Papa Francisco conduz Via-Sacra na companhia de crianças

bernadetealves.com
Papa Francisco conduz Via-Sacra 2021 na companhia de crianças

O Papa Francisco realizou a cerimônia da Via Crucis, nesta Sexta-Feira da Paixão, na Praça de São Pedro quase vazia. Assim como no ano passado, o rito que relembra o sofrimento de Jesus Cristo antes de ser crucificado não pôde ser realizado como de costume devido à pandemia do novo coronavírus.

Crianças foram convidadas pelo Papa Francisco para “carregar a cruz” e ler suas próprias reflexões no cenário quase deserto no Vaticano. As crianças estavam acompanhadas de pais, professores e catequistas, que carregaram a cruz pelo caminho das 14 estações colocadas ao redor do obelisco da praça e até à entrada da Basílica.

O longo caminho circular foi marcado por tochas acesas no chão em torno do obelisco formando uma grande cruz luminosa. A cada etapa do calvário, havia um desenho de uma das crianças e uma oração.

bernadetealves.com
Papa Francisco conduz Via-Sacra 2021 na companhia de crianças

Querido Jesus!

Sabeis que nós, crianças, também temos cruzes, que não são mais leves nem mais pesadas do que as dos grandes, mas são verdadeiras cruzes, que sentimos pesadas mesmo de noite. E só Vós o sabeis, tomando-as a sério. Só Vós.
Só Vós sabeis como é difícil para mim aprender a não ter medo do escuro e da solidão. Só Vós sabeis como é difícil não conseguir reter, acordando cada manhã todo molhado. Só Vós sabeis como é difícil não conseguir falar bem como os outros, pensar rápido e fazer as contas certas. Só Vós sabeis como é difícil ver os meus pais discutir, bater a porta com força e estar sem se falar dias a fio. Só Vós sabeis como é difícil ser ridicularizado pelos outros e dar-se conta de ser excluído das festas. Só Vós sabeis o que significa ser pobre e dever renunciar àquilo que os meus amigos têm. Só Vós sabeis como é difícil libertar-me dum segredo que me magoa tanto, não sabendo a quem o contar com medo de ser traído, acusado ou não acreditado.

bernadetealves.com

“Querido bom Jesus, fostes criança como eu! Também Vós brincáveis e talvez tenhais caído e Vos magoastes; também Vós fostes à escola e talvez alguns deveres de casa não tenham ido muito bem; também Vós tivestes uma mãe e um pai e sabeis que às vezes não tenho muita vontade de obedecer quando me mandam fazer os deveres de casa, levar o lixo, fazer a cama e arrumar o quarto; também Vós fostes à catequese e à oração e sabeis que nem sempre vou com grande alegria”.

“Meu querido e bom Jesus, sobretudo sabeis que há crianças no mundo que não têm que comer, não têm instrução escolar, são exploradas e obrigadas a combater”.

bernadetealves.com
Crianças participam da Via-Sacra 2021 no Vaticano junto com o Papa Francisco

“Ajudai-nos dia a dia a levar as nossas cruzes como levastes a vossa. Ajudai-nos a tornar-nos cada vez melhores: a ser como Vós nos quereis. E agradeço-Vos por saber que estais sempre junto de mim e nunca me abandonais, sobretudo quando estou com mais medo, e por me terdes mandado o meu Anjo da Guarda que todos os dias me protege e ilumina”.

Durante o ritual no Vaticano, o líder da Igreja Católica preferiu que algumas crianças lessem as suas próprias reflexões sobre esta Sexta-Feira Santa e permaneceu boa parte do tempo em silêncio, limitando-se a agradecer os jovens pelas suas meditações. O Papa Francisco tem 84 anos e já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19.

bernadetealves.com
Papa Francisco conduz Via-Sacra 2021 na companhia de crianças

Embora estejamos passando por momentos de exaustão, ansiedade, sofrimento, perdas, indecisão,tristeza, medo, preocupação, não vamos deixar que estes tempos difíceis de pandemia do novo coronavírus abalem nossa fé e esperança. Busquemos mergulhar no silêncio e no amor de Cristo para nos fortalecermos.

Muitas lições podem tirar da CRUZ, a primeira delas é o AMOR. O maior “Eu Te Amo” da história foi dito em silêncio em uma cruz, para provar que o amor verdadeiro é vivido, e não falado.

Fotos: Reuters/Vatican Media