Congresso recebe iluminação especial em defesa do Meio Ambiente

bernadetealves.com
Congresso Nacional recebe iluminação especial em defesa do Meio Ambiente

As torres do Congresso Nacional receberam neste sábado (5), das 19h às 20h30, iluminação especial e projeções de animais catalogados em listas de extinção, texturas de florestas, folhas e raízes em defesa do meio ambiente.

A iniciativa dos senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Confúcio Moura (MDB-RO), respectivamente presidente e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado, é uma homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente e faz parte do Junho Verde, campanha de conscientização ambiental que ocorrerá durante todo o mês.

bernadetealves.com
Projeção chama atenção para necessidade de manter as florestas em pé e criar soluções sustentáveis

Durante as projeções, as luzes externas do Congresso Nacional foram apagadas para “chamar a atenção para a necessidade de manter as florestas em pé, criar soluções sustentáveis para o meio ambiente urbano e a necessidade de restaurar ecossistemas”.

Mensagens projetadas nas Torres do Congresso Nacional

#Vidas e árvores importam, #FlorestaEmPé,, #CidadesVerdes, #RestaureMeioAmbiente, #RestaureEcossistemas, #NossaVidaImporta, #DécadaDaRestauração, #PortoVivo, #RestaureEcossistemas, e #RestaureAmbienteBrasil.

Os parlamentares ressaltaram a importância da pauta ambiental no atual contexto do país e a necessidade de mostrar também internacionalmente o compromisso do Senado com a preservação do meio ambiente. “Planejamos para a campanha Junho Verde 2021 um cronograma de atividades que inclui audiências públicas, matérias jornalísticas sobre os projetos ambientais em debate na Casa e ainda divulgação de informações com o objetivo de promover a conscientização ambiental na sociedade brasileira”.

bernadetealves.com
Projeção chama atenção para a necessidade de criar soluções sustentáveis e restaurar os ecossistemas

A ação faz parte do Junho Verde. Até o fim do mês de junho, audiências públicas sobre a temática serão promovidas. Além disso, ocorrerá o lançamento do Fórum do Meio Ambiente, que pretende discutir leis ambientais.

bernadetealves.com
Projeção chama atenção para a necessidade de criar soluções sustentáveis e restaurar os ecossistemas

Entre os debates legislativos previstos para o Mês do Meio Ambiente, os senadores analisarão a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA), de acordo com o projeto de lei (PL) 3.729/2004, aprovado recentemente na Câmara dos Deputados após 17 anos de tramitação. Para alcançar o equilíbrio entre proteção ambiental e atividade econômica, base do desenvolvimento sustentável, os parlamentares vão se deparar com regras gerais que buscam simplificar e agilizar o processo de licenciamento, que atualmente envolvem disputas, ameaças ao meio ambiente e desconfiança internacional.

bernadetealves.com
Congresso Nacional recebe iluminação especial no Dia Mundial do Meio Ambiente

Este ano, segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o tema da reivindicação em 2021 é a “restauração de ecossistemas”. De acordo com a entidade, a iniciativa é um alerta para que se preserve a natureza.


O principal objetivo do ato é aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e a perda de biodiversidade.

bernadetealves.com
Projecão nas torres do Congresso Nacional, em defesa do Meio Ambiente

Fotos: Roque de Sá/Agência Senado