Dia do Desafio: estímulos para movimentar o corpo e o cérebro

O Dia do Desafio é lembrado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio. Portanto, nesta quarta-feira, dia 26. O objetivo é despertar a população para a importância de incluir algum tipo de atividade física no dia a dia mesmo com a rotina agitada. Alguns exercícios práticos e leves ajudam a ter mais bem estar e uma vida mais saudável.
A proposta deste movimento mundial é contribuir com o processo de desenvolvimento humano para o bem viver de todos. Neste dia a dica é interromper as atividades cotidianas e que cada pessoa faça, no mínimo,15 minutos de qualquer tipo de exercício físico.
Embasado no princípio humanitário do Bem Comum, devido a pandemia de Covid-19, quem não puder praticar exercícios físicos ao ar livre pode fazer em casa e com auxílio de vídeos. O importante é se exercitar.

Segundo estudo publicado na edição online da revista científica Lancet, “Praticar 15 minutos de atividade física por dia reduz o risco em 14% de uma pessoa morrer e aumenta a expectativa de vida em três anos, quando se faz a comparação com um indivíduo sedentário”.
Na opinião dos pesquisadores, se as pessoas praticassem pelo menos a quantidade mínima de exercícios diariamente, a mortalidade por doenças do coração, diabetes e câncer poderia ser reduzida. Esta medida teria um grande impacto na guerra global contra as doenças não transmissíveis.
Alongamento


Pode ser feito em casa, no trabalho, na praia ou ao ar livre. O principal objetivo é melhorar a flexibilidade e aquecer os músculos para a atividade seguinte, além de relaxar o corpo e a mente. Com a coluna reta, estique os braços acima da cabeça, entrelaçando os dedos e mantenha-se nesta posição por alguns segundos.
Gire os tornozelos em ambas as direções (direita e esquerda) por cerca de cinco segundos. Tente fazer cinco séries de oito repetições em cada direção. Estenda as pernas à frente do seu corpo e alongue-se tentando pegar as pontas dos pés com as mãos.
Na ponta do pé
Aguardando o elevador ou na impressora ou em casa, ao invés de ficar parado eleve-se na ponta dos pés, se possível, realize pelo menos 10 repetições. Panturrilhas reforçadas dão mais estabilidade e força, o exercício também ajuda a ativar a circulação.
Agachamento

É um exercício que irá ajudar a ficar com glúteos mais firmes e definidos, mas também pode trazer outros benefícios como definir barriga, aumentar a massa muscular das coxas e reduzir celulites.Pode ser em frente à TV, enquanto assiste ao seu programa preferido.
Fique de pé com as pernas afastadas na largura dos ombros. Com as costas sempre eretas, flexione o joelho com o bumbum para trás como se estivesse sentando em uma cadeira. Volte à posição inicial, ficando de pé e repita o movimento 12 vezes de três a quatro séries.
Na cadeira


Mantendo a coluna reta, encostada na cadeira, flexione o pescoço para a lateral direita e, ao mesmo tempo, faça força com o ombro esquerdo para baixo. Mantenha a posição por 20 segundos. Depois, faça o movimento do outro lado. Mantenha-se sentado(a) na cadeira, com a coluna reta, e, com os ombros relaxados, olhe de um lado para o outro, lentamente, e depois para baixo e para cima.
Flexão de braços

Não traz a necessidade de material algum, pois usa apenas o peso do corpo. Este exercício está voltado para o desenvolvimento do músculos peitorais e do tríceps, com benefícios auxiliares para diversos outros músculos e existem muitas variações que podem ser praticadas. Pode ser feito na sala ou no quarto É um exercício completo que trabalha as áreas dos ombros, tríceps e bíceps.
Abdominal

Muito indicado para o desenvolvimento e fortalecimento da musculatura abdominal, principalmente do músculo reto abdominal. Assim como a flexão, o abdominal também tem muitas variações e beneficia diversos músculos. Esse exercício também melhora a respiração, postura, força, equilíbrio e previne problemas na coluna. O ideal é fazer em cima do tapete para não machucar as costas.
Deite com as costas no chão, dobre os joelhos voltando-os para cima e com os pés firmes no chão. Com a força do abdômen, eleve a parte superior do corpo até ficar com o peito próximo aos joelhos, sem a necessidade de encostar. Repita o movimento 15 vezes em três séries.
Dança

Dançar é um ótimo exercício é indicado para todas as faixas-etárias. A atividade aumenta a flexibilidade, melhora a coordenação motora, ajuda a perder peso, melhora a capacidade cardiorrespiratória, fortalece a musculatura, alivia dores, combate a depressão, a timidez e o estresse, eleva a autoestima e ajuda a relaxar.
Polichinelo

Este exercício auxilia no condicionamento físico e cardiovascular, queima calorias e melhora a coordenação motora. É ótimo como aquecimento antes de iniciar exercícios mais pesados. Sua execução é simples. De pé, com os braços ao lado do corpo, efetue um pequeno salto movendo as mãos como se fosse bater palma acima da cabeça ao mesmo tempo que afasta as pernas lateralmente. Volte à posição inicial e repita o movimento em três séries de 15.
Marcha estacionária

A corrida estacionária é outro exercício muito bom para aquecimento, mas também proporciona seus benefícios. Ela ajuda a queimar calorias e colabora com a definição do abdômen, pernas e bumbum. Para fazer esse exercício, basta simular uma corrida sem sair do lugar. É indicado cinco séries de três minutos cada.
Caminhada
Indicada para emagrecer, manter a saúde do coração e diminuir a ansiedade e o estresse. Não é preciso exagerar: 30 minutos diários já são suficientes para ajudar a manter o corpo em dia.
Subir escadas
Que tal deixar o elevador de lado? Aproveite as escadas do prédio onde mora ou trabalha para se exercitar. Subir escadas fortalece os músculos, os pulmões e o coração, além de ajudar a definir algumas regiões do corpo.


Exercitar-se em casa por causa da pandemia de Covid-19 é o início de uma rotina mais ativa para alguns e um jeito de manter-se em forma para outros. Mas esses não são os únicos motivos, pois efetuar treinos nesse período é muito mais que uma prioridade física e estética, é uma maneira de cuidar da saúde mental.
Além de incentivar atividades físicas, O Dia do Desafio também convida as pessoas para superar seus limites pessoais e intelectuais com estímulo cognitivo.

Em 2021 a ideia é desafiar o cérebro.
Para Patrícia Lessa, Diretora Pedagógica do Método Supera – Ginástica para o cérebro, a adaptação da data para atividades online por conta da pandemia também tem resultados positivos. “Toda atividade que coloca a mente em movimento melhora o desempenho pessoal, aumenta a concentração, o raciocínio lógico, a criatividade e a perseverança. Estimular nosso cérebro, de forma presencial ou remota oferece ainda grandes benefícios comportamentais com o desenvolvimento da segurança e autoestima, o interesse pelos estudos e a capacidade de aprendizado aumentam em todas as áreas do conhecimento”.
A importância dos jogos no estímulo cognitivo

Para oferecer estimulação cognitiva de excelência, existem três premissas básicas: novidade, variedade e grau de desafio crescente. Entre elas estão os jogos de tabuleiro, como o xadrez, que podem ser jogados em casa e cumprem papel importante no exercício do cérebro, desenvolvendo competências que geram grande aumento de produtividade em diferentes faixas etárias, tais como:
- maior capacidade para resolver problemas de forma criativa;
- agilidade na execução de tarefas que requerem concentração, foco e habilidade manual;
- maior velocidade na detecção e resolução de problemas
- maior capacidade de gerar novas soluções para melhorias de processos
- redução do estresse, pois as tarefas são executadas com mais facilidade
- maior capacidade trabalho em equipe (melhora nos relacionamentos interpessoais)
Segundo Patrícia Lessa, os jogos de tabuleiro, quando realizados em grupo, encorajam o desenvolvimento da autonomia intelectual e da habilidade social das crianças. Como aspectos igualmente importantes e complementares, pode-se dizer que os jogos em grupo incentivam o pensamento crítico saudável, o comportamento cooperativo, a autoconfiança, a expressão de sentimentos e de ideias, a iniciativa e o questionamento.

Fotos: Divulgação