GDF entrega moradia digna para familias de baixa renda em Samambaia

A primeira-dama Mayara Noronha Rocha,secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, acompanhada do presidente da Codhab, Wellington Luiz e do administrador de Samambaia, Gustavo Aires, entregou as chaves da nova moradia para pessoas beneficiadas pelo projeto Módulo Embrião, coordenado pela Codhab-DF.
O Módulo Embrião integra o subprograma Moradia Digna, que beneficia cidadãos que não possuem habitação e enfrentam situação de vulnerabilidade. Na quarta-feira, dia 24, foram entregues unidades na QS 607, em Samambaia Norte, que custaram, juntas, R$ 375 mil aos cofres do governo.

Agora já são 20 unidades distribuídas de um total de 108 módulos destinados aos moradores daquela região administrativa. O projeto já investiu R$ 7 milhões na cidade desde 2019.
De acordo com a secretária Mayara Noronha, as casas representam “ninhos de amor” onde as pessoas podem construir uma nova vida. “São lares habitáveis, e não simplesmente lotes doados onde as pessoas têm de se virar para construir. E elas chegam num momento de pandemia, em que a situação de vulnerabilidade aumentou muito”, disse a primeira-dama ao entregar as chaves para a Irene Souza, moradora há quase dez anos da Expansão de Samambaia, onde vivia em um terreno não regularizado.

Irene estava transbordando de alegria ao receber o termo de ocupação da sua nova morada.“Foram tantos anos de aluguel, de dificuldades, que pensei que ia morrer e não ter o meu canto”, relata. “Tenho inscrição na Codhab há uns 15 anos e hoje meu sonho se realizou. Tenho muita gratidão ao governador Ibaneis. A partir de hoje, posso pensar num futuro melhor pra minha família”, disse a diarista de 43 anos.

As unidades habitacionais têm 44m2 e são compostas por cozinha, banheiro, sala, um quarto e área de serviço, com ligações de água, energia, cobertura, vedações e todos os acabamentos. O projeto é o ponto de partida para que as famílias possam, posteriormente, dar continuidade às melhorias na casa com o acompanhamento de arquitetos e engenheiros da companhia.
O presidente da Codhab, Wellington Luiz, disse que as entregas em Samambaia continuam nos próximos meses. “Temos mais 69 quase prontas em que está sendo finalizada a parte estrutural. Isso demonstra a sensibilidade do governo Ibaneis em relação a essas famílias que precisam tanto”.

As famílias inscritas no Cadastro Único há pelo menos cinco anos e com acompanhamento da assistência social há dois serão atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Ficamos muito felizes, pois além de dar um alento a essas famílias, isso estimula o crescimento econômico e social de nossa cidade”, disse o administrador de Samambaia, Gustavo Aires.
Fotos: Acácio Pinheiro/Agência Brasília