção do consumo responsável dos recursos hídricos no ambiente rural e urbano.
A motivação da campanha, que ocorre em meio a uma crise sanitária e humanitária no Brasil e no mundo, é trazer uma mensagem de esperança em relação às oportunidades de conservação da água. As ações acontecem até o dia 21 de abril.

O Dia Mundial da Água é também um alerta para as consequências negativas do crescimento populacional, do aumento do seu uso na agricultura e na indústria e das alterações climáticas na preservação da água.
Fotos: Divulgação