Dia Nacional do Café: um carinho em forma de bebida que traz benefícios para a saúde

bernadetealves.com

Com um cheirinho característico e sabor único, o café está presente na vida das pessoas como um elemento emotivo, dos momentos festivos às grandes decisões. As formas de preparo, os utensílios e o próprio consumo são dinâmicos. Seja expresso, carioca, pingado,americano, ou cappuccino, agrada os mais exigentes paladares. Uma magia que une tradição e modernidade.

bernadetealves.com
Café: um carinho em forma de bebida que traz benefícios para a saúde

O Dia Nacional do Café é comemorado nesta segunda-feira, 24 de maio, mês em que se inicia a colheita do grão na maior parte das regiões produtoras do Brasil.


Celebrar o café, sinônimo de refeição matinal, é uma maneira de lembrar e valorizar essa bebida especial que faz parte da nossa vida e da história do nosso país. Sua relevância vai muito além do consumo, sendo extremamente importante em áreas como economia, comércio exterior, gastronomia e saúde.

bernadetealves.com
Café: sinônimo de refeição matinal

O Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor mundial de café. O país possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são considerados da cafeicultura familiar. A Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) estima que o produto seja consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos. Estima-se que a população brasileira consuma, em média, de três a quatro xícaras por dia. A bebida está presente em 97% nos lares brasileiros.

bernadetealves.com
Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor mundial de café

O café é uma das bebidas mais consumidas pela manhã, após as refeições principais ou durante a tarde para acompanhar um lanchinho da tarde ou simplesmente afastar a preguiça.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com


Estudos comprovam que a bebida de sabor intenso e cheiro peculiar, traz uma série de benefícios para o corpo e a saúde, pois tem efeito termogênico e auxilia no emagrecimento, ajuda a combater dores de cabeça, estimula o sistema nervoso aumentando a capacidade de aprendizado e ainda evita doenças como diabetes e Alzheimer.

bernadetealves.com
Dia Nacional do Café: do cafezinho do dia a dia até preparações mais sofisticadas


Além do cafezinho do dia a adia é possível experimentar todas as versões do grão em preparações sofisticadas e em pratos doces e salgados nas mais variadas receitas.

bernadetealves.com
Dia Nacional do Café: do cafezinho do dia a dia até preparações mais sofisticadas


Para garantir um ótimo sabor, o ideal é moer os grãos mais próximos do preparo, mas como muita gente não possui moedor em casa, é importante ficar atento a procedência e qualidade do pó. As embalagens tipo vácuo ou pouch também colaboram para preservar as características de um bom café.

bernadetealves.com
Michel Teló com seu café preferido


Na hora da extração da bebida, uma das primeiras orientações para quem quer um cafezinho saboroso é a água. De acordo com a Abic, a água utilizada deve ser filtrada e apenas aquecida. A temperatura ideal de preparo é próxima dos 90° C. Com o uso de água filtrada ou mineral, não há razão para aguardar a fervura para dar início ao preparo do café.

bernadetealves.com
Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor mundial de café

Entre os métodos mais utilizados estão os tipos coado e expresso. O café coado é o mais utilizado. Neste caso a bebida é extraída por meio da infusão. Outras maneiras de extração são as que utilizam as cafeteiras francesa e italiana. Os processos liberam aroma e sabor suaves. O teor de cafeína fica pronunciado já que o café fica mais tempo em contato com a água.

bernadetealves.com
Café: um carinho em forma de bebida que traz benefícios para a saúde


Já o expresso é o café exclusivo
, preparado sob pressão, em doses individuais para ser saboreado no exato momento da extração. É um café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores. Para quem ama saborear todas as propriedades de um bom expresso, a orientação é verificar a cor da crema, aquela “espuminha” que fica na parte superior da xícara. Ela deve ter o tom de avelã, com estrias claro-escuras, ser consistente e sem falhas. Esta é a apresentação ideal para um bom café expresso na xícara.

O café é um verdadeiro coringa na cozinha, diz Rita Lobo. Além de aromático e saboroso, o grão deixa qualquer doce mais equilibrado e proporciona energia extra.

Tapioca de Café por Rita Lobo

bernadetealves.com
Tapioca de Café por Rita Lobo


Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de café coado (forte e frio)
  • 250g de polvilho
  • 1 pitada de sal
  • doce de leite a gosto para o recheio

A medida: 1 xícara de café (50ml) para cada quilo de polvilho

Numa tigela grande, junte a pitada de sal, o café e o polvilho. Vá misturando até virar uma farofa bem granulada. Com o fogo baixo, espalhe uma porção individual sobre uma frigideira antiaderente (ou tapioqueira), espere firmar e então vire a massa. Para o recheio, espalhe um pouco de doce de leite e espere o recheio esquentar para então fechar a tapioca.


Caso a massa fique borrachuda é porque está muito úmida, para arrumar coloque mais polvilho.
Se ela ficar quebradiça, adicione mais café.

Sagu de café (Receita: Rita Lobo)

bernadetealves.com
Sagu de Café


Ingredientes

  • ½ xícara (chá) de sagu
  • 2 xícaras (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de café forte coado (sem açúcar)
  • ½ xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de caldo de limão
  • raspas de 1 limão
  • 500 ml de creme de leite fresco

Modo de fazer

  • Numa tigela, coloque o sagu e cubra com água filtrada – cerca de 1 cm de água acima do sagu. Deixe de molho por 1 hora.
  • Quando faltar 10 minutos para completar o tempo, coloque as 2 xícaras (chá) de água numa panela média. Junte o café, o açúcar e misture para dissolver. Leve para cozinhar em fogo alto.
  • Assim que ferver, diminua o fogo para baixo, acrescente o sagu (com o líquido) e misture. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até que as bolinhas estejam macias e quase transparentes – elas ainda devem estar com um pontinho branco no centro. Mexa de vez em quando com uma espátula para não grudar no fundo da panela.
  • Desligue o fogo e transfira para uma tigela de servir.
bernadetealves.com
Sagu de café por Rita Lobo

Deixe esfriar por 30 minutos em temperatura ambiente. Misture o caldo de limão, cubra com filme e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos – o sagu é mais gostoso servido frio.


Na hora de servir, coloque o creme de leite fresco gelado numa tigela e bata com o batedor de arame por cerca de 10 minutos, até ficar firme (se preferir, bata o creme na batedeira). Divida o sagu gelado em copinhos, cubra com creme batido e finalize com raspas de limão.

bernadetealves.com
Sagu de café com creme

Extrato de café para utilizar em várias sobremesas


Ingredientes

1 xícara de CAFÉ SOLÚVEL
1/2 xícara de ÁGUA MORNA
Dissolva o café solúvel na água morna e guarde em um pote hermeticamente fechado na geladeira.


Calda de café com leite

Ingredientes
1/2 xícara de LEITE
1/2 xícara de ÁGUA
1/4 de colher de chá de EXTRATO DE CAFÉ
1/4 de xícara de AÇÚCAR

Modo de fazer
Junte a água, o leite, o extrato de café e o açúcar em uma panelinha.
Quando a calda ferver, transfira para um potinho e guarde na geladeira para molhar bolos

O café é uma bebida que faz parte do cotidiano de todos e por isso é celebrado também a nível internacional.

Fotos:Site Panelinha, da Rita Lobo e divulgação Abic