Educação postural: aprendizado desde a infância

bernadetealves.com
Uso incorreto do celular pode provocar danos no pescoço e coluna

Durante a pandemia, muitas pessoas estão trabalhando e estudando em casa. Por isso, é fundamental nos atermos a alguns cuidados com a postura para não prejudicar a coluna durante as horas em frente ao computador, visto que uma postura errada pode resultar em sérias lesões.

A correria para desempenhar os serviços ou simplesmente o descuido com o bem-estar pode acabar levando à má postura. Os vícios posturais e/ou desequilíbrios posturais trazem, como consequência, o desconforto, dores, síndromes dolorosas e até doenças ocupacionais. Tudo vai depender do modo de vida de cada pessoa, das posturas diárias e da conscientização corporal.

bernadetealves.com
A forma correta de pegar algo do chão

Daí a importância da educação postural. Ela ensina o modo correto de praticar as atividades mais comuns do dia a dia, como sentar-se e ficar em pé de maneira a beneficiar a postura e o corpo. São ensinamentos que garantem tanto a consciência corporal quanto mantêm o corpo saudável.

bernadetealves.com
Postura incorreta resulta sérias lesões

A educação postural deve ser abordada desde a infância, pois esse cuidado favorece a diminuição do número de adultos com doenças causadas pela má postura.

Para estudar, trabalhar e até mesmo se divertir diante do computador, é fundamental utilizar uma cadeira confortável e que não comprometa a circulação sanguínea dos membros inferiores. Além disso, a altura do assento deve estar adequada, de forma que os braços fiquem apoiados na mesa ou no apoio da cadeira. Também é fundamental o apoio para os pés.

O ortopedista José Brandão alerta que: “Muitas vezes, as dores na coluna são causadas pela má postura no dia a dia. Por isso, atividades físicas e cuidados simples são fundamentais para evitar esse problema. No entanto, nos casos de dores persistentes, é importante consultar um especialista e realizar exames de imagem para ter certeza do diagnóstico.”

A seguir são listadas algumas dicas para todas as idades sobre cuidados com a coluna.

A COLUNA AGRADECE

  • Se for pegar algo pesado no chão, abaixe dobrando um pouco os joelhos e não curve as costas.
  • Durma com travesseiro baixo para deixar a cabeça na mesma altura do corpo.
  • Prefira mochilas com rodinhas fixas, pois elas não exigem tanto esforço.

Essas são dicas excelentes para cuidar da coluna.

Segundo o ranking do INSS, a dor nas costas é a maior causa de afastamento do trabalho. Quem passa longas horas sentado na mesma posição, ou carrega muito peso, está mais propenso a ter esse problema. Se a postura errada for frequente, a situação pode se agravar, causando problemas na musculatura e nas articulações. Por isso, é fundamental dedicar atenção e cuidado para manter a postura correta.


Segundo os especialistas os vícios posturais afetam toda a coluna, desde a parte cervical (região do pescoço), torácica (costas) até a região lombar (parte próxima dos quadris). A tensão e o estresse na musculatura podem causar graves dores e desconfortos.


A má postura e o esforço exagerado são as principais condições para o surgimento da Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e e as Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Computador na posição errada e uso excessivo de mouse e teclado, por exemplo, podem causar inflamação nas mãos, braços ou ombros, impedindo até mesmo as atividades cotidianas.

bernadetealves.com
Saber distinguir postura correta da incorreta pode fazer toda a diferença na saúde

Alguns fatores podem impactar na postura de cada indivíduo, como doenças congênitas, obesidade, má postura, atividade física sem orientação, alimentação inadequada, distúrbios respiratórios, desequilíbrios musculares, frouxidão ligamentar, fadiga prolongada, dentre outros.


O ideal é que cada pessoa mantenha uma postura correta ao realizar suas atividades. A mudança de pequenos hábitos faz muita diferença. A prevenção é o melhor remédio.