Fazenda Zuniga protege bezerros do frio


A Fazenda Zuniga em Serranos, sul de Minas Gerais, está protegendo seus bezerros do frio. A pecuarista e médica veterinária Eveline Zuniga preza pelo bem estar de seus animais. “O bem estar animal proporcionado pelo enriquecimento ambiental faz muita diferença na sanidade do rebanho”, afirma.


A ideia surgiu em uma viagem à Islândia, em 2019, em que visitou fazendas leiteiras e viu os animais usando roupas de proteção. Dos testes à finalização da primeira peça, Eveline consegui achar o material ideal e durável para atender à necessidade dos animais.


A roupa térmica para bezerros, um tipo de colete ajustável ao corpo do bichinho que o protege das baixas temperaturas. “Na pecuária leiteira, os bezerros são separados da mãe após o nascimento, e a roupa ajuda a evitar o estresse da separação,deixa o animal confortável e previne problemas de saúde nos animais”, diz a médica veterinária.

bernadetealves.com
Fazenda Zuniga, em Minas Gerais, protege bezerros do frio

A roupa, segundo a pecuarista, deve ser usada até cinco ou seis meses de vida, em dias mais frios. Durante o dia, quando o clima estiver mais agradável, a roupa deve ser retirada para o bezerro não passar calor.


Além de proteger seus animais a roupa térmica chamada “Cowforto” está gerando bons lucros para a pecuarista. O acessório está sendo vendido principalmente no Rio Grande do Sul, região com temperaturas bem baixas durante a noite no outono e inverno.


O bem-estar animal é um dos pilares da sustentabilidade. Animal desconfortável gera impacto econômico negativo.

bernadetealves.com
Fazenda Zuniga cuida do bem estar dos animais

A típica propriedade rural, no interior de Minas Gerais,foi fundada há 21 anos por Carlos Zuniga, pai de Eveline, que quando se aposentou resolveu morar no campo e investir na produção leiteira, com cerca de 200 animais de excelente genética.


Para as vacas Eveline criou um sustentador de úbere. “O resultado foi excelente, pois elas se sentem mais confortáveis e os quadros de mastites reduziram”, assegura a médica veterinária e pecuarista.

bernadetealves.com
Fazenda Zuniga, em Minas Gerais, utiliza sustentador de úbere em vacas

Fotos: Divulgação Fazenda Zuniga