Dança dos Girassóis inspira amantes da fotografia

bernadetealves.com
Girassol é associado ao poder, longevidade, sucesso e calor

O girassol significa ‘Flor do Sol’ e simboliza felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, reflete a energia positiva do Sol.


A flor que segue a caminhada do Sol simboliza o equilíbrio perfeito entre a luz e a sombra e estimula a conciliação entre os opostos. Uma planta que se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Além do mais o girassol é associado ao poder, longevidade, sucesso e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna.

bernadetealves.com
Campo de Girassol vira ponto turístico nos arredores do DF

O girassol é uma flor que gosta de luz e de espaço. Para alcançar esses objetivos, movimenta-se, gira seu caule acompanhando a trajetória do Sol numa dança que exala inspiração e colore a vida. Cenário perfeito para os amantes da fotografia.

No Distrito Federal toda esta beleza pode ser contemplada e fotografada na BR 251, na altura do km 7, rodovia que liga Brasília, no Distrito Federal, a Unaí, em Minas Gerais.


Os girassóis, cultivados anualmente, por produtores da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), na área rural do Programa de Assentamento Dirigido do DF,estão dando o ar da graça. O objetivo de tanta beleza é chamar a atenção para a AgroBrasília, Feira Internacional dos Cerrados, realizada todos os anos no local, dentro do parque Ivaldo Cenci.

bernadetealves.com
Dança dos Girassóis inspira amantes da fotografia


Roberto Gonçalves, gerente do parque, diz os girassóis são da variedade Aguará 6 e que a floração dura em torno de 35 dias. A plantação de girassóis encanta quem passa às margens da BR-251, na altura do Km 5 e 7, estrada do DF que leva a Unaí (MG).


Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o girassol é tolerante a tempos secos, principalmente, por causa da raiz profunda, que explora grandes volumes de solo, absorvendo maior quantidade de água e nutrientes.

bernadetealves.com
Campo de Girassol vira ponto turístico na Capital

A beleza das flores atrai a atenção de quem passa pelo local, mas é no miolo da planta que está a fonte de renda. As sementes são usadas para a fabricação de óleo comestível e na silagem para o gado e na alimentação de pássaros.

O amarelo vivo da planta, de nome científico Helianthus annuus, representa o símbolo de resistência, sentimento que tomou conta das pessoas desde que a pandemia começou.

bernadetealves.com
Campo de Girassóis inspira amantes da fotografia na rodovia que liga Brasília, no Distrito Federal, a Unaí-MG

Neste momento difícil de pandemia os girassóis nos convidam a contemplar a luz, a ter esperança e não desistir. Não importa a escuridão da noite, o Sol sempre volta a brilhar.

Este campo de girassol, em plena floração, é um convite para “turistar” nos arredores da capital do país. A paisagem entre Brasília e Unaí, alegra os olhos e acalma a alma. Um lindo tapete amarelo sob um céu de azul anil.


É enriquecedor viver este tipo de experiência. Recomendo.


Fotos: Embrapa e Coopa-DF