Frutas que facilitam trânsito intestinal e desintoxicam o corpo

As frutas fazem muito bem à saúde, e a forma como elas são consumidas pode intensificar esses benefícios. As frutas são ótimas aliadas para combater a prisão de ventre, mesmo em pessoas com um grande histórico de intestino preso.
Frutas e sucos naturais contêm grandes quantidades de fibras e de água, o que acelera o trânsito intestinal e favorece a formação das fezes. Além disso, as frutas também dão saciedade, melhoram o metabolismo, desintoxicam e ajudam a emagrecer. Estes alimentos ajudam no bom funcionamento do organismo em geral.
Mamão, laranja, ameixa, abacate e manga são as frutas que possuem mais efeito laxante. Consumi-las, pelo menos uma durante a manhã, pode fazer muita diferença pois são laxantes naturais dos mais utilizados.

Os laxantes naturais melhoram o trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre e promovendo a saúde do intestino, com a vantagem de não prejudicar a flora intestinal e não deixar o organismo viciado, como acontece com os remédios para prisão de ventre vendidos na farmácia.
Remédios caseiros para prisão de vente
Laranja

A laranja é rica em água, que hidrata o intestino e as fezes, e que fornece muito bagaço, sinônimo de fibras para bom funcionamento intestinal. Uma unidade de laranja tem cerca de 2,2 g de fibras, o que é mais do que as fibras de existentes em 1 fatia de pão integral, por exemplo. No entanto, é importante lembrar que o suco da laranja praticamente não tem fibra nenhuma, pois ao espremer a fruta o bagaço acaba sendo desperdiçado juntamente com a sua casca.
Abacate

O abacate é um campeão em teor de fibras: 100 g desta fruta trás cerca de 6 g de fibras. Ele também é rico em gorduras boas para organismo e que facilitam a passagem das fezes pelo intestino, além de favorecer a saúde cardiovascular e melhorar os níveis de colesterol bom.
Mamão

O mamão é rico em água e fibras, sendo bastante conhecido por seu poder em ajudar no funcionamento intestinal. O mamão formosa tem um poder laxante ainda maior que o papaia, pois tem quase o dobro de fibras e praticamente as mesmas calorias. Enquanto 100 g do mamão formosa tem 1,8 g de fibras, o papaia tem 1 g, mas ainda assim é uma boa quantidade pra essa fruta. As duas variedades de fruta têm cerca de 11 g de carboidrato e 40 kcal para cada 100 g, além de nutrientes como magnésio, potássio e vitamina C.
Ameixa

A ameixa, tanto na versão fresca quanto na forma desidratada, é rica em fibras e é um ótimo alimento para o intestino. Cada unidade de ameixa preta tem cerca de 1,2 g de fibras, além de fornecer fósforo, potássio e vitaminas do complexo B para o organismo.Uma dica importante é que, ao se consumir a ameixa seca, é importante olhar no rótulo do produto para verificar se existe açúcar adicionado ao produto, o que aumenta bastante as calorias da ameixa e favorece o ganho de peso. Assim, o melhor é comprar a ameixa desidratada sem adição de açúcar.
Manga

A manga proteja o intestino e também o coração sem falar no sabor, aroma e cor. A fruta é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas A e C, cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio. Entre os benefícios, destacam-se: melhorar a imunidade, contribuir com a saúde cardíaca e aliviar a constipação. A fruta de origem asiática cultivada há mais de 4 mil anos, é versátil e pode ser consumida de diversas formas.
As fibras presentes na manga auxiliam o funcionamento intestinal e previnem a prisão de ventre. De acordo com estudo da Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos,quem consumiu cerca de 300 g da fruta (uma manga média) por dia teve menos sintomas de constipação crônica. Os pesquisadores acreditam que, além das fibras, a presença de fitoquímicos da polpa da manga são benéficos para aliviar esse desconforto. É importante ressaltar que a hidratação tem papel fundamental nesse processo, portanto é necessário beber bastante água.
Kiwi

O kiwi tem alto teor de fibras e um baixo índice glicêmico, o que significa que o consumo desta fruta não tem um impacto negativo sobre os seus níveis de açúcar.Cada kiwi tem cerca de 2 g de fibras e apenas 40 kcal, fazendo com que essa fruta seja uma ótima aliada do intestino e das dietas de emagrecimento. Além disso, 2 kiwis já trazem tudo de vitamina C que um adulto necessita por dia, tendo um alto poder antioxidante, ajudando a prevenir doenças e melhorar a saúde da pele.
Sucos ideais para o bom trânsito intestinal

Sucos laxantes promovem a saúde do intestino e também podem ajudar no controle do peso. Segundo o nutricionista Vinicius Lacerda, um dos remédios mais eficazes é misturar laranja com mamão. “Este suco é excelente pois estas frutas têm fibras e antioxidantes que ajudam o intestino a funcionar, evitando a prisão de ventre”, diz o nutricionista.
Suco de beterraba com laranja

O suco de beterraba com laranja é rico em fibras que auxiliam a movimentação do intestino e a eliminação das fezes. É um excelente laxante natural. Para tanto basta espremer o suco de duas laranjas e acrescentar metade de uma beterraba crua e descascada.
Bater os ingredientes no liquidificador e beber 250 mL do suco 20 minutos antes do almoço e do jantar durante 3 dias seguidos.
Suco de mamão, aveia e ameixa

Ingredientes:
1/2 mamão
1 ameixa preta
1 copo de 200 ml de leite
1 colher de aveia em flocos
Após bater no liquidificador, pode-se acrescer gelo picado e mel.
Suco de maça com azeite de oliva

A maçã é uma fruta muito versátil, com poucas calorias que pode ser usada em forma de suco, combinada com outros ingredientes como o azeite de oliva se transforma num relaxante natural. Para tanto basta colocar uma maça com casca e sem sementes e bater no liquidificador com 1/2 copo de água. Colocar 3/4 desta mistura em um copo e completar com o azeite de oliva. Mexer bem e tomar antes de dormir.
Todos os sucos depois de batidos no liquidificador devem ser tomados logo a seguir, para um melhor aproveitamento dos nutrientes. Um copo por dia pelo manhã ou antes de dormir traz bons resultados.
Além disso, pode-se adicionar sementes como chia e linhaça a todas as receitas, pois elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais que também melhoram a saúde intestinal e adoçar com mel.
Dicas para combater a prisão de ventre
- Consumir as frutas com casca e bagaço sempre que possível, pois são ricos em fibras;
- Preferir o consumo de legumes crus, pois têm maior poder para acelerar o trânsito intestinal;
- Preferir alimentos integrais, como arroz, farinha de trigo, macarrão e bolachas integrais;
- Consumir sementes como chia, linhaça e gergelim em sucos, saladas e iogurtes; e mel.

Se você está na lista das milhões de pessoas que sofrem com a prisão de ventre, é hora de acrescentar o mel no seu dia a dia. O alimento é rico em frutose, facilita o trânsito intestinal, prevenindo a constipação e a prisão de ventre. O mel é o único alimento doce que contém proteínas e diversos sais minerais e vitaminas essenciais à nossa saúde. Além do alto valor energético, possui conhecidas propriedades medicinais, sendo um alimento de reconhecida ação antibacteriana.
Além das dicas alimentares, também é importante fazer atividade física regularmente, pois o exercício estimula o intestino e o mantém ativo, facilitando a passagem das fezes e combatendo a prisão de ventre.
Beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois ela ajuda na formação das fezes juntamente com as fibras e ainda hidrata o intestino, permitindo que as fezes caminhem com mais facilidade no tubo intestinal.
Outra dica dos especialistas é fazer massagens na barriga, não só para eliminar as cólicas e o desconforto abdominal mas, também, para estimular o funcionamento do intestino e a passagem das fezes.
Fotos: Divulgação