Dança dos Girassóis inspira amantes da fotografia

O girassol significa ‘Flor do Sol’ e simboliza felicidade. A cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, reflete a energia positiva do Sol.
A flor que segue a caminhada do Sol simboliza o equilíbrio perfeito entre a luz e a sombra e estimula a conciliação entre os opostos. Uma planta que se destaca em qualquer jardim ou na decoração de interiores. Além do mais o girassol é associado ao poder, longevidade, sucesso e calor. Oferecer um girassol a uma pessoa que iniciou um negócio expressa o desejo de sucesso e de boa fortuna.

O girassol é uma flor que gosta de luz e de espaço. Para alcançar esses objetivos, movimenta-se, gira seu caule acompanhando a trajetória do Sol numa dança que exala inspiração e colore a vida. Cenário perfeito para os amantes da fotografia.
No Distrito Federal toda esta beleza pode ser contemplada e fotografada na BR 251, na altura do km 7, rodovia que liga Brasília, no Distrito Federal, a Unaí, em Minas Gerais.
Os girassóis, cultivados anualmente, por produtores da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), na área rural do Programa de Assentamento Dirigido do DF,estão dando o ar da graça. O objetivo de tanta beleza é chamar a atenção para a AgroBrasília, Feira Internacional dos Cerrados, realizada todos os anos no local, dentro do parque Ivaldo Cenci.

Roberto Gonçalves, gerente do parque, diz os girassóis são da variedade Aguará 6 e que a floração dura em torno de 35 dias. A plantação de girassóis encanta quem passa às margens da BR-251, na altura do Km 5 e 7, estrada do DF que leva a Unaí (MG).
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o girassol é tolerante a tempos secos, principalmente, por causa da raiz profunda, que explora grandes volumes de solo, absorvendo maior quantidade de água e nutrientes.

A beleza das flores atrai a atenção de quem passa pelo local, mas é no miolo da planta que está a fonte de renda. As sementes são usadas para a fabricação de óleo comestível e na silagem para o gado e na alimentação de pássaros.
O amarelo vivo da planta, de nome científico Helianthus annuus, representa o símbolo de resistência, sentimento que tomou conta das pessoas desde que a pandemia começou.

Neste momento difícil de pandemia os girassóis nos convidam a contemplar a luz, a ter esperança e não desistir. Não importa a escuridão da noite, o Sol sempre volta a brilhar.
Este campo de girassol, em plena floração, é um convite para “turistar” nos arredores da capital do país. A paisagem entre Brasília e Unaí, alegra os olhos e acalma a alma. Um lindo tapete amarelo sob um céu de azul anil.
É enriquecedor viver este tipo de experiência. Recomendo.
Fotos: Embrapa e Coopa-DF