Mirta Fraga, ex-presidente do Conselho da Mulher, perde a vida para a Covid

É com pesar que registro o falecimento de Mirta Brasil Fraga, aos 56 anos, vítima da Covid-19, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 25. A ex-presidente do Conselho da Mulher do DF e esposa do ex-deputado federal Alberto Fraga, estava internada desde 18 de março na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Helena, na Asa Norte.
Mirta Brasil Fraga deixa o marido Alberto, os filhos Diego, Bruna e Thiago, dois netos, três irmãs e um irmão. O enterro está marcado para às 17 horas no Campo da Esperança.

A informação do falecimento da presidente do DEM Mulher DF, foi dada pelo seu marido, Alberto Fraga, ex-deputado federal por quatro mandatos e presidente do Democratas no Distrito Federal, em suas redes sociais, na noite de ontem. “Lamentavelmente e com muita tristeza me dirijo a vocês para informar o falecimento da minha querida e amada esposa Mirta Fraga. Foram 40 anos de convivência e de muito amor. Ela partiu, mas deixa um legado de coisas boas, deixou muitos amigos e amigas que a amavam e a admiravam. Tenho certeza que Deus reserva para ela um lugar de destaque, porque ela merece! Só fazia o bem e se preocupava demais com o bem-estar dos outros”, escreveu o ex-parlamentar nas redes sociais.
Com palavras comoventes Alberto Fraga se despede do amor de sua vida.
“Meu amor, você parte agora, mas tenha certeza que sempre foi amada e será pelo resto da minha vida. Cuidarei dos nossos filhos como vc cuidava: com zelo, amor e dedicação. Te amo e sempre te amarei! Meu coração fica pequeno pela sua ausência, mas fica gigante pelas nossas lembranças, pelos momentos de amizade e muito amor! Não sei o que será da minha vida sem você, mas com certeza vc sempre estará no meu coração, pois o meu amor por você é eterno! Jamais será esquecido. Vai com Deus, amor da minha vida”, escreveu Alberto Fraga.
A dor do esposo comove a todos nós de ver tantas vidas ceifadas, tantas famílias dilaceradas por este terrível vírus. É dolorido perder pessoas jovens, de fibra, com força produtiva e liderança, para este inimigo invisível. Mirta Brasil Fraga era protetora da família. Uma líder que se preocupava com o bem-estar das pessoas próximas. Tinha muita empatia com todos e quando presidiu o Conselho da Mulher do Distrito Federal mostrava compaixão pelas vítimas de agressões e enfrentava o perigo de peito aberto.
Como presidente do DEM Mulher organizou simpósios sobre a importância da mulher na construção de um parlamento democrático. O último ocorreu em 2019, antes da pandemia ganhar terreno. Mirta Brasil também foi fundadora e presidente do Conselho Nacional de Mulheres Cristãs do Brasil.

Palavras são difíceis em momentos como este de profunda dor. Espero que o Espírito Santo de Deus possa dar conforto ao coração do Alberto, Bruna, Thiago e Diego e aos irmãos da querida Mirta Brasil Fraga.

Uma mãe e avó dedicada e amorosa, irmã caridosa e de fé inabalável. Tinha muitos amigos que a admiravam por sua resiliência, doçura e generosidade. Mirta Brasil deixa um enorme vazio, mas permanecerá viva em nossos corações. Descanse em paz com a Luz Divina e tenha vida eterna.
O casal foi diagnosticado com covid-19 no dia 13 de março. Alberto Fraga ficou internado até o dia 30 de março, mas Mirta foi encaminhada para a UTI após o quadro de saúde piorar vindo, infelizmente a perder a vida, de forma prematura em 25 de maio.
Em abril Alberto Fraga foi vacinado, filmou o ato e, ao postar nas redes sociais, defendeu a vacina e também mencionou a esposa: “Acabei de tomar a primeira dose da vacina! Ainda não vencí o COVID pq minha esposa ainda não está salva! Deus, por favor, salve-a! Preciso muito dela. Quando chegar sua vez, tomem a vacina sim, ela salva vidas , é a ciência e ponto final!”.

A notícia da morte de Mirta entristeceu o coração de muitas pessoas e dos integrantes do Democratas.
O governador Ibaneis Rocha publicou uma nota sobre a morte de Mirta. “Com muito pesar, recebi a notícia da morte de Mirta Fraga, esposa do ex-deputado federal Alberto Fraga, depois de uma longa internação por covid-19. Externo meus mais profundos sentimentos e condolências à família e amigos, esperando que encontrem conforto nesta hora de dor”, declarou o chefe do Executivo local.
“Em nome do Democratas na Câmara dos Deputados, líder Efraim Filho expressa os sentimentos ao amigo e ex-deputado federal Alberto Fraga pelo falecimento de sua esposa Mirta. Que Deus abençoe a sua alma e conforte o coração do nosso amigo Fraga, familiares e amigos”, diz o partido, em nota.
Fotos: Geraldo Magela/Agência Senado e Arquivo pessoal