Chico Xavier: um legado que ultrapassa barreiras religiosas

Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, nasceu em Pedro Leopoldo, no dia 2 de abril de 1910, no seio de uma família humilde e analfabeta. Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade e se tornou um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Ele faleceu no dia 30 de junho de 2002, aos 92 anos, em Uberaba -MG.
O então Presidente do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, emitiu nota sobre a morte do médium: “Grande líder espiritual e figura querida e admirada pelo Brasil inteiro, Chico Xavier deixou sua marca no coração de todos os brasileiros, que ao longo de décadas aprenderam a respeitar seu permanente compromisso com o bem estar do próximo”.
Itamar Franco, então governador de Minas Gerais, decretou luto oficial de três dias no Estado e declarou: “Chico Xavier expressava em sua face uma imensa bondade, reflexo de sua alma iluminada, que transparecia, particularmente, em sua dedicação aos pobres, imagem que vou guardar para sempre, com muito carinho”.

Francisco Xavier perdeu a mãe quando tinha apenas cinco anos de idade. Francisco foi criado pela madrinha e antiga amiga de sua mãe, Rita de Cássia,que passou a maltratá-lo sob a alegação de que o “menino tinha o diabo no corpo”. Além de açoitá-lo com uma vara de marmelo, Rita passou a cravar-lhe garfos de cozinha no ventre, não permitindo que ele os retirasse, o que ocasionou terríveis sofrimentos ao menino. Os únicos momentos de paz que tinha consistiam nos diálogos com o espírito de sua mãe, com quem se comunicava desde que ela faleceu.
Em 1943, vem a público um dos livros mais populares da literatura espírita, o romance Nosso Lar, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium, que no ano de 2010 se tornou um filme e já havia vendido mais de dois milhões de exemplares.

Ao todo o médium Chico Xavier, que neste 02 de abril de 2021 se celebra os 111 anos de seu nascimento, psicografou mais de 450 livros e até o ano de 2010 já havia vendido mais de 50 milhões de exemplares sendo o escritor brasileiro de maior sucesso comercial da história. Chico sempre cedeu todos os direitos autorais dos livros, em cartório, para instituições de caridade.
O famoso mineiro também psicografou cerca de dez mil cartas, nunca tendo cobrado algo ao destinatário. Trabalhou como vendedor, tecelão e viveu de forma altamente modesta com um pequeno salário derivado de tais empregos.
O legado do médium ultrapassa as barreiras religiosas e ele é reconhecido como o maior “líder espiritual” do Brasil, sendo uma das personalidades mais admiradas e aclamadas no país e ressaltado principalmente por um forte altruísmo.

O escritor Chico Xavier recebeu várias homenagens e honrarias. Em 1981 e 1982 foi indicado ao prêmio Prêmio Nobel da Paz, tendo seu nome conseguido cerca de 2 milhões de assinaturas no pedido de candidatura; em 1999 o Governo de Minas Gerais instituiu a Comenda da Paz Chico Xavier;e em 2012 ele foi eleito O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, em um concurso homônimo realizado pelo SBT e pela BBC, cujo objetivo foi “eleger aquele que fez mais pela nação, que se destacou pelo seu legado à sociedade”.
No dia 29 de outubro de 2020, em Uberaba, foi entregue à comunidade uma estátua em bronze em homenagem ao médium Chico Xavier. Foi criada pela artista plástica Vânia Braga, nascida em Pedro Leopoldo, que fez a peça em tamanho natural. A estátua foi colocada na praça Rui Barbosa, retratando Chico sentado num banco.
Neste dia em que se comemora os seus 111 anos de nascimento que coincide com a Sexta-Feira da Paixão de Cristo, vamos relembrar algumas de suas milhares lições de humanidade e empatia.
“A caridade é um exercício espiritual. Quem pratica o bem coloca em movimento as forças da alma”.
“Se o momento é de crise, não te perturbes, segue… Serve e ora esperando que suceda o melhor. Queixas, gritos e mágoas são golpes em ti mesmo. Silencia e abençoa, a verdade tem voz”.
“O bem que você pratica é seu advogado em toda parte”.
“Tudo que é seu encontrará uma maneira de chegar até você.
“Quando alguém lhe magoar ou ofender, não retruque. Não responda da mesma. Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar, ofender e magoar para sentir-se forte”.
“A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor”.
“Aos outros dou o direito de ser como são. A mim, dou o dever de ser cada dia melhor”.