Mulheres são homenageadas com o Bosque Rosa no Parque da Cidade

bernadetealves.com
Flores de Ipê Rosa na SQS 113 em Brasília

Mulher e flor são símbolos de força e delicadeza. Seduzem pela magia e perfume de sua essência. Cada uma tem beleza única e força para renascer em meio ao cãos e sobreviver das tempestades da vida. Assim como as flores as mulheres são símbolos de luz e vida.

bernadetealves.com
Flores de Cega-Machado no Plano Piloto, em Brasília

Com o propósito de enaltecer o trabalho,força, liderança e importância da mulher em Brasília, a Secretaria de Esporte e Lazer criou o Bosque Rosa, no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, próximo ao Estacionamento 11 à beira do Laguinho. No local estão sendo plantadas mudas de Ipê Rosa e Cega Machado, também conhecido como Pau de Rosas.

bernadetealves.com
Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, em Brasília

Desde o início de março a Secretaria de Esporte e Lazer vem promovendo esta ação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8), com o plantio de 129 mudas destas duas árvores símbolos da mulher. A iniciativa segue até abril, para evitar aglomeração devido a pandemia do novo coronavírus, quando devem ser plantadas todas as mudas das duas espécies conhecidas no cerrado.

bernadetealves.com
Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer, plantando uma muda de Ipê Rosa

“É a nossa forma de enaltecer essas mulheres que tanto produzem e ocupam, cada vez mais, espaços diversos em nossa sociedade. Estamos todas juntas na luta pela garantia de mais direitos e celebração das conquistas já alcançadas. O Parque Rosa vai ser um símbolo para todas nós. Além de ser uma ação também voltada para o meio ambiente, uma pauta muito importante, com o plantio das mudas”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.


As espécies disponíveis na Administração do Parque da Cidade, no estacionamento 13, estão sendo plantadas gradativamente com o propósito de evitar aglomerações. A administração vem convidando mulheres, em horários diferentes e previamente agendados, para deixarem a sua marca no local. “É a nossa homenagem para todas essas verdadeiras guerreiras”, completa o administrador do Parque da Cidade, Silvestre Rodrigues. A ação é realizada em parceria com o Instituto Arvoredo.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com

O Bosque Rosa homenageia a Mulher com o plantio de 129 mudas, o mesmo número de operárias que morreram queimadas em um incêndio ocorrido em uma fábrica de camisas de Nova York, em 1857, após elas reivindicarem melhores jornadas de trabalho. Em homenagem às vítimas da tragédia e outras questões relacionadas às lutas históricas femininas, em 1911 foi instituído o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

bernadetealves.com
Bosque de Cega-Machado no Plano Piloto em Brasília

A Cega-Machado ou Pau-de Rosas é extremamente ornamental quando em flor, podendo ser usada para o paisagismo sendo também recomendado para o reflorestamento. Tem em média de 5m a 10m de altura, com tronco de 20cm a 35cm de diâmetro. Floresce durante os meses de agosto a setembro, seus frutos amadurecem logo em seguida em setembro e outubro. No Plano Piloto de Brasília ela encanta pela delicadeza das flores.

As flores embelezam a cidade, atraem pássaros, borboletas e abelhas e aquecem o nosso coração para semearmos mais empatia e esperança de tempos melhores. O Parque da Cidade é cenário de um arco-iris de flores.

O Estacionamento 7 é palco desde 2016 da Praça da Paz com 148 ipês-brancos. Um verdadeiro espetáculo a céu aberto durante a primavera. Eles reinam em elegância e sofisticação e irradiam muita luz.

Fotos: Divulgação/Secretaria de Esporte, e Lazer, Novacap e Arquivo Pessoal