‘Coração Aberto’ atende pessoas socialmente vulneráveis na Paróquia Sagrado Coração das Mercês

bernadetealves.com
Frei Rogério e Dom Marcony na Paróquia Sagrado Coração das Mercês, na 615 Sul, em Brasília

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na 615 Sul, apresentou para a comunidade o programa ‘Coração Aberto’, em cerimônia com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília, dom Marcony, e de representantes de entidades parceiras da iniciativa.’


O projeto que acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social é coordenado pelo pároco e idealizador do programa, frei Rogério.O trabalho já vem sendo realizado há 2 meses mas foi oficializado no último domingo quando Dom Marcony abençou a sala de atendimento do programa ‘Coração Aberto’.


O ‘Coração Aberto’ realiza a escuta qualificada, oferece atendimento profissional e encaminha pessoas socialmente vulneráveis para os locais onde podem ter as necessidades atendidas. O programa já possui 283 cadastros e realiza, em média, o atendimento de 15 pessoas todos os dias. A maioria do público são de pessoas da Vila Telebrasília (33,1%), além de pessoas em situação de rua que representam 10,4% dos atendidos e pessoas de outras regiões administrativas.

bernadetealves.com
Dom Marcony no lançamento do programa ‘Coração Aberto’ da Paróquia Sagrado Coração das Mercês

Dom Marcony, destacou a importância do programa e de iniciativas de trabalhos sociais da Diocese da Capital na defesa da dignidade humana. “Nós, que somos mais agraciados, devemos responder à pergunta bíblica: ‘Senhor, quando foi que te servi’. Esse projeto é uma oportunidade que nos é dada”. O bispo também frisou que registros oficiais apontam para a existência de mais de 2 mil pessoas em situação de rua no DF.

Segundo frei Rogério, o programa reúne um conjunto de iniciativas que têm parcerias com órgãos públicos e com a iniciativa privada. Além de ações emergenciais, como a doação de cestas básicas, que representa a principal demanda registrada pelo projeto, o ‘Coração Aberto’ também busca resgatar a dignidade dos indivíduos para que possam retomar o controle da própria vida. “O nosso lema é ‘levanta-te e anda’, não fazemos nada sozinhos. A pessoa deve querer e participar do próprio resgate”, salientou.

bernadetealves.com
Frei Rogério e Dom Marcony no lançamento do programa social ‘Coração Aberto’

O frei fez um convite para que profissionais como advogados, professores, médicos, psicólogos e de outras categorias fizessem parte do projeto. Para participar, basta ligar para : (61) 3346-4155, de segunda a sexta-feira no período da manhã e dizer como pode colaborar. A Paróquia fica na Avenida L2 Sul, quadra 615, Bloco D.

bernadetealves.com
Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na 615 Sul, em Brasília

Nossa Senhora das Mercês, é um dos títulos da Virgem Maria e significa “misericórdia”, devoção que remonta ao século XIII, quando a Virgem Maria apareceu a São Pedro Nolasco e o encorajou a seguir libertando os cristãos escravizados. Mercê é uma palavra do português arcaico e significa Favor, graça, benefício, perdão, indulto. Este último significado é relevante a história de Nossa Senhora das Mercês, pois significa libertação. Assim, entendemos que Nossa Senhora das Mercês veio para libertar da escravidão. Na época, tratava-se da escravidão real feita pelos muçulmanos. Hoje, podemos falar da escravidão moral à qual muitos estão submetidos, ficando presos a vícios e pecados que escravizam e tiram a liberdade.

bernadetealves.com
Nossa Senhora das Mercês

A coroa de doze estrelas sobre a cabeça de Nossa Senhora das Mercês nos lembra que a Virgem Maria é rainha do céu e da terra. Lembra-nos também a passagem de Apocalipse 12 em que São João menciona a mulher com uma coroa de doze estrelas. Esta coroa significa que a Virgem Maria age e ensina conforme a Doutrina dos Apóstolos, que eram doze. Por isso, ela é chamada também de Rainha dos Apóstolos.

Os detalhes em dourado em toda a veste branca de Nossa Senhora das Mercês significam que ela vem do céu, está na glória de Deus. Tem a ver com a coroa que ela usa, lembrando-nos também que ela é rainha. A corrente na mão de Nossa Senhora das Mercês nos falam que ela quer a libertação de todo e qualquer tipo de escravidão.

Hoje ela quer que nós lutemos pela libertação dos inúmeros tipos escravidão que existem em nossa sociedade. Que todas as correntes, de qualquer tipo de escravidão sejam quebradas para que os filhos de Deus vivam na liberdade de Cristo.

bernadetealves.com
‘Coração Aberto’ atende pessoas socialmente vulneráveis na Paróquia Sagrado Coração das Mercês na 615 Sul


Oração a Nossa Senhora das Mercês

Mãe querida das Mercês, com a simples confiança de filhos, recorremos a Ti. Vimos aos Teus pés de Rainha e Mãe de misericórdia, suplicando o Teu poderoso auxílio. O nosso mundo vive aprisionado em tantas formas de escravidão e opressão. Nosso tempo não é menos atribulado que aquele em que Tu, compadecida da Terra, inspiraste a fundação de uma ordem religiosa, destinada à redenção dos cativos cristãos. Novas formas de escravidão social, política ou psicológica que derivam, em última instância, da corrupção do pecado surgem a cada dia. Aqui nos tens, ó Mãe das Mercês, lutando para livrar-nos de tantas cadeias e opressões do nosso mundo. Ajuda-nos com a Tua misericórdia para que possamos recuperar a feliz liberdade dos filhos de Deus. Amém.